domingo, 23 de março de 2008

Um mundo em vias de (des)concentração psíquica e religiosa ?




Segundo uma notícia hoje publicada no El Pais online, Madgi Allam jornalista subdirector de Il Corriere Della Sera converteu-se ontem ao catolicismo numa cerimónia celebrada pelo Papa.
Trago esta notícia aqui pois ainda me estranha que hoje, os povos se continuem a dividir pelas crenças. Magdi Allam, pela inerência das suas funções, é supostamente um indivíduo com informação suficiente para que as suas decisões sejam tomadas em liberdade.
Num mundo em que sob a influência combinada da imiscibilidade essencial das consciências e o mecanismo natural de qualquer unificação, num mundo em vias de concentração psíquica, é estranho que continuem a existir credos que separem os homens e determinem as guerras.
Após séculos de história e de lutas apaixonadas, nem a ciência nem a fé conseguiram apoucar-se uma à outra. Pelo contrário, tem-se tornado claro que não se podem desenvolver uma sem a outra, pela simples razão de que uma mesma vida as anima a ambas. Talvez por isso as crenças subsistam. Talvez por isso o ouro, o petróleo, os diamantes ludibriem as sociedades.
Talvez por isso ainda seja um acto de vontade pertencer a esta ou aquela religião.

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei que este post já é antigo, mas mesmo assim merece o comentário atrasado.
O senhor chama-se Magdi, é só trocar o d com o g.

Rita Perestrelo