quarta-feira, 2 de maio de 2018

O que diferencia o cristianismo das outras religiões? IV





Apenas o cristianismo percebeu (ou instituiu?) que a vítima é inocente. Ideia estranha. Mas não é óbvio que a vítima é inocente?, pensa o leitor. Se assim pensa, pensa como cristão. É evidente que a vítima sacrifical merece de alguma forma ser vítima. Os mártires cristãos de Córdoba para a historiografia liberal do século XIX e para actual historiografia multiculturalista mereciam ter morrido. Provocaram os muçulmanos afirmando a divindade de Jesus e a falsidade de Maomé. Mereciam morrer. São os mesmos que chamam a isso de resistência passiva, e admiram Gandhi, Mandela e Martin Luther King pelas suas provocações não violentas, que acham que a vítima não é inocente. Não é o facto de ser vítima que gera a inocência, mas o facto de haver uma pré-selecção das vítimas merecedoras de inocência. As nossas mulheres violadas são inocentes, mas as mulheres dos inimigos capturadas como escravas sexuais são uma alegria para nós e mereciam a escravidão.

Convenhamos. Seja o leitor honesto consigo mesmo. Quantas vezes não culpou a vítima? «Realmente, andar na rua àquelas horas. Era de esperar que fosse violada». «Realmente, foi aldrabado, mas se calhar teve alguma gula». Nem que seja pela imputação de imprudência, a vítima tem sempre alguma culpa. E provavelmente tem. Mas apenas um Ser na História aparece como plenamente vítima e plenamente inocente. Alimento para o espírito, diria eu. Brecha aberta no mundo, a possibilidade haver a plena inocência da uma Vítima.

Que implicações civilizacionais tem isto? Quer dizer que as civilizações cristãs se portam sempre melhor que as outras? Esperar isto é esperar a desencarnação. É desejar que os cristãos sejam anjos, ou seja, estejam fora do mundo. Quem invoca este tipo de argumentos mostra que desejava estar fora do mundo, e que o cristianismo apenas pode ser julgado caso esteja fora do mundo. Não percebeu nada do cristianismo. É a única religião incarnada e a única da Incarnação. É a única que assume em si a História, toda ela, não uma História heróica de um povo, mas a História de todo o universo.

Que implicações civilizacionais? A de o ser humano precisamente ter de se confrontar com a sua incarnação, com as suas imperfeições, com o facto de o mundo não ser de anjos. É de realismo que se trata, de enfrentar sem desculpas o que fizemos e o que os outros fizeram.


0 comentários: