quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fúria de viver

As reportagens do dia mostram a Festa da Flor na Madeira com ruas e lágrimas secas.
Presto homenagem àquela raça de portugueses que parece ter herdado melhor o sangue que nos levou para o Atlãntico. E retomo a manchete que o DN fez, três dias depois da tragédia, com o azul do céu, do mar e da piscina, sem uma gota da lama. O título - «Madeira começa a regressar lentamente à normalidade» - peca por defeito perante o rápido brilho da festa da flôr que hoje anima a ilha.
Na Divina Comédia, Virgílio dirige-se aos preguiçosos do Purgatório explicando a Dante: «esta gente pecou por lento amor». Dir-se-ia que os madeirenses passaram do Inferno ao Paraíso pela virtude do amor que não pôde esperar.

8 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Não são só os Madeirenses...Nós todos, depois do Inferno, passamos ao Paraíso, a Deus Graças.....

Hugo Correia disse...

«NESTAS matérias, lembro-me sempre do que Inês Dentinho – que foi destacada jornalista no Expresso e n’O Independente – me garantiu no minuto em que aceitou o convite para trabalhar comigo na Câmara de Lisboa: que nunca mais voltaria ao jornalismo.

Explicou-me como era complicada a decisão, porque entendia que, passando para ‘o outro lado da barricada’, nunca mais podia voltar ‘às origens’. E manda a verdade dizer que preferiu depois não ter salário a alguma vez desrespeitar o princípio a que deve obediência.»

Equinócios e Solstícios - 16 de Abril de 2010


Elogios certamente muito merecidos.

Anónimo disse...

Senhor Correia, o que é isso? quem escreveu? onde? "deve obidiência"? a quê? Nunca li nada disso escrito pela própria. Espero que volte ao Jornalismo e em força. As pessoas param às vezes de executar certos trabalhos por ser incompatíveis mas depois voltam, o que é normal. Não acho que seja elogio nenhum, parece-me mais uma ordem.
A Mateus

miguel vaz serra....... disse...

Senhora ou Senhor A. Mateus
Equinócios e Solstícios é um artigo do Jornal o SOL que tenho como um dos Jornais que mais tem defendido esta nossa tão abalada Democracia por este novo regime instalado por São Bento e abraçado pela altas esferas da nossa justiça e não só…e quem escreve é o Senhor Ex-Primeiro Ministro, Dr. Pedro Santana Lopes.
Ainda não tinha lido este.
Tem como sempre coisas muito interessantes de larga interpretação e para todos os gostos.
Concordo consigo quando diz que a Dra. Inez Dentinho deve voltar á sua carreira Jornalística pois escreve como ninguém, nada mais. Nem ordens seriam emitidas nem muito menos recebidas.

Inez Dentinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inez Dentinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inez Dentinho disse...

Agradeço as intenções dos três comentadores e com elas me contento.
Falemos antes do exemplo da Madeira que é um colosso e que «corresponde à nossa concepção colectiva de benefício» (para usar uma expressão de um deputado do PCP, esta semana, na Assembleia Municipal de Lisboa).

Johnny Drake disse...

Para divulgação:

http://revisionismoemlinha.blogspot.com/


Saudações!


JD