quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Salazar

Não sou, confesso, um fã de Jaime Nogueira Pinto. Não me revejo na sua visão do Mundo, muito menos nas suas opções políticas. Dito isto, é justo que se diga que este seu «Salazar - O outro retrato» é um livro notável a vários títulos. Desde logo porque Nogueira Pinto consegue fazer, em pouco mais de 200 páginas, uma síntese cultivada e inteligente do pensamento político de Salazar e um retrato razoavelmente desapaixonado da sua personalidade. Depois porque a análise que faz de dois dos períodos mais cruciais da vida diplomática e política do Estado Novo, a Guerra Civil de Espanha e a 2ª Grande Guerra, é particularmente bem conseguida. Finalmente porque a obra constitui o primeiro grande retrato de Salazar feito de forma desassombrada e razoavelmente distanciada por uma personalidade de direita no pós 25 de Abril. E é nesse sentido um contributo inestimável para a história recente de Portugal.
Só é pena que Nogueira Pinto dispense uma análise do papel de Salazar nas políticas mais repressivas do regime. Sem a qual, convenhamos, também não é possível entender e conhecer o Estado Novo.

1 comentários:

Inez Dentinho disse...

Caro Pedro, Tenho o livro para ler mas até lá detenho-me preventivamente nas memórias de Zita Seabra. Contudo, tendo sido aluna de Jaime Nogueira Pinto, entendo bem a admiração pela inteligência que conduz o livro e pela marca ideológica que o afirma e delimita.