quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Habemus estátua!

 
O projecto da estátua do Santo Condestável em Lisboa venceu ontem o Orçamento Participativo da CML - 2013 na categoria de 150 mil euros. Será aberto um concurso limitado para a concepção e realização da estátua. Pretende-se uma obra figurativa que represente D. Nuno Álvares Pereira como combatente e homem de fé, tal como Bento XVI o distinguiu na canonização e tal como é reconhecido pelo Povo de Lisboa.
Entretanto, nos últimos dois anos a Comissão São Nuno de Santa Maria fez um levantamento sobre uma dúzia de lugares onde erguer a estátua e, com a Vereadora da Cultura, foi escolhido o jardim do topo da Av. da Torre de Belém, no Restelo. Ficará, assim, entre a capela de S. Jerónimo e a Torre de Belém, entre a oração e a expansão, cumprindo a dupla condição da sua vida de Santo e de Herói. Era tempo.

6 comentários:

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Como conterrâneo de D.Nuno, nascido tambêm em Cernache do Bonjardim, fico muito contente com a notícia.
Um homem de Fé,sem dúvida.........

Inez Dentinho disse...

Não entro na briga dos que disputam Cernache com o Crato como berço do Santo Condestável.

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Nem sabia de briga alguma.
Vivi até aos 14 anos em Cernache do Bonjardim,Conselho da Sertã (Cernache é perto de Coimbra)e nunca ouvi falar em brigas. Conheço bem os Paços Bonjardim onde vivia a família de D.Nuno e onde ele nasceu.Não me parece que naquele tempo uma mãe vivesse num sítio e fosse parir a outro.Acho mesmo que nem havia Internet :)
Um beijo

Inez Dentinho disse...

D. Nuno, de seu nome Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, Nun’Álvares, Beato Nuno de Santa Maria (Beatificado em 23 de Janeiro de 1918) e, mais recentemente, São Nuno de Santa Maria (Canonizado em 26 de Abril de 2009), de acordo com a maioria dos historiadores, nasceu a 24 de Junho de 1360, no Paço do Bonjardim, Sertã, ou, de acordo com alguns autores, em Flor da Rosa, Crato; Paço e Fortaleza melhorados e acrescentados à Ordem dos Hospitalários por seu pai, D. Frei Álvaro Gonçalves Pereira, enquanto Prior do Crato. Faleceu, com 71 anos, a 01 de Novembro de 1431, em Lisboa.
(post da Ordem de Malta)

Anónimo disse...

150.000 euros?! Não tinham nada melhor onde gastar o dinheiro?

Para quem está habituado a lidar com milhões talvez não pareça muito mas câmaras municipais com dívidas de milhões não deviam dar-se ao luxo de terem certo tipo de despesas por mais aprovação popular que tais despesas possam ter como (a julgar pelos comentários anteriores) esta parece ter.


Já percebi a ideia, como ainda não havia obra que deixasse boa memória... ideia genial, que se faça uma estátua!

Uma estátua decerto perdurará por muitas décadas e quando já forem todos velhinhos resmungões e enfezados poderão dizer "Fui eu que pus aquela estátua aqui!".

Humberto

Inez Dentinho disse...

Caro Humberto
Agradeço o seu comentário mas pense, quando vê uma estátua lembra-se do esculpido, no escultor ou em quem lá a pôs?
Nem sei quem fez o Marquês nem quem lá o pôs, por injusto que isso seja para o artista. Mas sabemos que foi Salazar quem não quis colocar o Santo Condestável em Lisboa e preferiu D. João I enviando para Batalha a estátua de Nun'Álvares, paga pelos Lisboetas. É justo que a Capital, que tanto lhe deve, lhe faça esta homenagem. C. Inez Dentinho