sexta-feira, 24 de agosto de 2007

V. La Proporción Áurea, La Historia de Phi, El Número más Sorprendente del Mundo; Mario Livio, ARIEL, 2006

O tema não se pode esgotar e em última linha talvez seja assim porque a matemática lida com os limites poéticos do ser humano. Descoberta e invenção são em última análise problemas poéticos e a sua destrinça gera iguais problemas na arte e na matemática. A cultura em que vivemos, desgraçadamente fragmentada, deixa muitos campos por estudar. Todo um campo que está por estudar, o do estilo na matemática, porque os matemáticos em geral ignoram retórica. Hamilton, o romântico, não escreve da mesma maneira que Laplace, o clássico (Félix Klein foi dos poucos que começou a abordar esta questão). Mas igualmente os das profundas estruturas matemáticas da poesia, que têm sido deixadas nas mãos de fraudes pseudo-estruturalistas (a velha inépcia de Júlia Kristeva, teórica não incompetente, mas que afirmou que a poesia tem mais que a potência do contínuo, tem a potência de 2, ou que coisa quisesse ela dizer…).

No que me respeita não posso deixar de elogiar este livro. Mostra um profundo bom senso, uma prudência, que só fica bem a quem tem formação matemática. A matemática também cultiva o bom senso, como a boa poesia, ao contrário do que se afirma. Os limites do livro ficam-se nos limites do autor. Se correctamente desconfia da aplicabilidade da constante Phi a certas obras poéticas que apressadamente foram qualificadas como seu desenvolvimento, mostra desconhecer o processo da criação artística. Muitas vezes o motivo é tão importante quanto a estrutura. Mesmo que a última não se construa com base na constante Phi, não deixa de nos fazer pensar até que ponto este não entrou no motivo.

Essa outra discussão. Mas já é muito saudável que quem sabe do que fala nos explique de forma simples do que sabe.

http://www.rodalia.com/libroforo_comentarios.asp?LibroID=58
http://www.casadellibro.com/fichas/fichabiblio/0,1094,2900001115456,00.html?codigo=2900001115456&titulo=LA+PROPORCION+AUREA%3A+LA+HISTORIA+DE+PHI%2C+EL+NUMERO+MAS+ENIGMATICO+DEL+MUNDO
http://goldennumber.net/
http://www.mcs.surrey.ac.uk/Personal/R.Knott/Fibonacci/phi.html
http://www.mcs.surrey.ac.uk/Personal/R.Knott/Fibonacci/
http://mathworld.wolfram.com/GoldenRatio.html
http://www.championtrees.org/yarrow/phi/phi1.htm

0 comentários: