sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bento XVI um papa mal amado? VIII

D. Conclusões

Cada um tem a sua preferência, e por isso confesso que os meus papas preferidos no século XX são Bento XV, Paulo VI e agora Bento XVI. Os ícones mediáticos deixam-me frio.

Estes papas têm todos algo em comum: surgiram em épocas de ódio e conflito, eram grandes pensadores e homens em que o pensamento era uma forma de agradecimento, mas sobretudo de generosidade.

Tanto Paulo VI como Bento XVI são papas pouco atraentes na perspectiva mediática. Surgiram depois de ícones. Mas o que fizeram na sombra produziu bem mais frutos que outros papas mais visíveis fizeram.

Bento XVI é um grande intelectual, é um homem de profunda fé, e um homem que é carregado pelo amor. E deixa, sobretudo à Europa, uma herança que só poderemos avaliar daqui a uns anos. Mas que será provavelmente bem mais funda que a de João Paulo II, talvez por ser menos visível. Também este papa pode dizer: não tenhais medo. Seja do ridículo, seja da razão.


Alexandre Brandão da Veiga

8 comentários:

João Wemans disse...

Muito obrigado por esta série de textos muito interessantes.

Tenho uma grande admiração por Pio XII , de grande gabarito intelectual, tal como Bento XVI, e homem de coragem com provas dadas; não o esqueçamos.

Igualmente admiro João Paulo II; também um grande intelectual, com gandes capacidades a nível do que agora se chama inteligência emocional. Julgo que foi também um místico - factor a ter em conta na influência que teve sobre os acontecimentos do final do séc. XX.

Anónimo disse...

Excelentes textos, muito obrigado tb. da minha parte.
Que o sucessor de São Pedro interceda por nós junto do Altíssimo e tb. pelas nossas famílias e pelo nosso país.

Com os melhores cumpts.,
CCInez

Maria Lisboa ....... disse...

Um comentário, sem comentários...
Depois de dar vida a milhares e milhares de bébés que jamais teriam nascido e feito milhares e milhares de pais felizes,o professor emérito da Universidade de Cambrigde, Robert Edwards, criador do método para fertilização in vitro, concebido em 1978, recebeu o prêmio Nobel de Medicina de 2010.
Quando o mundo está grato pelo seu trabalho, o Vaticano critica o seu prémio...
Valha-nos Deus!!!!
Onde pode chegar o fundamentalismo que nós católicos tanto criticamos nos Musulmanos...Que pena e vergonha sinto neste momento.

Anónimo disse...

1º ‘Muçulmanos’ escreve-se com 'ç';
2º A doutrina católica sobre os bebés in vitro tem subtileza;
3º Pronto, desculpe-se a quem dá erros tão grosseiros, como o que acaba de ser apontado, pelo facto de não ter perspicácia para perceber o que está em questão...
Carlos L

maria lisboa.... disse...

é...desculpe-se....Tens toda a razão..é o que te estou a fazer agora mesmo, pela tua forma arrogante e baixa de escrever,fizeste-me lembrar o teu PM e recordar o fundamentalismo que comentei com toda a razão,e obrigada pela chamada de atenção dos "Musçulmanos", mas na minha lingua é com s.
O ç não existe e ás vezes e apesar da boa intensão de escrever a língua de Camões a coisa não sai sempre bem.
Asi és la vida.Tan simple como tu cabeza...

João Wemans disse...

É curioso que a Igreja é igualmente criticada por ser contra o aborto...por defender milhões de bébés que são mortos antes de nascer
Madre Teresa de Calcutá pedia aos que não quizessem
os bébés que lhos dessem.

Fluzão Eterno disse...

Tenho um blog sobre curiosidades e gostaria de saber de você se haveria a possibilidade de você me ajudar
colocando o link do meu blog no seu e eu faria o mesmo com o seu,meu nome é Luciano e sou Bombeiro Militar
no Rio de Janeiro,
parabéns pelo trabalho que vem fazendo com seu blog e fico aguardadando sua resposta

Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

Tenho um blog também sobre bombeiros

Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/

Mensagens e poemas:

Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

Meu time d coração,Fluminense:

Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Visite os meus blogs e veja se pode me ajudar colocando o link de algum deles no seu,um abração

Caso tenha interesse entre em contato comigo pelo email lmturl@gmail.com,mandando mensagem em qualquer blog meu
ou pelo orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=5076013500225631247

Táxi Pluvioso disse...

Que Bento XVI seja homem é algo que deve estar aberto ao debate. Quando se veste saias, ou simulacro, talvez fosse melhor rever o conceito. (mas lá que é um grande tacho, lá isso é, queira Deus que um português o ocupe, como é sabido, os portugueses são os mais sábios dos séculos saeculorum).