domingo, 30 de dezembro de 2007

O filme do BCP

Convem lembrar – e foi o post do Gonçalo que me fez pensar nisso – que a imaginação do governo socialista é demasiado escassa para terem sido eles (Sócrates e os seus ministros) a inventar o “caso BCP”. Das caricatas Assembleias ao passeio justiceiro de Joe Berardo à Procuradoria da República, o “filme BCP” está na rua (o cinema mais perto de nós) há meses. Recordo, e esta não é cena de guião escrita por um insidioso argumentista socialista, que Joe Berardo, com a Imprensa atrás, se dirigiu ao Procurador Geral da República e denunciou operações clandestinas de off-shore, envolvendo, presume-se, pessoas com ligações à Administração, e que sobre essas actividades recairiam indícios criminais.
Resumindo a fita, e como agora se diz no processo de contra-ordenação ao BCP:

Há suspeitas de que membros dos orgãos sociais estejam envolvidos em operações de off-shore ocultadas;
Os off-shore em causa estão ligados aos dois aumentos de capital do BCP que tiveram lugar em 2000 e 2001

Estamos em pleno “thriller policial”, um daqueles filmes à americana onde há polícias e criminosos. E foi um banco privado, governado por administradores privados – gente do mercado que é suposto dar bom nome ao capitalismo – que “escreveu” este guião e este filme. Ao ponto de já haver “polícias” americanos (Security Exchange Comission) ao barulho. Polícias americanos e definitivamente não socialistas.
Antes de ser o “filme político” das nomeações de Santos Ferreira e Faria de Oliveira, o filme do BCP começou por ser um caso de polícia. Se os socialistas são para aqui chamados é pela responsabilidade que possam ter na intervenção tardia do Banco de Portugal e da CMVM (ou, para voltarmos aos “filmes”, na estranha, e eventualmente dolosa, ausência de de intervenção dos seus “polícias”).
Bottom line: é preciso proteger o capitalismo das manigâncias que Joe Berardo denunciou e que na América, Joe dixit, dão prisão. Se não há mais ninguém na sala para o proteger, que venha o governo “socialista”.

0 comentários: