quarta-feira, 26 de março de 2008

II. Bessarione, Concetta Bianca

O cardeal Bessarion, personagem do século XV é o exemplo mais simbólico deste movimento. Seria exagerado dizer que foi ele quem trouxe a cultura helénica para a Europa. Como vimos esta foi sempre sendo trazida e ou mantida ao longo dos tempos. Nem sequer a moda dos estudos gregos foi criada por ele. Já exista erudição helénica na Europa, e sobretudo na Itália onde ele se implantou.

Mas Bessarion é um caso a vários títulos significativo. E significativo tanto mais quanto é esquecido e nunca citado.

Sacerdote bizantino de Niceia, sai do império pouco antes da queda de Constantinopla. Se muitos dos seus correligionários saíram para o espaço ortodoxo, tentando fazer de Kiev e mais tarde de Moscovo novos centros de cultura bizantina, se outros se resignaram a ficar, Bessarion aposta na união das igrejas ocidental e oriental.

Percebendo que a o cristianismo divido era a sua principal fraqueza, percebendo que o pólo de desenvolvimento da civilização era na Europa ocidental que se encontrava e não em zona ortodoxa, toma uma opção arrojada, a de se unir ao catolicismo. Escusado será dizer que este passo não lhe valeu só amigos. Escusado será dizer que desde sempre se colocou o problema da sinceridade da sua opção.

Irreleva. Para além do passo religioso, civilizacional e político, fica Bessarion sobretudo como o símbolo, embora não o único factor, da recepção da cultura grega pela Europa ocidental. A sua chegada e dos tesouros que com ele trouxe, tanto da patrística grega, como da herança grega clássica, o movimento que incentivou de estudos helénicos, são a principal marca que deixou à Europa.

Por isso, quando o homem público nos fala da importância dos árabes para a recepção da cultura grega, e sobretudo, esta sim completamente falsa, da relevância turca para este movimento, apenas podemos acreditar numa coisa: na sua ignorância. De cada vez que nos sentirmos gratos aos gregos, devemos pensar um pouco em Bessarion. Esse sim foi enzima que fez expandir pela Europa o milagre grego.



http://www.internetbookshop.it/libri/Bianca+Concetta/libri.html


Alexandre Brandão da Veiga

0 comentários: