sexta-feira, 4 de julho de 2008

Gastar melhor

As surpresas que se encontram sobre o presente, mesmo em deambulações históricas: o mote do nosso Tribunal de Contas é "ajudar o Estado e a sociedade a gastar melhor". Há candidatos para mudar o "melhor" para "menos e melhor"?

1 comentários:

Sofia Rocha disse...

Res Pública, meu local de trabalho durante alguns anos, portanto aqui vai:
1 - Toda a legislação da função pública nos últimos 20 anos tem preceitos que responsabilizam os seus dirigentes DISCIPLINAR ( perda do emprego), CIVIL ( indemnização) e CRIMINALMENTE ( pena de prisão), se violarem as regras concernentes a gastos com pessoal - trabalhadores - aquisições de bens e serviços e empreitadas. As normas são claras e imperativas. Não conheço um único caso em que a sanção tenha sido aplicada. Ou seja, a norma existe, mas não é aplicada. Posso garantir que quando tal começar a acontecer acaba-se o fadango. I.é, não entra mais o filho do amigo nem o enésimo avençado.
E claro, as despesas correntes com o pessoal vão mesmo baixar.

2 -A segurança social.
Seria interessante se a segurança social, que paga os subsídios de desemprego, começasse a olhar com atenção para certos esquemas fraudulentos de centenas de trabalhadores que trabalhando sempre para as mesmas empresas pertencendo aos mesmos grupos económicos, vão de vez em quando descansar uns meses à conta do erário público, até voltarem ao posto de trabalho de sempre, embora para uma empresa com nome diferente, que essa é a beleza de uma SGPS.

Aqui estão duas medidas singelas, agora é só fazer as contas...