terça-feira, 12 de maio de 2009

Já não é proibido proibir!


Ontem, ao ver e ouvir Carmelinda Pereira, tive o meu momento nostálgico. De repente, e sem aviso, revi esses tempos longínquos em que tudo era simples…

A crise tem solução. Uma única solução. E óbvia, ainda por cima. Proibir os despedimentos! Os males do mundo e os males dos trabalhadores – em rigor, uma e a mesma realidade – resolvem-se de uma penada se o Estado proibir os patrões de despedir.

Perante a estupefacção da entrevistadora, Fátima Campos Ferreira, que aventou, “mas, então, vamos proibir as empresas de ir à falência?!”, logo Carmelinda Pereira nos sossegou, “isso, é preciso que o Estado proíba os empresários de declararem falência!”.

Durante anos, lembrei o PREC e a sua retórica atribuindo a cândura da minha memória à infância de então. Contudo, ontem, ouvindo Carmelinda Pereira, percebi que talvez não fosse assim. Afinal, há quem continue apegado a verdades simples. Cegamente apegado. E, como à época, a verdades demasiado simples.

No fim, fica a certeza do revisionismo. Quarenta anos depois, já não “é proibido proibir!”.

6 comentários:

Alexandre Brandão da Veiga disse...

É a solução do PAC (Parti Anti-Capitaliste) em França.

A estratégia é simples: exaurir o Estado burguês para permitir a segunda fase, esta revolucionária. Mas isso significa a negação da dialética marxista. O capitalismo jã não é consumido pelo seu sucesso, mas por uma parasitagem do Estado.

Os revisionismos são ainda mais vastos. Mas ao menso os PAC clássicos têm a vantagem da sua pequenez e (relativa) ortodoxia. São muito menos perigosos que o patchwork de esquerdas totalitárias ditas renovadas e obcecadas com as garantias liberais burgesas. São essas que mais parasitam a Europa.

Martim Bernardo disse...

Diria, até, mesmo mais: o carjacking fomenta o avanço da economia de mercado. já que quem não paga um mercedes pode não pagar dois ou três.

Luis Melo disse...

Há coisas fantásticas não há?

pvnam disse...

«........mini-spam........»
Separatismo na Europa

Existem dois tipos de povos:
-> Os Povos de Boa Vontade: apenas reivindicam o legítimo Direito à SOBREVIVÊNCIA da sua Identidade.
-> Os Povos Predadores: estão numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios [um exemplo: os africanos a longo prazo irão dominar demograficamente (por exemplo) Portugal].
---»»» Os adeptos dos Predadores que fiquem com eles... as pessoas de Boa Vontade, antes que seja tarde demais, devem reivindicar o legítimo Direito ao SEPARATISMO-50-50.



---> Por motivos óbvios... os Predadores são intolerantes para com a preservação/sobrevivência das Identidades Étnicas Autóctones...
---> Como não constituem uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL - isto é, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica - os Bandalhos Brancos (a maioria dos europeus) procuram infiltrar-se em qualquer lado [ex: quer importando outros povos para a Europa... quer deslocando-se para o território de outros povos...], consequentemente, os Bandalhos Brancos são intolerantes para com a preservação/sobrevivência das Identidades Étnicas Autóctones...



ABRAM OS OLHOS: Não há tempo a perder com Bandalhos... há que mobilizar, para o SEPARATISMO, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...

pvnam disse...

ANEXO:
Os Bandalhos Brancos estão a liquidar os Direitos das mulheres.

---> Os Bandalhos Brancos (a maioria dos europeus) não se têm preocupado em constituir uma sociedade sustentável (média de 2.1 filhos por mulher), e têm argumentado que se deve recorrer à imigração para resolver o problema demográfico!!!
---> Mas acontece que muitos imigrantes vêm de países (ex: islâmicos) aonde precisamente foi a repressão dos Direitos das mulheres (mulheres são tratadas como úteros ambulantes...) que permitiu alcançar uma boa produção demográfica... e consequente exportação de população.
---> Quando a população originária desses países dominar demograficamente a Europa (eles caminham para isso a passos largos) , quem (leia-se os Bandalhos Brancos) andou a proclamar que os imigrantes seriam os salvadores do problema demográfico, sabe muito bem que vai ter que comer e calar...,...
CONCLUINDO: Os Bandalhos Brancos estão a liquidar os Direitos das mulheres... e a Liberdade de Expressão (veja-se os casos de Theo van Gogh, Geert Wilders, etc...).

Martim Bernardo disse...

Fantásticas. boa malha. a realidade supera a melhor ficção.