quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Partir falsa porcelana

Partir falsa porcelana é a mais poderosa expressão para descrever o clima da opinião que, neste tempo, corre em Portugal. Reli-a hoje no Público, pela pena notável de Pedro Lomba, a propósito do combate de Nuno Crato contra os gurus do ensino superior em Portugal. Na verdade, vertem-se lágrimas de crocodilo sobre o Ensino Superior; a Televisão Pública concessionada a privados; a nova Organização Administrativa; e o corte de alguns Feriados.
Concordo com as lágrimas. Se a todas as reformas acrescentarmos o novo Acordo Ortográfico, assiste-se a uma reviravolta da nossa identidade sem uma revolução - de rua ou de quartéis - que a sustente. Mexer, ao mesmo tempo, na Língua, na pertença ao território, no serviço público da comunicação comum e nas datas simbólicas da nossa História e de relação com o Transcendente constitui uma frente violenta, assustadora.
Será o Governo insensível às ligações identitárias mais fortes do seu Povo? Creio que não. Isso seria autofágico, senão suicidário. Prefiro acreditar que, com ineficaz comunicação, aproveitou a crise para «aggiornar» ou desinstalar falsos símbolos. À excepção da mudança da ortografia - que, a meu ver, mais separa do que une ao Brasil - há muito que o ensino deveria ser mais profissionalizante, que a RTP-1 pouco ou nada tem de serviço público, que a maioria das Freguesia urbanas se deixaram enquistar em clientelas endógenas; e que me parece ilusório valorizar feriados como o 5 de Outubro, o 10 de Junho ou mesmo o 25 de Abril - em vez de consagrar a Independência do País num só dia. Recupere-se a porcelana, mesmo com «cabelo», e não os cacos sagrados dos interesses e ideologias instalados.

5 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Estimada Inez
As minhas não são tão de Crocodilo.
Nem são pelas coisas em si mas pela forma como são feitas, quem as faz e porquê!!!!!
As minhas lágrimas são de ver que gente que eu pensava bem intencionada, se envolve, rodeia e faz "negócios" com a maior ralé de todos os tempos, não só da política, mas do povo Português. Gente sem alma, sem ética ,sem educação, sem vergonha nenhuma, sem literacia, sem valores, sem NADA. Como podem estar no Governo? Que raio de gente é esta que se rodeia de ralé mafiosa e imunda?
Diz-me com quem andas...........
Por isso choro.Muito.Todos os dias. Vendo como vizinhos meus não têm comida para dar aos putos!!! Porque perderam os empregos. Porque uma cambada de desenvergonhados liderados por um safado exilado em Paris deixaram o País na banca rota.Porque os que nós confiámos e votámos para fazer algo há cerca de um ano, estão a fazer mal e porcamente o seu mísero trabalho com gente do mais baixo nível humano possível. Parece uma casa de senhoras de mau porte com os filhos todos lá metidos.
Chorarei até secar e não sou Jacaré.Não me importa que me chamem ignorante. Haja quem me ensine algo.Serei leal!

Inez Dentinho disse...

Caro Miguel,
Distingo lágrimas. Não discuto o sofrimento das pessoas mas sim a argumentação súbita de quem se absteve de defender a nossa identidade, ou a desvirtuou, e agora se indigna com as mudanças nas Freguesias, na TV pública ou nos feriados como o da República. O défice, Paris e as provações das famílias estão n'outro plano. Agradeço o comentário.

miguel vaz serra....... disse...

Inez.
Sim, claro.Estamos totalmente de acordo.
Obrigado

maria lisboa....... disse...

Hoje sim que foi partir a louça toda...
Desde Pyrex, passando por Limoges e Vista Alegre....Passos Coelho, o nosso amado líder, veio mais iluminado que nunca.
Acordou depois duma longa reunião com a "Mafroika" e disse: Hoje vou acabar com este povo e com toda a ilusão do mesmo em viver ou ajudar a ultrapassar a crise que nós políticos criámos com corrupção, roubo, malfeitoria descarada apoiada por uma Justiça decadente, corrupta e tendenciosa.
Cândida Almeida disse que não há corrupção em Portugal e claro....se Cândida Almeida o diz...........
Só ninguêm sabe é que significará "Corrupção" para Cândida Almeida. Mas isso agora não interessa nada. O que interessa é que estou muito contente com a mente divinal e iluminada do nosso amado líder e que Deus lhe dê um filho varão para um dia herdar o poder legislativo. Genes assim não se podem perder.
O povo que se lixe que o que interessa é aliviar o Capital. Os lucros pornográficos têm que aumentar mais para manter os amigos contentes. O resto que morra afogado num balde de porcaria!!!!
Senhor PM?! O Senhor dorme à noite? ah? não ouvi bem? Muita Valeriana? hummmm Olhe. Eu?! Nem com 3 Valium 10 dormiria se fosse vossa excelência, porque sabe? tenho algo que o Senhor mostrou várias vezes já não ter.
Consciência.
Viu e reviu os Videos de tudo o que disse e prometeu a este povo para ser eleito? Sim? Então veja tudo outra vez. Não fez UMA só coisa que fosse e fez TUDO o que prometeu não fazer. Sendo assim, num Estado de Direito, retiro-lhe desde já e daqui o direito a ser PM deste País. Não tem esse direito pois ninguêm o votou.
Votámos noutra pessoa, não nesta coisa em que se transformou!!!!
Valha-nos Nossa Senhora de Fátima que nos afaste do Mal!

Anónimo disse...

Minha Senhora,
Com muito pesar e elevada consideração pela opinião de V. Ex.ª, permito-me discordar. Creio que as lágrimas que se vertem pelos temas em apreço não são de crocodilo mas de hipópotamo. Decerto V. Exª conhece a fábula atribuída a Esopo (embora a autoria não esteja comprovada) que passo a resumir. Certa vez, soou na selva a notícia de que chegara um terrível caçador com o propósito de caçar o animal que tivesse o orifício bucal mais portentoso. Todos os animais da selva ficaram deveras assustados e decidiram convocar eleições antecipadas. Foi então que, na abertura dio telejornal, o hipópotamo declarou lacrimejante a todos os jornalistas, perante as câmaras da televisão e fazendo uma boquinha muito apertada :
- Coitadinho do crocodilo!...