quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Aconteceu comigo

Há uns tempos, escrevi neste blog um insignificante de um texto em que defendia uma obra que por aí se planeia. Essa defesa não se prendia com a obra em particular mas sim com a preocupação com que vejo os movimentos anti-obras neste país. Este país, se quer crescer, ainda precisa de muitas obras e temos ainda muito que sofrer, pois isto não vai lá com acácias à beira-mar plantadas.

Pois é, um dia, já há alguns dias, recebi um simpático telefonema que me perguntava se eu não queria escrever um artigo sobre isso. Eu disse que sim – nesta minha profissão diz-se sempre que si, até ver – e que me fosse enviado um email a fazer o pedido em concreto.

Logo a seguir, recebi um email de uma empresa de comunicação que trabalha para a empresa interessada na obra. O email vinha com três ficheiros anexos, uma brochura, um “Quadro de benefícios” e um PowerPoint assinado pelo presidente do conselho de administração da empresa obreira. Pedia-se um artigo meu para ser publicado num “jornal nacional”.

Fiquei uns dias sem saber o que fazer, embora soubesse logo o que não fazer. Nesses dias, a empresa de comunicação mandou-me alguns recortes de jornais, o que foi apesar de tudo bem feito. Entretanto, escrevi a um amigo a pedir um conselho, pois isto era areia de mais para a minha camioneta. E aqui estou a escrever isto, passados uns tempos.

Claro que quem encomenda não sabe o que sai (sim, não ponho a outra hipótese). Mas o cálculo de probabilidades leva-os a pensar que sairá o que querem que saia Eu para esse peditório não dei.

Será que há um mercado de colunas de opinião estimuladas por empresas de comunicação a defender determinadas coisas e aceites pelos jornais? Aqui não preciso de pedir conselhos a amigos para escrever que isso não devia ser assim.

1 comentários:

Sofia Rocha disse...

Deixe lá Pedro. Enganaram-se. Estão habituados a ir ás páginas amarelas.
A,B,C,D,....F,cá está.
"Frete" aéreo, marítimo.
Ora, contrato de frete é.... Não vou explicar, toda a gente o que é.