sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pittsburgh, Portugal

Sim, é verdade que estes dias são decisivos para o futuro imediato de Portugal. Mas esse futuro não se joga unicamente no dia 27 de Setembro, nas urnas – joga-se também estes dias, em Pittsburgh. E talvez, just maybe… Pittsburgh tenha mais impacto no nosso futuro económico que o resultado das legislativas.

Nos últimos anos, vários autores têm salientado a assimetria que existe entre a globalização de certas arenas (economia, informação, conhecimento, cultura, ambiente…) e a globalização das instituições democráticas, levando-os a defender a necessidade de mecanismos democráticos (também) a nível global. E nessa linha, que tal esta citação?

O desenvolvimento da tecnologia (…) resultou em algo equiv[...]

(mais)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quem semeia ventos...

Depois de ter aqui apresentado as nossas sondagens para es[...]

(mais)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pessimista Grothendieck?

Grothendieck é conhecido por ter mau feito. Mas quando é um grande matemático a dizer isto, poderá não ser verdade, mas faz pensar

http://www.lacitoyennete.com/magazine/retro/grothendiecka.php


« Or, dans les deux décennies écoulées l'éthique du métier scientifique (tout au moins parmi des mathématiciens) s'est dégradée à un degré tel que le pillage pur et simple entre confrères (et surtout aux dépens de ceux qui ne sont pas en position de pouvoir se défendre) est devenu quasiment une règle générale, et qu'il est en tout cas toléré par tous, y compris dans les cas les plus flagrants et les plus iniques. »

(mais)

sábado, 19 de setembro de 2009

Ah Querem Sondagens !?

Ah querem sondagens? Então tomem lá esta, feita pelo Centro de Sondagens e de Estudos de Opinião da EuroPalpite para o geracaode60.blogspot.com. A ficha técnica é igual às outras e a margem de erro é de 0,00 %. Dia 27 cá estaremos para o confirmar:

PSD - 36% - 38%
PS - 32% - 34%
CDS-PP - 9% -

(mais)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Asfixia Democrática ou Morte por Estrangulamento !?

No dia 11 de Setembro deste mês a notícia era a de um empate técnico nas intenções de voto entre o PS e o PSD. De acordo com essa sondagem, realizada [...]

(mais)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A matrioska




"Abrazos Rotos" de Almodovar tem o fascínio de um realizador pela sua musa.
Este é um filme de tributo ao cinema, a[...]

(mais)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Arrogância e grosseria


Não cito nomes. Mantenho a minha regra de não imortalizar medíocres. Interessa-me o fenómeno mais que os seus espécimes exemplificadores.

Vê-se hoje em dia muitas vezes a acusação de arrogância sobretudo em relação a políticos. A visão que as pessoas têm da arrogância parece-me algo distorcida. E frequentemente injusta.

O conceito é dos mais estranhos e deixou-me perplexo bastante tempo. Quando se pensa em arrogância vem-nos a imagem de alguém que puxa para si alguma coisa. O problema é que de origem esta vem do verbo “rogo, as, are aui, atum” e este não indica um movimento para si, mas de nós para outrem. Um movimento para fora.

O primeiro passo não nos ajuda. Olhemos para o prefixo. Se arrogar viesse de “ab-rogare” a coisa estaria re[...]
(mais)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Não sejam quotas!

Aparentemente, é a primeira vez que a Lei das Quotas se aplica às listas das Legislativas e das Autárquicas. Este artifício - tão humilhante p[...]

(mais)