domingo, 20 de julho de 2008

O concerto onde nunca estivemos

Regresso ao concerto do século XX a que não assisti (sou de 1968, dois anos depois desta preciosidade) e a que mais gostaria de ter assistido: "Sinatra at the Sands", com a orquestra de Count Basie e a direcção musical de Quincy Jones, no centro de um ovni colorido que aterrou no deserto do Nevada chamado Las Vegas. Sinatra já não está na melhor voz da sua carreira (os "Capitol years"), mas triunfa ainda a maturidade do seu "swing", a beleza casual do enamoramento com as palavras, o bailado dos agudos a culminar num "staccato" que faz a canção deixar de ser de Porter, Mercer ou Hartman para passar a ser de Francis Albert Sinatra, o príncipe reguila de Yonkers, "the Man".
Também gostava de ter visto Billie Holiday em 1935 no "Pod's and Jerry's". Já agora, como posso pedir o que quiser, não me importava de ter estado na primeira fila quando um Mozart de 6 anos se apresentou em público pela primeira vez à nobreza bávara em Munique, 1762.
Fico curioso: qual é o concerto a que nunca poderiam ter assistido mas que dariam - quase - tudo para ter lá estado?



3 comentários:

Sofia Rocha disse...

Pedro, eu teria posto uma flor no cabelo e ido aos dois primeiros. Frank, porque a minha mãe o adorava e tratou de passar-me a predilecção. Ouvi-la cantar e dançar ao som de "Strangers in the night" era sinónimo de alegria.
Billie, porque é cana-de-acuçar: mel, açucar e alcool.

JP Guimarães disse...

Curiosamente, vinha no carro, há uma hora atrás, a ouvir o concerto do Simon & Garfunkel no Central Park e a pensar que gostava de ter assistido (o que "tecnicamente" teria sido possível pelo que não respondo exactamente ao Pedro).

Manuel S. Fonseca disse...

Pedro, o que o Count Basie mais admirava no Sinatra era a sua prodigiosa capacidade de administrar os silêncios.
Ah, ainda vi e estive no Sands, um hotel cilíndrico, marco arquitectónico da strip, quando a strip era uma promessa de vício e pecado. Agora é só family entertainment: no lugar do implodido Sands está o faustoso e kitsch Venitian... not my kind of girl.