sexta-feira, 29 de maio de 2009

Abel e Caim

Pelo menos desde Abel e Caim, sabemos todos que não há guerras tão letais como as guerras fraticidas.

Ninguém escreverá nada sobre Dias Loureiro e o BPN como escrevem hoje Vasco Pulido Valente e Miguel Júdice no jornal Público de hoje.
Os restantes escribas podem baixar a pena.

(mais)

O descapotável

Nos tempos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, a febre revolucionária de esquerda estava ao rubro. Muitos portugueses, saídos de uma ditadura de direita, sonhavam com a patine de uma ditadura do proletariado. O ódio ao capital e aos capitalistas, se já existia, ganhou corpo nessa altura e perdurou até hoje.
Muitos filhos família ainda conservavam alguns sinais recentes de abastança, aventurando-se a sair de casa com o carro, cabelos ao vento. Os comentários variavam, mas não destoavam entre o “burguês” e o “reaccionário”. A resposta vinha então, na cartilha politicamente correcta de então: “- Ando a descapitalizar os meus pais”.
Portugal continua um país pobre, descapitalizado, que cultiva o ódio aos ricos, olha de lado quem cria riqueza, não encoraja os empreendedores, não [...]

(mais)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Este desporto não é para o Ronaldo?


Ronaldo perdeu por causa do Manchester ou o Manchester perdeu por causa de Ronaldo? Hoje ouvia-se, sobretudo, que foi a equipa do Manchester que não este[...]
(mais)

Do I: As eleições europeias são tudo menos europeias

As eleições europeias costumam ser tudo menos europeias. Por vezes fala-se de Europa, mas não se faz política europeia. E o que falta à Europa é política. Melhor, um debate político correspondente à sua relevância política. O denominado défice democrático europeu é mais produto da falta de política que da falta de instrumentos democráticos. A prová-lo está o paradoxo de ao crescimento dos poderes do Parlamento Europeu ter correspondido uma diminuição na participação eleitoral europeia.
A União Europeia é[...]
(mais)

Onde está!? Que agora é só pau, ou pedra...


No último Domingo celebrou-se na Igreja a festa da ascensão de Jesus ao céu. Depois de morto e ressuscitado, Jesus continuou a aparecer junto dos apóstol[...]

(mais)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tanta teoria

Porque é que há arquitectos que pensam tanto sozinhos em outras coisas que não arquitectura, em vez de pedirem ajuda? E porque é que este admira tanto o poder? O poder, em geral, claro. Para ele, Lisboa não precisa de praças para estar. Mas sim praças monumentais. Para vermos bem o Rei. Tiananmen deve ser a que fica mais próxima, em estilo. Vamos ter um bom sítio para concursos de papagaios de papel.

Esta é talvez a melhor parte (com vários erros históricos): "A minha posição é que não há nada para restaurar. Na época pombalina não havia desenho algum, era um terreiro, ponto final. A não ser que queiram restaurar o desenho do Estado Novo, feito no início dos anos 1930. Deix[...]

(mais)

domingo, 24 de maio de 2009

Do Expresso: «Geração Maizena»


“O Dr. Paulo Rangel tem que comer muita papa Maizena antes de chegar aos calcanhares do Dr. Basílio Horta!”…

A frase deu manchet[...]
(mais)

sábado, 23 de maio de 2009

Chavismo

O Chavismo A é uma doença epidémica, que se propaga de um país com um regime totalitário de esquerda e está a atingir Portugal em grande velocidade e intensidade.

As manifestações mais recentes e reconhecíveis, são:

.Uma vontade irrepreensível de nacionalizar empresas e contornar regras nacionais e comunitárias de aquisição de produtos.

.Jovens estudantes barbudos, com ar desvairado revolucionário de esquerda,nascidos em Democracia, a gritarem impropérios e a chamarem fascista ao Primeiro-Ministro que visitava uma escola secundária em Lisboa.

(mais)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Constância do Banco de Portugal...


Diz o Jornal «i» que, por lapso, os administradores do Banco de Portugal não receberam durante o ano passado o aumento que lhes era devido e que, por causa di[...]

(mais)

JBC... sempre


João Bénard da Costa vai fazer-nos muita falta. Porque morreu um homem maior.

Com João Bénard da Costa part[...]
(mais)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Feira do Livro

A feira do livro deste ano esteve diferente e muito melhor. Muito melhor mesmo. Incomparavelmente. Quem foi o responsável? Quem pôs na ordem os grémios dos editores? Alguém sabe?

(mais)

Ora bem,

vejamos, nas legislativas não vou votar. Volta e meia assim faço. Não votarei por duas razões. Gostava de ter um governo de maioria relativa, para irmos aprendendo a viver com esse estilo tão europeu, e não gosto de nenhum dos candidatos em quem poderia deitar o meu voto, como se diz.
Nas europeias, acho que vou votar (se estiver por cá, claro). Para contrariar, se calhar. Mas também porque a Europa é o melhor que nos aconteceu e acontecerá. Ora, seguramente não votarei no homem de Coimbra que representa o que de mais antigo este país tem. Nele não voto de certeza.
E hoje li uma entrevista de que gostei. Gostei muito mesmo. Um homem de direita e católico (coisas que não sou muito) e com ideias bem fabricadas (coisa de que gosto [...]

(mais)

II. Riscos do Vaticano II

Mas o segundo vício que foi potenciado com o Vaticano II é o da submissão ao século. E este vem dos não católicos. Como a Igreja vem ter com eles, acham que vem prestar vassalagem. Simpatizam com ela vagamente quando faz o que a modernidade quer. Aceitam as suas desculpas tanto quanto as exigem quando se trata de Galileu ou da colonização, acham-na simpática quando tem actividade humanitária, querem-na julgar apenas pelas suas categorias de modernidade. Mas não admitem que seja uma religião. E que tenha doutrina própria.

Quando a Igreja vê os seus missionários morrer em África ou na América Latina ou na Ásia, vítimas de perseguições e de uma presença de humanidade no terreno, acham que mais não faz que o seu dever, e deixam quando muito saltar [...]
(mais)

O Estado do Estado, no Nicola



No café Nicola em Lisboa, teve lugar ontem um encontro do candidato Paulo Rangel com bloggers. O candidato,blogger actua[...]

(mais)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O humor tem ideologia?

O Yes, Minister/Prime Minister era a série favorita de Marga[...]

(mais)

I. Riscos do Vaticano II


Já se glosou que bastasse o tema do papa e do preservativo. Curioso que quando se trata de teologia a única[...]
(mais)

Tigres domados

Vi ser construído de raiz o primeiro bairro social em Peniche.
Não são os bairros simples de pescadores de casinhas térreas ( ao pé da Papôa ou a poente do Forte), mas os grandes blocos brancos que ficam ao lado da praça e em frente aos correios e para onde se mandaram os excluídos (etnia cigana, africanos vindos das colónias e outros).
Desde logo se tornou conhecido como o "Cambodja". É um mercado de droga, toxicodependência e prostituição para desespero das poucas famílias trabalhadoras que lá também viviam.
Aqueles vivem da prática de crimes. A situação agravou-se com o Rendimento de inserção social. A partir desse momento, foi todo um modo de vida que se cimentou.
Alimentam-se nas pastelarias - Peniche deve ser a localidade portuguesa com mais pastelarias por metro qu[...]

(mais)

domingo, 17 de maio de 2009

Sondagens

Já que estamos a falar em grandes séries, e como vêm aí muitas sondagens (três eleições em 5 meses - é só fazer as contas), nada melhor que relembrar o Yes, Prime Minister. Já agora, para os políticos que acreditam em teorias da conspiração sobre sondagens: sim, as que vos dão maus resultados foram feitas exactamente assim...

(mais)

Filmes



A Lusa indica que Jorge Jesus, o treinador do Sp. Braga, considerou que as notícias que o dã[...]

(mais)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bem visto

"(...) Sem ensino pré-primário, uma escola sem moral, uma ideologia de facilitismo e de irresponsabilidade, bairros sociais que são guetos, integração social e moral impossível e uma sociedade avessa a impor valores, conduziram a esta situação socialmente explosiva. E para percebermos o que se passa, nem falei da Crise. Neste caso não há crise, há uma catástrofe social cozinhada em lume brando nos últimos anos da nossa política."

O que de melhor vi escrito sobre a Bela vista. Luís Campos e Cunha no Público de hoje.

(mais)

i?

Desci para comprar o jornal, o que já faço raramente por causa da Internet, e ia comprar o "Público" quando me lembrei que afinal havia outro. E pedi. A resposta ao meu pedido foi: o quê? Importa-se de repetir? Eu insisti da melhor forma que pude: queria-o-i por favor. Também podia ter tentado: tem-o-i? Mas lá o consegui o i.
Mas isto é nome de jornal? Não há uma escola de dar nomes? Ou foi de propósito para que houvesse reacções como a minha? Fora isso, parece um bom jornal e os 10 primeiros minutos que passei com o dito foram agradáveis. Uma boa crónica (um bocadinho socialista, digamos) do Pedro Lomba, boas fotografias, uma ou duas reportagens de fundo que parecem interessantes, agrafado, política doméstica qb sem ser em excesso, e mais.
Era bom que fosse bom porque apesar de[...]

(mais)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Boston Legal (Alan Shore & Francisco Louçã)

O Miguel Poiares Maduro e eu tínhamos já há um tempo acordado em vir a discordar sobre a interpretação que cada um de nós tem sobre a série de televisão[...]

(mais)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

É bom ter a quem olhar

«Modelo de príncipes, exemplo de senhores, espelho de contemplativos és tu, bem aventurado Nuno! Tu foste firme e forte em combate, tu foste co[...]

(mais)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Já não é proibido proibir!


Ontem, ao ver e ouvir Carmelinda Pereira, tive o meu momento nostálgico. De repente, e sem aviso, revi esses [...]
(mais)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A melhor série televisiva…


O título do post é uma provocação ao Gonçalo. É o principio de um debate há algum tempo prometido... Boston Legal é a melhor série televisiva [...]
(mais)

domingo, 10 de maio de 2009

Bloco central ?

Há cerca de 15 dias, numa entrevista que deu a Mário Crespo, na SIC, Manuela Ferreira Leite terá dito algo que fez parecer a Augusto Santos Silva que ela estaria a abrir a porta para a formação de um futuro bloco central. Caiu-lhe tudo em cima, como de costume, mas desde então não se fala noutra coisa. Debates nos meios de comunicação, afirmações de políticos (sobretudo de dirigentes e ex-dirigentes socialistas), comentários de comentadores, insinuações de jornalistas… enfim: não se fala de outra coisa.
José Sócrates, entretanto, do alto da imponência a que o obriga a sua estratégia de comunicação, não fala sobre o assunto, mandando alguns ministros e deputados, porém, dizer sobre o “assunto” que a questão é prematura, já que o PS luta apenas e ainda por uma maioria absoluta. Manue[...]

(mais)

Compre mais, LEYA mais


A LEYA está na feira com um conjunto de stands que se apresenta como um todo unitário.
Os stands estão pensados para a livre circulação, exi[...]

(mais)

Vocação proprietária


Somos tão obececados pela propriedade, que não nos basta sermos[...]

(mais)

sábado, 9 de maio de 2009

Caderno de Encargos

E se a culpa não fosse do arquitecto? Se o arquitecto até fosse bom, mas a culpa fosse do resto? Por exemplo, do caderno de encargos. Se o caderno foi, olhe faça aí uma coisa bonita no seu computador para ver o que dá, então pode ser que arquitecto tenha feito o seu melhor. Mas esse caderno estaria errado.
Em primeiro l[...]
(mais)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

That's all folks!




Pensei «citar» o Vasco Granja e chamar «Koniec» a este post. Mas não é verdadeiramente de «Koniec» que se trata. Desde logo porque sempre gostei mais do liberalismo dos Looney Tunes do que da animação polaca que traumatizou a minha meninice (nessa época de candura, «animação polaca» queria dizer isso mesmo). Mas sobretudo porque «Fim» é uma palavra demasiado radical. Se é ve[...]

(mais)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

P. Rangel, M. Pinho, B. Horta e P. Maizena...

Ontem, dia 5 de Maio, na Assembleia da República, Paulo Rangel, que já fez parte do Geraçãode60, lançou o seu novo livr[...]

(mais)

terça-feira, 5 de maio de 2009

domingo, 3 de maio de 2009

Unicidade



O Primeiro-Ministro, José Sócrates, apoia a candidatura de Durão Barroso a Presidente da Comissão Europeia.

O candidato da PS às Elei[...]

(mais)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Europeus e Norte-Americanos



Há já alguns anos calhava-me regularmente a tarefa de dar a uma classe de norte-americanos seniores uma aula sobre a história da língua portuguesa. Certa vez, numa dessas aulas, alguém me pergunto[...]

(mais)