segunda-feira, 11 de maio de 2009

A melhor série televisiva…


O título do post é uma provocação ao Gonçalo. É o principio de um debate há algum tempo prometido... Boston Legal é a melhor série televisiva em exibição! É o espelho das duas almas americanas. Denny Crane (William Shatner, esse mesmo: o Capitão Kirk da Star Treck ) e Alan Shore (James Spader) são dois advogados excêntricos de sucesso, amigos inseparáveis mas ideologicamente opostos. São eles o centro da série e da sociedade de advogados em torno da qual tudo gira. O modelo da série não podia ser aparentemente mais clássico: um escritório de advogados e, em cada episódio, dois casos jurídicos resolvidos com o habitual sucesso. A primeira novidade reside no carácter disfuncional da sociedade de advogados. A Crane, Pool and Schmidt está para o conceito de uma sociedade de advogados como os Sopranos estão para o conceito de família…. De forma notável a série nunca cai, no entanto, no absurdo e muito menos no ridículo. Ao contrário de outras séries (recordo-me de Ally McBeal) consegue manter a credibilidade. Muito se deve ao facto de, no meio de tantos advogados excêntricos, existirem duas ou três personagens que são âncoras de estabilidade e apego à realidade. Da mesma forma que o palhaço pobre sempre necessitou de um palhaço rico estas séries disfuncionais só funcionam se tiverem alguns personagens que tornem credível tudo o que se passa à sua volta. Neste caso, essa figuras são desempenhadas por Candice Bergen, John Larroquete e Rene Auberjonois. São eles que permitem a Shatner e Spader brilhar. A excentricidade dos seus personagens permite-lhes dizer o que seria inaceitável noutro contexto. Alan Shore e Denny Crane violam todas as regras do politicamente correcto (na linguagem e no comportamento: bebem, fumam, "assediam" as mulheres, utilizam palavras quase fora de uso no actual contexto americano…) e ao fazê-lo permitem que tudo se discuta nesta série: os argumentos de todos os lados e quase todo o tipo de argumentos.
A série é, igualmente, notavelmente escrita. Em cada episódio há uma história mais ligeira e uma que representa um tema fundamental na sociedade americana: a tortura, o uso das armas, o aborto, etc. O que é fantástico é que, embora sendo perceptível um certo favoritismo por um dos lados da questão, a série nos apresenta ambos os pontos de vista. E fá-lo de uma forma profunda e com um rigor digno de um artigo académico! Só West Wing demonstrava a mesma preparação e profundidade no tratamento dos temas.
Mas a série termina sempre com Crane e e Shore: a América conservadora e a América liberal que se encontram naquele terraço. As suas diferenças permitem à série representar as duas Américas. A sua amizade permite à série oferecer aos americanos a esperança de algo bem mais difícil de concretizar: reconciliar essas diferenças.
Não sei se isto quer dizer alguma coisa: apesar de Bóston Legal ter tido um número recorde de nomeações para os Emmy não irá voltar este ano…

9 comentários:

Duarte Vaz Pinto disse...

Não posso estar mais de acordo! Acabei há uma semana de ver a última série, foram 6 meses a ver aquilo tudo de seguida! Brilhante! Crane e Shore são uma dupla imbatível, possivelmente uma das melhores que a televisão já teve. Os argumentos são fantásticos e esta série ilustra bem a sociedade americana no seu melhor e pior com todas as suas diferenças! Os actores todos, irrepreensíveis! Sem sombra de dúvida uma das melhores séries televisivas de sempre!!

Duarte Vaz Pinto

Manuel S. Fonseca disse...

Miguel,
Cem por cento de acordo. Um reparo: naqueles finais no terraço, se eles trocassem o whisky por um belo copo de tinto... That's all a man needs, a good smoke and a glass of Douro wine.

Martim Bernardo disse...

vossas excas. esqueçeram-se de publicar onde se encontra tal série... imagino que vssas Excas, teem 100 canais da Meo, da Zon ou de outra palavra sexy com 3 letras do Cabo Lisboeta, ou nas estantes da FNAC...
Desçam ao país real, não sejam tão possidonios...

Martim Bernardo disse...

seja como for,Will Shatner sucks big time.

Anónimo disse...

Nunca vi, embora me interesse por boas séries jurídicas e policiais, o facto é que vejo muito pouca televisão ( até há uns anos só via os telejornais e futebol), e agora graças à Internet (e agora demoro menos de 20 minutos a ver os três telejornais, nos sites e em fast forward), agora praticamente é só bola (e é quando não posso ir ver o Glorioso ao estádio da Luz, mesmo assim não deixo de ir à varanda da casa - moro ao perto do estádio- ouvir os golos )...

Com os melhores cpts.,
CCInez

Gonçalo Pistacchini Moita disse...

Meu caro Miguel, depois de uma longa espera, estamos finalmente em desacordo. Não quanto à qualidade da série (que se pode ver na FOX), mas quanto ao que ela significa. Logo à noite, como prometido, voltarei aqui para explicar porquê. Quem sabe começaremos aqui um longo debate!? :)

drengo disse...

nas poucas oportunidades que tive para assistir a alguns episódios, acabava por seleccionar outras séries já conhecidas transmitidas na mesma altura. com esta apresentação, fiquei com curiosidade para assistir a um episódio à primeira oportunidade.

bem haja.
J.

Anónimo disse...

E se fosse 'a glass of Alentejo Wine"? Recomendo o Pera Manca de 2007. Absolutamente divinal.

Miguel Poiares Maduro disse...

Caro Manel,

Já estás a pensar numa versão portuguesa? Posso fazer de Crane ou Shore (tanto me faz!)? E já agora, que tal juntar um pratinho de petiscos? abraço
Martim: há sempre a amazon e afins.. e vai ver que se vir esta série muda de opinião quanto ao Shatner.
abraço a todos
Miguel