segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Costa's dilemma

António Costa estava quieto, desconfortável mas impoluto na estrada que o podia conduzir à liderança do PS. O Governo PSD-CDS era contestado e falhava o défice 4,5%. Seguro mantinha-se na liderança socialista, desgastante, mas sem grande margem para perder o lugar para Costa. O Congresso do PS seria marcado antes das autárquicas confirmando Seguro que, por sua vez, seria reforçado com a vitória dessas eleições, um pouco por todo o País. Em Lisboa, Costa teria uma mera continuação (habitualmente permitida pelo descontentamento do voto urbano com o poder central) e não uma grande vitória como em 2007 ou 2009. Aos olhos de Seguro, bastava o Governo cair pela falta de acesso aos mercados em Setembro de 2013 para tudo se precipitar a favor da maré cor-de-rosa.
Deu-se o flic-flac.
Seguro, de si, cantou vitórias antes da hora. Disse que o PS seria chamado às urnas nacionais mais cedo do que o previsto. Assustou os pós-socráticos que quiseram marcar a disputa interna a tempo de se perfilarem para o País. Inesperadamente, o Governo voltou aos mercados, oito meses antes do previsto, deu sentido aos sacrifícios e o mandato voltou a ter quatro anos. Mas a gritaria socialista estava instalada sem que ninguém pudesse dizer que não tinha querido clarificar, isto é, questionar Seguro.
Costa - de quieto e impoluto - passou para uma situação ainda mais desconfortável. Não foi ele quem avançou mas sim os ainda maculados de Sócrates. Não foi Seguro que propôs o Congresso mas vai marcá-lo juntando a máquina do partido à vitimização pela traição dos barões. E, assim, uma das melhores reservas do PS para governar o País no dia seguinte será engolida por se calar ou por reagir. Sem poder agir. 

5 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Afinal a montanha pariu um rato, ou melhor, abortou um rato.
Seguro estava mais seguro do que Sócrates pensava....
Nada que umas sondagens internas não resolvessem.
A única pena é que ajuda Passos na sua cegueira de levar Portugal à miséria pura, deserto de empresas e jovens que estão a sair do País num ritmo de 30.000 ao mês. Deve estar orgulhoso.Ele Gaspar e Borges, já não falando de Cavaco.....
"Nobre povo..." dizia o Hino..."Pobre povo..." é a nova letra............

Inez Dentinho disse...

Bem sabe que se pode ser pobre e nobre ao mesmo tempo. É até mais fácil do que sendo rico...

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez, se o pobre for economicamente, não quando de espírito, que é o caso de ambos.Povo e Governo.
Revendo esta telenovela barata, tipo Venezuelana, a que chamaria "No Rato sem eira nem beira" chego no entanto à conclusão de que Costa é muito menos inteligente e visionário do que eu pensava.
Fez figura de bôbo, para não dizer outra coisa pois Sócrates ainda não entendeu que nunca, NUNCA mais vai ter poder em Portugal seja de que maneira seja e Costa deixou-se manobrar desde Paris. Errou.
Este ultimato até dia 10 de Fevereiro é absolutamente ridículo.
Sorte para o Governo que pode assim continuar o seu caminho para a miséria total do seu povo sem oposição alguma........

maria lisboa....... disse...

Dilema tenho eu que não sei se rir se chorar com aquela fantochada do Rodrigo Guedes de Carvalho agora todos os dias na novela barata tipo venezuelana da "Fraude" do BPN.
Já vão no 3º capítulo e ainda não disseram NADA, MAS NADA MESMO, que tenha interesse ou aporte algo de novo.
TUDO o que têm dito está nos jornais e nos programas televisivos vistos até agora.
Não fizeram investigação alguma para descobrir quem roubou realmente os portugueses e onde está o dinheiro.
Isso e só isso pode interessar.
Talvez amanhã com o último o Holandês descubra os milhões e os congele para Passos Coelho os meter logo a seguir no......BPN...
Cambada de mafiosos.........

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Dilema deveria ter tido a Justiça portuguesa ( qual? não é... )para julgar toda aquela gente no Processo Casa Pia.
Entre mortos e feridos até acredito que haja algum culpado, mas santa paciência....que se baseie, julgue e condene toda a gente sem provas algumas, repito, SEM provas algumas, é demais.
Não vi uma única foto, video, testemunhas credíveis (independentes e fora do contexto que pudessem atestar que os rapazes estavam a dizer algo de verdade),documentos assinados, nada.
Tudo foi baseado na "palavra" de uns rapazes (que tentaram sacar dinheiro ao Herman José,lembram-se???? não fosse ele estar nessas datas no Brasil com a Bola,Monchique e Ruefe, estaria agora no lugar do Carlos Cruz,preso).
Que eu saiba a maioria desses rapazes vivem alegadamente da prostituição desde miúdos e são alegadamente adictos das piores drogas possíveis como o "cavalo"(heroína).
Já o disse muitas vezes que até podem ser culpados, alguns deles, mas julgar pessoas só porque alguêm disse que viu ou lhe fizeram seja o que fôr sem aportar provas, é perigoso e caricato estragando a vida de muita gente para sempre.
Li que um Juiz dava como verdadeiras as palavras de um rapaz porque viu o olhar dele e ficou com a certeza de que era verdadeiro. Enlouqueceram?
Quem são os Juízes? Deuses?
Um olhar? Uma voz? Que é isto?
Onde estão as provas que falavam? Videos, fotografias etc? NADA!
Nunca vi tamanha aberração numa Justiça que será sem dúvida alguma das piores e mais corruptas da Europa se não do mundo!!!