segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Luto por um Papa vivo


O Papa recusa-se a continuar a ser Pedro depois das oito da noite de dia 28 de Fevereiro de 2013. É tão esquisita a notícia que leva tempo a digerir. Sobretudo depois de termos assistido ao pontificado sofrido, agonizante, de João Paulo II. Nessa altura, houve coragem, abnegação e generosidade para permanecer. Agora consigo ver outra forma de coragem, de abnegação e de generosidade.
Era fácil amar João Paulo II, «o bonitão do ski», como lhe chamava o meu Pai. Terá sido mais lenta a aproximação ao tímido, alemão, intelectual Bento XVI. Mas chegou cá.
Foi o Papa que escreveu sobre o Amor; que recuperou a centralidade de Cristo na Igreja; implacável e transparente com os casos de Pedofilia; o Papa que elegeu Portugal como destino pastoral, no curto tempo de que dispôs.
A mim, fez-me sentir a força e a ternura do Evangelho quando, por segundos, comunguei o seu olhar, em Roma. E sei que a sua visita a Lisboa foi decisiva para a estima de muitos portugueses. Para os crentes, a eleição do novo Papa será iluminada pelo Espírito Santo. Como foi a anterior. Estaremos de luto? 

6 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Todos os meus amigos sabem o que penso de Joseph Ratzinger.
Não me interessa realmente se fez parte activa na propaganda Nazi, onde não foi obrigado coisa nenhuma como tentam alguns dizer para lavar-lhe a imagem de forma fundamentalista ou esteve ao lado do mesmíssimo "Diabo incarnado em homem",Hitler, de braço no ar com ar alegre como vi nas fotografias.
O que sempre me interessou foi realmente o homem dentro do Vaticano. As suas manobras e ideias.
Conheci gente que trabalhou no Vaticano, um é padre, e no tempo de Sua Santidade João Paulo II.
Sempre me diziam que o Cardial Ratzinger era uma pessoa complicada, intriguista e demasiado fundamentalista.
Ficava furioso quando Sua Santidade João Paulo II recebia putas da rua que lhe iam pedir ajuda ou simplesmente grupos marginalizados de transsexuais ou mal tratados.
Tinha um estranho ódio aos gays.
O que interessa aqui é a pessoa.
Até as putas podem ser belíssimas mães e pessoas.
Só a hipocrisia ditará o contrário.
Geralmente os mais jovens, carentes de vivência, são mais exagerados em gerir emoções e no caso dos Católicos ficam muito perturbados quando lêem algo contra o Papa.
Ora o Papa é um homem.Ponto final.
De carne e osso.
Pode ser ou não boa pessoa, como um vizinho qualquer ou o Padeiro.
Há gente má e boa gente e os Papas são gente.
Nem mais nem menos que isso.Simples homens que nascem e morrem como todos os outros.
Se já era difícil a tarefa de substituir Sua Santidade João Paulo II, Ratzinger foi para mim e certamente a pior das escolhas, se bem que tambêm me foi assegurado que não foram escolhas totalmente livres......
Nunca mais posso esquecer que logo a seguir a ser Papa fez uns comentários sobre os Muçulmanos que deram azo a assassinatos de 3 freiras em África e desacatos em todo o mundo árabe com ataques nefastos a Igrejas Católicas e seus seguidores.
Quando morrem católicos por causa das palavras do Papa algo está MUITO errado.
A forma como tapou, ou tentou tapar, os escândalos de pedofilia foram para mim o ponto final.
Mas como tudo tem um fim, chegou a hora.
Terminou, para mim Graças a Deus, como um homem comum. Resignando!!! Como se de um Presidente da República ou simples Rei velho ou cansado, se tratasse.
Nem me interessam realmente as verdadeiras razões para tal. Talvez até esteja a ser vítima do que no passado fez. Quem semeia sempre colhe.........
Para mim diz tudo.
Espero isso sim e para bem da Igreja Católica, que no fundo é com ela que mais me identifico, que a escolha desta vez seja livre, honesta e "inspirada pelo divino" na Cappella Sistina, como manda a tradição e esta página cinzenta seja esquecida rapidamente!!!!!!
O rei morreu,viva o rei, certo?
E não fiquem melindrados com as minhas palavras.
ESTAMOS NO SÉCULO XXI e temos a obrigação de ser inteligentes, pensar por nós próprios, na política como na religião!!!
É uma questão de sanidade mental!!!

Inez Dentinho disse...

Querido Miguel,
A opinião é livre mas o insulto não é.
Não consigo acompanhar considerações subjectivas que atribuem ao Papa sentimentos e reacções que pessoais que desconheço. Mas desminto dois factos, entre outros aqui apontados:
O Papa enfrentou o problema da pedofilia ligando-o à Justiça com uma exigência e transparência inéditas. E estabeleceu regras para o futuro que tentam prevenir a repetição desta violência. Quem diga o contrário está mal informado, o que pode acontecer.
Do mesmo modo, não pode ser atribuído ao discurso do Papa a morte das religiosas em África. As suas palavras foram de verdade e de aproximação inter-religiosa e os autores dos crimes contra os católicos foram radicais. Espero que estes esclarecimentos desbotem a sua antipatia por Bento XVI.
Inez Dentinho

Inez Dentinho disse...

Miguel,
Sff leia este post extraordinário e respectivos comentários. Obrigada. ID
http://portugaldospequeninos.blogs.sapo.pt/3349479.html

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Obrigado pelo link.
É a opinião de uns contra a de outros. Tacanho nem a sonhar e conhecedor da realidade dentro do Vaticano em relação a muita coisa sou e por isso falo.
Ratzinger, repito, PARA MIM, foi o pior Papa dos últimos séculos.
Nunca nenhum dividiu tanto os Católicos, aliás a prova aqui está, como ele.
Para mim sai não por acto de coragem mas sim por medo.
Um Papa é eleito como que por inspiração divina,certo?.
Não é para "demitir" ou "resignar", é para aguentar por mais que pesada seja essa missão, até ao último respiro.
Como todos fizeram, aliás.
O que aconteceu na Idade Média foi por problemas alheios a Sua Santidade e para salvar vidas humanas.
Foi pelos outros e não por ele.
Ratzinger abre um precedente "humanoide" dentro duma instituição milenar.
Humaniza no sentido negativo a representação de Cristo na terra, por assim dizer.
Nunca gostei como Cardeal, menos como Papa e fico contente de que se vá embora.
Teria sido um belíssimo Chefe de Estado.É inteligente, esperto, com sentido político e sabe como mandar e manipular.Um político,enfim.
Não um líder espiritual.
Nunca me senti elevado ao ouvi-lo nem pouco mais ou menos quando me caiam muitas vezes as lágrimas a ouvir outros passados!!!!
Isso é o que conta para mim.
É tudo o que sinto.
Seguramente que o próximo Papa unirá outra vez os católicos que este separou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mafalda Rocha Vieira disse...

"Imagino o que sentem, nos dias que correm, muitos padres. Caiu sobre eles a suspeita da pedofilia. Vítimas do preconceito, muitos deverão sofrer em silêncio com tantos comentários que substituíram uma avaliação serena das suas opções individuais e legitimas - servir a Igreja e, em muitos casos, a sua comunidade - por generalizações injustas e absurdas. Agora a Igreja Católica conhece o sofrimento que tem provocado a todos os que foram e são vítimas do seu preconceito, acusados de todas as perversões, pecados e vícios. Os homossexuais, por exemplo. Agora sabem o que é sentir na pele a ignorância e o ódio dos outros. Agora sabem o que é a violência do estigma. Se eu fosse crente diria que Deus resolveu dar uma lição ao clero. Como não sou, digo apenas que, mais tarde ou mais cedo, todos acabamos por provar o nosso próprio veneno.''
por Daniel Oliveira
Acrescento que muitos Pais pagam tambêm a má língua e o preconceito institucionalizado quando Deus lhes dá filhas lésbicas ou filhos gay.
Deus ama todos e cria todos portanto todos somos filhos de Deus aceites por Ele!!!!!!!!!!!!

José Abreu de Sousa disse...

Bento XIII, o antipapa fez cair Gregório XII.....Porque raio quis Ratzinger ter esse nome?Bento????