sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A Missão

Paul Warfield Tibbets era um piloto americano de 30 anos. A 6 de Agosto de 1945, num avião chamado Enola Gay (era, ao que consta, o nome da sua mãe), lançou sobre Hiroxima a primeira bomba atómica. Morreram de imediato cerca de 100.000 pessoas.

Paul Tibbets considerou até ao fim que cumpriu ordens e que a sua missão tinha o objectivo patriótico de acabar com a guerra o mais rapidamente possível. Por mais terrível e injusto que pareça não é fácil provar o contrário. Poderia ter recusado a missão? Terá tido consciência, antes, do poder letal da bomba que transportava?

“Durmo bem todas as noites” é uma afirmação que os jornais agora lhe atribuem. Morreu hoje, no Ohio, com 92 anos de idade.

2 comentários:

Lesma Morta disse...

Penso que a frase que proferiu mais tarde é bem sinal do que Tibbers pensava ao dizer "Se Dante (escritor famoso pela descrição do inferno em "A Divina Comédia") estivesse connosco no avião, teria ficado aterrorizado".

Madalena Lello disse...

nesse dia, para além das fotografias tiradas do avião, só um fotógrafo registou a cidade bombardeada, saisdeprata-e-pixels.blogspot.com/2007/07/fotografar-hiroshima.html