sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Particularidades (IV)


Quebrar correntes é temeridade que prefiro evitar. Como diria o Pedro, pelo sim, pelo não.

Desta vez, depois de gostos e de ódios, as particularidades são o mote. E, de novo, o Manel toca a trombeta...

Pois, assim, eu me confesso:

1) A desarrumação inquieta-me. Tenho um primeiro momento de absoluta inacção, incapaz de perceber por onde começar e sem entrever onde acabar. No fim, peço ajuda. Não sei arrumar sem ajuda.

2) Leio sempre vários livros ao mesmo tempo. Escolho-os, à vez, por puro impulso. Numa escolha sempre certa, adequada ao que aquele momento concreto me pede...

3) Prefiro camarotes ou coxias. Deve ser o meu lado fóbico, mas confesso que o prazer é outro.

4) Detesto ler jornais já lidos. Vincos amachucados, cantos revirados, dobras desacertadas, tudo me repele. Boa parte do encanto já não está lá. Pura e simplesmente.

5) Calço sempre primeiro o mesmo pé, variando embora entre meias (o esquerdo) e sapatos (o direito). Não sei porquê, mas é assim. E se por um instante a coisa ameaça falhar, um imediato desconforto impede a tragédia. E a ordem retoma o seu lugar, serenamente, dando-me paz.

6) Sou absolutamente intransigente na defesa do meu direito ao silêncio naquela primeira hora matinal que antecede o pequeno-almoço. Nessa fracção curta de tempo, não sou social. Ainda não estou para os outros. Aqueles primeiros momentos do dia são meus e são só para mim. Todos os dias.


3 comentários:

Manuel S. Fonseca disse...

Sofia, a escolha das coxias e o silêncio ao pequeno almoço são-me muito familiares. Mas que grande coincidência (não comigo, entenda-se).
Conheci, por oposição, uma pessoa que, quando acordada, se sentava na cama, respondia durante 5 minutos se fosse preciso e depois se esquecia absolutamente de tudo porque falava a dormir.

Sofia Galvão disse...

Manel, o meu silêncio é até ao pequeno-almoço. À hora de me sentar à mesa (o meu pequeno-almoço é à mesa), já estou social.
Quanto a essa lembrança de quem, sentada, respondia 5 minutos para depois adormecer, tem o seu quê de perturbador...

Sofia Rocha disse...

Por falar em pequeno-almoço, tomo sempre o pequeno-almoço sentada em casa, tarefa para os seus bons vinte minutos.
Também gosto de estar calada e por isso levanto-me antes do tagarela mais pequeno para ter sossego antes da guerra matinal começar.
Partilho a mania das coxias.