quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Abaixo de Pilatos


A pontaria de Cavaco Silva está focada no rendimento máximo garantido para o seu próprio percurso. Por isso, o farol de uma Nação em crise se indigna com a insuficiência da sua pensão. Por isso, faz de cada silêncio, de cada ritmo, e de cada palavra, um pequeno alicerce para a solidez do pedestal alcançado.
Por isso se escuda no absurdo salomónico da divisão que o Rei usou para testar a insensatez da falsa Mãe e não para serrar a criança ao meio. Assim, discordo de Pedro Lomba hoje, no Público, quando diz que «Salomão resolvia à força o problema do julgador incapaz de julgar». Ora o sábio Rei  não quis resolver o seu problema mas sim provocar a melhor escolha. E não se exclui dela.
Pelo contrário, Cavaco serra. Divide. E atribui a decisão política ao corpo estranho judicial que é o Tribunal Constitucional. Há duas horas que cada partido no Parlamento se entretém a capturar a parte da argumentação de Cavaco que lhe serve.
O Chefe de Estado tem uma legitimidade directa gizada pela Constituição de 1976 para ser contrapoder, na memória mal arrefecida do poder unipessoal da Longa Noite. Podemos discutir se o semi-presidencialismo é útil ou perverso para a Democracia. Mas Cavaco nem sequer o usa como contrapoder. Não tem essa generosidade nem corre esse risco. Usa-o como manutenção do seu próprio poder. Não serve o País. Procura a coreografia que o sirva a si próprio.
Promulgar o Orçamento no último dia é forjar uma inquietude exterior que o confirme como fiel da balança. Enviar o documento para o TC é lavar as mãos sobre uma decisão que lhe deveria pertencer politicamente, certamente não isenta de estragos pessoais. Falar simultaneamente da espiral recessiva e da imperiosa obediência ao Memorando é dizer tudo, e o seu contrário.
Salomão escolheu. Cavaco lavou as mãos. E a consciência. Viva o Rei!


4 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
É verdade.
Tudo o que diz é verdade mas com os trogloditas saqueadores instalados nos Ministérios sob a batuta do mau Maestro de São Bento as coisas só vão piorar. Veja o resultado da tentativa do T.C. verificar os gastos ilegais e imorais dos Ministros.
Transcrevo o meu comentário no blog se ZPF:

"Este senhor é tão ridículo como os que o votaram tantas vezes...
Mas o PPD está cheio de Cavacos.
Só neste Governo sãos uns 20.
Têm posto este País na miséria. Cortes em tudo, ordenados, reformas miseráveis, impostos e mais impostos esses que Passos dizia NUNCA subir e os 13º e 14º meses que prometeu NUNCA mexer.
MENTIROSO!!!
Agora o Tribunal de Contas fala de "opacidade" e falta de verdade em TODOS os Ministérios.
"Gabinetes ministeriais ignoram austeridade......Tribunal de Contas mostra que os gastos dos gabinetes não baixaram.......A inexistência de um tecto máximo para a despesa dos gabinetes e a manutenção da sua opacidade revelam que persistem anomalias, situação que deve ser ultrapassada em nome do rigor e da transparência orçamental......"
Fica aqui o link para se poder ler bem o que estes hipócritas(para ser meigo e por estar no teu blog) andam realmente a fazer. http://www.publico.pt/politica/noticia/gabinetes-ministeriais-ignoram-austeridade-1579414"

É tudo a mesma bosta...Cheiram todos ao mesmo....e é nauseabundo o odor....
Só gente estranha pode hoje em dia defender esta corja.

Luis Silva disse...

MARP

Movimento de Apoio Relvas a Presidente da República

maria lisboa....... disse...

Ó Luis Silva
Onde é a sede do MARP? Eu quero assinar a petição.
Com Relvas na PR estávamos safos.
Chamávamos Sócrates para PM outra vez e mudávamos o País de nome.
Napolital!!!
Ip Ip URRA!!!

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Estou a delirar com a "dejavúriana" encenação de "Rainha depois de morta"....É que me está a "emocionar".....
É ali para os lados do Continente Americano.
Chavez, o amigo íntimo "do" Sócrates, está segundo vários especialistas, morto há vários dias (morte cerebral ligado a máquinas). No entanto a "democracia" criada pelo mesmo, quer coroá-lo Presidente sem a sua presença física dizendo que "ele mandou-nos esperar".
Não há nada assinado por ele nem sequer uma gravação da sua voz, lógico. Está morto.
A encenação fala por si só.
Mas como estamos a falar de "democracias" lembro que a nossa está ainda muito mais doente.
Hoje soube que há uns tempos dois GNR "iam" trabalhar. Um Comandante e um soldado.
O Comandante decidiu que queria dormir em vez de ir trabalhar e o soldado resolveu e bem que tinha que trabalhar e assim foi.
Pegou no carro e fez a patrulha sozinho.
Não querendo acreditar no que ouvia, um Tribunal deste lindo jardim condenou o........soldado que foi trabalhar a 2 meses de prisão!!!!!
Se eu me chamasse Teixeira da Cruz tapava a cara antes de sair à rua, de vergonha. Mas há mais!!!!
A nossa democracia também vem a fazer a vida negra e miserável desde o princípio do Século à Dra. Eduarda Napoleão e mais uns quantos ex membros da Câmara de Lisboa.
Um problema Administrativo que nem sequer é crime e já foi dito isso mesmo no passado pelos Tribunais, volta agora a outro Tribunal e obriga mais uma vez a toda a gente ter que passar pelo mesmo....Para no fim e como já foi dito, chegar-se à conclusão de que não houve crime algum.....
É por essas e outras que Portugal está considerado entre os Países mais corruptos e injustos no Mundo.
O último que saia que deixe a luz acesa pois Mexia que a pague!!!