segunda-feira, 29 de abril de 2013

É a República, Senhores!

Tarde pio sobre o discurso de Cavaco Silva no dia 25 de Abril de 2013. Segui as críticas a quente, depois arrefecidas, sobre as suas palavras. E espanta-me a indignação de tantos republicanos.
Então não combinaram que quem representa o Estado é escolhido, ciclicamente, por uma parte dos cidadãos. Que esse personagem não tem poder nenhum a não ser o da bomba atómica, isto é, a possibilidade de, por livre arbítrio, dissolver a Assembleia da República mesmo que haja uma maioria estável e coesa?
Então não será menos grave o Chefe de Estado poder dizer o que lhe apetece nesse órgão de soberania que está à sua mercê? Não será menos grave Cavaco Silva serenar Seguro na véspera do Congresso, a dois anos de eleições, e depois da promessa de sombra semanal de José Sócrates? Não será menos grave suportar e apoiar o Governo da Nação, seja ele de que cor for, nestes tempos de difícil travessia?
Com um Rei não teríamos estas dúvidas de facção ou de competências. As suas palavras não obedecem a um ciclo nem a qualquer partido e a sua existência depende da confirmação das Cortes.
Não é mais claro? Mesmo não sendo eleito, não resultará mais respeitador dos representantes do Povo? Não será melhor garante da estabilidade governativa?

16 comentários:

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel vaz serra....... disse...

Estimada Inez
Agradeço a nova forma de publicação dos nossos comentários..........
Sobre o tema Presidente e sistema, o ex-PM Dr.Pedro Santana Lopes lançou no facebook uma pergunta a propósito do seu livro
"Pecado Original".
Tomo a liberdade de a trazer ao seu blog .
A pergunta:
"Portugal é um sistema semipresidencialista.
Gostaria de mantê-lo como está ou aproximá-lo mais do modelo presidencialista ou do modelo parlamentar, reforçando os poderes do Presidente ou reforçando os do Primeiro-Ministro???"
Eu nunca acreditei em poderes repartidos.
O sistema devia ser Presidencialista como nos USA ou então como nas Monarquias actuais em que o Primeiro Ministro é quem manda suportado por um Parlamento democraticamente eleito.
Quando há dinheiro todos comem e andam contentes no nosso sistema.
Nas alturas de crise, como a actual acontece como nas nossas casas, todos mandam e ninguêm tem razão.
Depois temos um sistema semi mal desenhado pois o PR pode vetar as leis,por exemplo, mas elas voltam ao Parlamento e podem ser aprovadas mesmo com o veto do PR.
Não faz sentido pois a única coisa que provoca é um atraso de vida ao povo já "over loaded" de burocracia medieval que Portugal mantêm viva e que nos atrasa em relação ao resto do mundo.
Como diz a Inez, tem em seu poder a
Bomba atómica.
Foi o que Jorge Sampaio fez com o
119.º Primeiro Ministro de Portugal.
Bombardeou-o apesar de ele ter o apoio total do Parlamento e com uma maioria absoluta,coesa e estável.
Depois temos um Tribunal Constitucional mais poderoso que o PM e PR. Outra coisa que não faz sentido algum pois a Constituição TEM que ser clara e cumprida,ponto final.
Temos vários Constitucionalistas que cada um interpreta a mesma da maneira que convêm aos amigos que estão no Governo de turno e o Governo de turno que faz leis ambíguas como essa anormalidade da lei sobre os mandatos dos Presidentes da Câmara.
Ora se a Constituição Portuguesa permite que se façam leis ambíguas é porque ela tambêm o é.
Com uma Constituição assim não faz sentido sequer discutir o sistema pois tudo começa ERRADO de raiz.
O mesmo se passa com o código penal. Cada Juiz sua sentença.
Para que existe então o código?
Não está claro?
Tambêm é ambíguo?
Portugal é a País da ambiguidade. Nada é mesmo.
Tudo é a meias, semi.
Assim estamos........
(continua)

miguel vaz serra....... disse...

(continuação)
O que há que discutir é uma nova revisão da Constituição com a modificação de tudo o que é ambíguo e que portanto pode ter várias interpretações ,para começar. Depois fazer um sistema totalmente Parlamentar ou Presidencialista.
É indiferente qual seja.
O importante é mandar só uma pessoa.
Não estamos contentes? Votamos outro passados 4 anos.
Já agora dou o caso da Itália que poupam vários milhões de euros em eleições presidenciais ou nos casos das Monarquias em que está provado, gastam muito menos que as Repúblicas em representações de Estado.
Temos aqui mesmo ao lado o caso da família real Espanhola que gasta 9 milhões de euros por ano e nós, com menos 30 milhões de habitantes que eles, muito mais pobres que eles e com um territórios muito menor, gastamos 16 milhões.
Faz sentido? Claro que não.
O facto de Presidente da República ter em Portugal um carisma paternal , de chefe máximo da Nação, faz muita gente apostar pelo sistema Presidencialista.
Ora já não estamos em Ditadura, ou seja, por mais Presidencialista que seja o sistema "ele" vai ter sempre que pedir e ter o apoio dum "Congresso" ou Parlamento para aprovar os Orçamentos de Estado e todas as leis que possa querer fazer, TAL COMO O PRIMEIRO MINISTRO.
Para quem não está informado, pode sempre ler sobre como se governa nos Estados Unidos da América e vê que não há diferença alguma entre ter um PR ou um PM.
Só muda o nome.
Falo em Democracias, lógico.
Na Venezuela,Coreia,Cuba e até Rússia, a coisa muda muito de figura. Em Angola então nem vale a pena mencionar.
Vejam tambêm o sistema Britânico que tem dois Parlamentos.
Câmara dos Lordes, hereditária até há muito pouco tempo e a dos "Comuns".
A Rainha não manda nem governa e até os discursos que lê são-lhe dados pelo PM.
Tem no entanto uma influência muito grande na forma como o povo se comporta por ser um símbolo a seguir e na alta finança pelas amizades e ligações que têm há séculos.
São uma das fontes de divisas maiores do Reino Unido já que o turismo na Grã Bretanha é em grande parte atraído pela Monarquia Britânica, família Real,Palácios e Castelos.
Também aproveito para ressaltar um ponto positivo nas Monarquias Constitucionais, o facto de não gastarem milhões de euros cada 5 anos em eleições........

miguel vaz serra....... disse...

Estimada Inez
Já agora e a propósito de Repúblicas e Monarquias, gostaria de mencionar o exemplo impecável de calor humano, educação e sentido de Estado da Rainha Beatriz da Holanda.
Quando vivi em Amesterdão ainda reinava a Rainha Juliana(1948 – 1980) e era adorada pelo povo.
Era uma senhora que se levantava da cadeira e ia dançar com os povos africanos quando estava de visita e lhe faziam alguma recepção.
Não posso nem em sonhos imaginar Elizabeth II de Inglaterra fazer o mesmo. São feitios.
Ontem a filha, a Rainha Beatriz com emoção e uma Praça a abarrotar de cidadãos vestidos de Laranja ( em homenagem à família Real ) abdicou no seu filho,
o novo Rei da Holanda,
Willem-Alexander, casado com uma Argentina, agora Rainha Máxima.
A filha mais velha, C.Amália, será Rainha um dia.
Interessante ver que temos um Papa Argentino, o unificador dos tão divididos por Ratzinger, católicos e pela primeira vez uma Rainha Europeia tambêm nascida no mesmo País.
Coincidências à parte, e como já vivi em 3 Países com Monarquias, apesar de não simpatizar muito com a nossa família real, preferia esse regime no meu País.
Era mais fácil, mais barato, menos problemático, mais simbólico, mais popular, mais "turístico" e sobre tudo, menos político.............

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mafalda Rocha Vieira disse...

Dra Inês
Sabe que nós humanos nunca estamos contentes. Faz parte da nossa genética.
Os muito ricos sofrem com leviandades e têm aos olhos dos pobres tudo para ser felizes....
Os pobres sofrem carências mas são felizes no calor do lar e da família.
Quiçá porque casam por amor...digo eu.
Cavaco Silva é um homem muito complexo e complicado também.
Sabe que quem teve tantos anos o poder torna-se complicado.
Em relação ao discurso penso que vem tarde e a más horas.
Estamos num beco sem saída,desta vez.

maria lisboa....... disse...

Queridíssima amiga
Ainda há republicanos bons!
Olhe, uns falam falam e nada fazem....Outros só abrem a boca para apresentar soluções válidas.
Parabêns ao Pedro Miguel pelas suas ideia boas.
Santana Lopes sempre na crista da onda:"O Banco de Inovação Social (BIS) é uma rede criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que agrega uma série de Instituições, entidades e empresas cujo conhecimento, vocação, experiência e recursos se destinam a promover a inovação social através do apoio a projetos e negócios sociais inovadores. A rede BIS pretende ser um polo importante de mobilização de talentos, recolha de ideias inovadoras e captação de meios de financiamento para desenvolver soluções inovadoras às necessidades sociais do país. O BIS lançará em breve o Programa de Apoio ao Empreendedorismo vocacionado para a criação de novos negócios posicionando-se como um importante instrumento de criação de emprego, de promoção do envelhecimento ativo, do combate ao desperdício e ao abandono escolar, necessidades sociais consideradas como prioritárias nesta sua primeira edição."
Aqui fica o link:
http://bancodeinovacaosocial.pt/
ISTO SIM SÃO ESTRATÉGIAS SENHOR PASSOS E SENHOR GASPAR !!!!
"Governos para quê?
Ele é um político à séria!!!"

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel vaz serra....... disse...

Estimada Inez
Falando em República,na República Portuguesa acontecem coisas que nos deixam, a qualquer Sociólogo, boquiaberto.
Faz sempre confusão, impressão e até provoca certa repulsa ver gente festejar Ditadores, gente de ideologias nefastas que têm sangue nas suas mãos.
Não só é assassino quem mata. Também o é quem manda matar ou concorda com os dois últimos.
É por isso que me repulsa ver como o Partido Comunista festeja o centenário de Cunhal.
Antes de mais, provoca repulsa em qualquer democrático ver um Partido de ideologia sanguinária viver em Liberdade e comungar das mesmas regalias dos Partidos democráticos.
A nossa Constituição não permite Partidos de ideologias “Fascistas” portanto o Partido Comunista é ilegal. É ilegal há quase 40 anos e ninguém diz nada por hipocrisia.
Não vou perder tempo em explicar o que os Comunistas fizeram desde 1917 até agora.
Está aí. Está à vista.
Na Coreia do Norte continuam as mortes, os assassínios num regime sanguinário e nefasto que o Partido Comunista Português apoia e recusa-se a criticar sempre que há votação na AR nesse sentido.
É realmente incrível mas é verdade.
O mesmo acontece com todos os ditadores Comunistas em Angola,Cuba,China.
A hipocrisia democrática portuguesa é de tal maneira que até os média portugueses lhes dão voz como se um Partido mais se tratasse.
Para festejar Cunhal então tínhamos que festejar todos os anos o 28 de Abril, dia em que nasceu António Salazar.
Nunca mandou fuzilar ninguém e na sua criticável ditadura nunca fechou as fronteiras.
Era difícil ir a Espanha mas porque os Espanhóis dificultavam a entrada, não porque a ditadura de Salazar dificultasse a saída.
O mesmo Cunhal que viveu em plena Praça Vermelha no coração do seu amado Kremlin num Hotel de luxo, quando foi preso em Portugal estudou o que quis e deixou de querer.
Teve todos os livros que pediu para estudar e Licenciou-se em Direito em plena prisão Salazarista.
Era um homem inteligente., claro que sim.
Também Lenine o era, Estaline, Hitler, Franco, Mussolini.
Todos os ditadores o são ou não conseguiriam manter-se no poder pela força.
Manhosos, espertos, raposas velhas que com os dinheiros do Estado, do povo, compram geralmente os militares, facilmente vendíveis para manter-se onde querem.
Basta olhar para Angola para ver como é.
Na sua amada União Soviética quem não estava de acordo com a Ditadura sanguinária, ia parar à Sibéria e morrer congelado se conseguisse escapar às balas dos fuzilamentos massivos.
Esta é a verdade e só os mente-captos o podem negar.
Festejar Cunhal não só é uma afronta à Liberdade como a uma Nação que se diz democrática.
Ver gente como Judite de Sousa sentada com aqueles aprendizes de ditador todos a festejar um tipo como Cunhal é como mínimo chocante.
Senhoras como ela deviam ser cabeças de lista de alguma petição para ilegalizar o Partido Comunista Português, aliás, nada mais que fazer cumprir a nossa Constituição!!!

Anónimo disse...

Não vale a pena deixar um comentário porque será removido ou não fosse este um blogue monárquico.

Anónimo disse...

Abaixo a censura neste blogue!

VIVA A LIBERDADE ! VIVA O REI !

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inês
"Cavaco Silva destacou esta terça-feira os efeitos positivos da aprovação da sétima avaliação da troika para Portugal para declarar que se tratou de uma “inspiração de Nossa Senhora de Fátima”.
Li no Público.
Noutros tempos Cavaco pagaria na fogueira com a vida tamanha BLASFÉMIA.
Sinto-me, como Católico e crente no mistério de Fátima, insultado.
A maior desgraça jamais vista que nos podia acontecer, a entrada a convite de Sócrates daqueles três incompetentes órgãos internacionais e o PR diz que é intervenção divina?
Um memorando assinado pelo Partido Socialista que nos atirou para a desgraça económica maior de sempre.
Portugal numa situação jamais vista com um Governo igualmente nunca visto, com os pensionistas a ver a fome a bater-lhes à porta, uma desgraça de 40% de desemprego entre os jovens, 20 no geral, Empresas a fechar diariamente, cidadãos a entregar as casas aos Bancos, uma espiral recessiva jamais sentida, um futuro negro e opaco e vem este Senhor que diz que 12 mil euros por mês não lhe chegam, que o povo tem que nascer duas vezes para ser mais honesto que ele, ele que nos gasta 16 milhões de euros ao ano em viagens e mordomias quando a família real espanhola inteira gasta 9 e diz uma barbaridade destas? Uma blasfémia nefasta e horrífica? Dantesca?
Que vergonha. Que horror de doença má e infecta!!!

Anónimo disse...

Ex,ma Senhora Drª Inez, gostava muito de ouvir a opinião de Vossa Excelência acerca das recentes declarações do Senhor Presidente da República a respeito da Troika e da ligação desta a Nossa Senhora de Fátima (ou vice-versa). A crer nas notícias, pensa Vossa Excelência que Passos Coelho. Paulo Portas e Vítor Gaspar são os novos pastorinhos de Fátimas ? Em caso afirmativo, em que plano teológico e político fica o Senhor Dr Pedro Santana Lopes ? Antecipadamente grato pelo esclarecimento e douta opinião de Vossa Excelência.