domingo, 22 de março de 2009

A leonina jeremíada

Mais astuto e ágil do que o veloz Ulisses, Quim mereceu mesmo ganhar a Taça. E o Benfica também, a começar pela primeira oportunidade perdida logo no começo do jogo - ai NG, ai NG!. É verdade que o senhor de amarelo deu uma enorme casa ao marcar um penalty inventado pelos braços de Di Maria (na melhor tradição teatral de Buenos Aires). Mas o futebol sempre foi assim - lembram-se, já que estamos com a mão em memórias argentinas, do golo mítico e inolvidável que Maradona marcou com a mão de Deus, numa das mais indesmentíveis provas da Sua existência?
É por isso que não há paciência para a chiadeira que soa para os lados de Alvalade. A jeremíada leonina atingiu o ridículo e é um desmentido da história do futebol. Chega de baba e ranho. Componham-se. Ou, como, no "The Godfather", o Marlon Brando, digo Don Corleone, dizia ao aflautado e meloso cantor de Hollywood que lhe vinha pedir ajuda: "Act like a man!"

6 comentários:

Unknown disse...

Manuel, como digo no post acima, talvez eu ainda estivesse sob os efeitos alucinogénicos da companhia de uma lagarta de muitas patas que fumava ópio. Mas que juro que vi um braço a sair do peito de Pedro Silva, isso juro! Pénalti, pois claro.

Sofia Rocha disse...

O que eu lamento mesmo:

Temos em Portugal 3 clubes com orçamentos tão díspares face aos restantes competidores que nem sequer se pode falar de verdadeira concorrência ou verdade desportiva;
Que estes três clubes não ganhem tudo o que há para ganhar ainda me espanta, tal a desproporção de meios;
Que estas duas equipas já tenham sido arredadas de outras competições e se tenham agarrado a esta como bóia de salvação;
Um jogo, que por isso, se tornou de vida ou morte para os dois treinadores destes dois clubes;
Um jogo onde só por muito acaso ninguém foi parar ao hospital, tal a violência empregue dos dois lados;
Treinadores que soltam palavrões e impropérios como se não tivessem filhos em casa a assistir aos jogos;
Atletas e treinadores que ganham por mês 50.000, 100.000, 150.000 e se portam de forma pouco digna, com atitudes inqualificáveis, quando deviam ser exemplos para os jovens;
Que no final disto tudo, toda a gente se vire contra os árbitros, é coisa que me espanta.

Porque então, num negócio de milhões, não se faz dos árbitros profissionais e se lhes paga bem?

Ah, já sei é por causa da mística e da beleza do futebol.

Terceiro mundismo é o que é.

Manuel S. Fonseca disse...

Sofia, isso é mesmo conversa de sportinguista. Deve ser o sermão do Lumiar aos peixinhos.

Vasco M. Grilo disse...

Ontem, alheio as diatribes do meu velho clube de Alvalade em Lisboa, fui a San Siro ver o Inter bater o Reggina. 3-0 para os Neroazzuri.

Ele la' estava elegante como um jaguar negro correndo a relva em frente ao banco de um lado para o outro. Gestos cabalisticos e gritos estridentes aos seus lutadores.

Mou (pronunciado aqui em Italia como Mu de Murinho) comporta-se como uma verdadeira rock star de estadio. Todo o espaco e' dele e quando as claques neo nazis e outras cantam hinos com seu nome (literalmente) o fel que lhe escorre na alma pulsa seguramente mais forte.

macedo disse...

o benfica é uma equipa fraquinha! Durante o jogo todo, tirando um ou outra perca de bola de um jogador do sporting, n conseguiram fazer dois passes seguidos..

o lance do penaltie ganha importância pela enorme injustiça q coloca no resutado, tão fraquinho é o jogo do benfica..jogando à gil vicente, na "retranca", à espera de um deslize para um lance de contra-ataque..

o jogo n foi famoso mas viu-se(como já se tinha visto em alvalade à umas semanas) q a unica equipa q joga (algum) futebol é o sporting..
e o resultado mostrava isso, até o lucilio ter decidido o contrário!

é claro q erros existem e existirão sempre..este ganha dimensão pelo resultado q adultera, e por toda a confusão/conversa q precedeu a decisão entre o árbitro e o fiscal de linha..então o árbitro q está atrás tem "toda a certeza" e o gajo q tá msm de frente para o lance "n viu"?!??
tanta certeza e vai conversar com os dois fiscais de linha!? e dps é o gajo q tá a "uns kilómetros" q confirma a decisão do gajo q n consegue ver nada mas tem " a certeza absoluta q viu"!?

pois...
mas disto algo de bom me parece q resulta..é q o quique fica no benfica..e isso é mt bom para todos os outros clubes!

Manuel S. Fonseca disse...

Vasco, é showbizzzz puro. "Jaguar negro": boa imagem.