terça-feira, 15 de maio de 2018

O que diferencia o cristianismo das outras religiões? VI






Falta o segundo corolário: apenas o cristianismo permite uma ontologia. Ora vejamos. Um dos momentos que mais me impressionou na «Metafisica» de Aristóteles, em que ele se revela na sua personalidade, é algures quando ele dá a entender: o Uno ou o ser, como lhe queiram chamar. Percebo-lhe a irritação. Uno e ser, que embrulhada. Onde encontrar o último grau, o último fundamento? Plotino viu muito bem, melhor que outros: onde está o Uno, o ser apenas pode ser derivado. Parabéns. Bem visto.

Entra aqui a cristologia e em geral o dogma da Santíssima Trindade. Em boa verdade, os vários anti-trinitarismos, sejam pneumatómacos, arianos, eunomianos, modalistas… enfim, as várias heresias, tinham como base uma coisa: reduzir o ser ao Uno. Maomé tinha bom senso: Deus não tem associados. Mas o problema fundamental da metafísica, que Aristóteles bem sabia que era teológico, fica por resolver: se no alto fica um Uno o ser é mera derivação. Deus uno, só, fica sem ser. Obviamente pode-se imaginar um ser a este deus sem consistência lógica. Diz-se que é justo, misericordioso, como quem enche um boneco empalhado só para parecer vivo. Maomé foi aliás objecto de críticas pelos seus contemporâneos por ter inventado mais um deus, al-Rahman, o misericordioso. Mas o Uno sem ser é um animal empalhado. Pode-se encher o uno de seres e seres a gosto, apenas se tenta disfarçar um ídolo.

A ortodoxia, ao estabelecer a igualdade de três pessoas num só Deus, revela um Uno, que é ser e é relação. Golpe de mestre, ou para ser franco, bem mais que isso. É.

Dir-me-á algum leitor: mas que me interessa a ontologia? Em que a uso? Para que me interessa o ser? Pergunte-se então esse leitor se é alguma coisa.



Alexandre Brandão da Veiga






0 comentários: