domingo, 8 de julho de 2007

Do Tamanho dos Peixes e das Lagoas

Quando o meu irmão João deixou os EUA, uma amiga americana, disse-me, com alguma perfídia: "preferiu ser um peixe grande numa lagoa pequena, a ser um peixe pequeno numa lagoa grande". Digo com maldade, porque é minha convicção profunda, que do ponto de vista profissional, (e ela sabia-o), seria sempre um peixe grande, admitindo, contudo, que o seu impacto na sociedade americana fosse menos notado. Este é o dilema de muitos de nós, "estrangeirados". A inteligência traz, consigo, uma obrigação ética. A questão é onde fazê-la florescer, criar, produzir, colhendo, em simultâneo, os benefícios materiais e de reconhecimento da sua utilidade e originalidade. "Fazes cá falta", diziam-me alguns dos meus amigos mais benévolos. No entanto, eu sabia que o terreno onde poderiam crescer, no seu máximo potencial, algumas das minhas qualidades, se as tivesse, não era em Portugal. Se a migalha da minha existência, poderia ter o impacto de um grão de areia no praia do mundo, era nos EUA.Permanece, contudo, em todos nós, a noção patriótica de estarmos ao serviço da Terra que guarda a nossa memória, sabendo, porém, que jogando no clube da vila, as nossas exibições ficarão aquém do que poderíamos obter se jogassemos nas grandes equipas. E porque não somos nós uma grande equipa? Sobretudo por factores psico-culturais. É certo que temos a presidência da União Europeia, mas não foi conquistada, é por rotatividade, "calhou-nos a nós", e tendo a "bola" na mão, a nossa grande inquietação é não fazer má figura, ficando secretamente aliviados quando a passarmos a outrem. E no entanto...no entanto, não tinha de ser assim. Voltar a Portugal é uma "lose-win situation", permanecer no estrangeiro é uma "win-lose situation". A forma que antevejo de ganhar pelos dois lados é acreditar que poderemos fomentar uma mudança cultural que vai para além da nossa "expertise" técnica, e que estimule os nossos filhos ao atrevimento da diferença, e que é deles o mundo, porque assim acreditamos.

0 comentários: