segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mentir à lucidez

«Vitória, vitória, acabou-se a história». Era assim que acabava a delícia das crianças quando ouviam um conto antes de dormir.
E é assim mesmo nas eleições.
Ganhar e perder está previsto nas regras do jogo que conta votos como quem soma discernimentos e não como vagas de fundo. Quem ganha e quem perde age de acordo com este código. Não pode depois invocar singularidades, razões secundárias. Ganha o maior número, como está combinado. E esta  é a mentira da nossa lucidez de democratas.
Fernão Lopes,. nas suas crónicas medievais, falava no Povo como unidade sábia que acorria uno a fazer justiça. Como se a identidade colectiva não fosse plural.
Muitos escreveram sobre as  massas que somam sabedorias. Outros, pelo contrário, garantem que a maioria é sempre medíocre, por uma qualquer impossibilidade de generalizar a elevação, salvo em situações de perigo comum.
Sobra sempre a frase do melhor dos sistemas imperfeitos.
Ou a certeza de que quem governa os nossos dias são os nossos sonhos e mão os do olimpo eleito de quatro em quatro anos. E de que quem comanda as nossas vidas é o nosso trabalho, a nossa escolha pequena, livre, íntima. O nosso arbítrio. Inteiro.

6 comentários:

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Enquanto isso nós pagamos com os nossos impostos elevados ao máximo e os cortes irracionais, as loucuras, o esbanjamento e mesmo a ladroagem que encheu muitas offshores ( http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1977989&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA PARA QUEM QUISER LER )de muitos políticos corruptos, os milhões e milhões de euros que faltam nos cofres do Estado.
Depois temos situações incompreensíveis e que o PM nunca se dignou a explicar, pior, a oposição conivente nestes roubos tambêm não lhe pergunta, que são os subsídios à Banca que ainda por cima paga menos impostos que todos os demais, as "rendas" a empresas privadas como a ladra EDP. Tambêm temos ex-administradores da Caixa Geral de Depósitos a receber fortunas por ter la estado 5 ou 6 anos.... Enfim. Uma pornografia barata deixada pelos 16 anos de Socialismo que o PSD e CDS no Governo continuam a alimentar e a Troika já mandou acabar.
Subir impostos sabem.Roubar as pessoas tambêm. Cortar nas reformas de quem trabalhou toda uma vida e recebe uma miséria tambêm sabem.
Se isto é democracia.....
Esta gente que nos governa é infame, pérfida, sem ética, sem respeito pelo povo (BURRO)que os votou, mentirosos, alarves, gastadores, jogadores, caciquistas, enfim, um horror de raça humana que devia ser levada ao banco dos réus!!!

miguelvazserra disse...

Senhora D. Amália...........
6 de Outubro de 1999.
Recebo em Londres a notícia que sabia um dia iria acontecer se por cá ainda andasse......Amália, a minha querida Amália que fez o favor de me dar atenção durante 17 anos, tinha deixado este lado do Fado.
Talvez com ela, lembrei-me do dia em que em casa dela a conheci....
Da Amélia P Guedes com um molho de Totolotos e pedir-lhe que dissesse uns números! Miguel, dizia, "a Amália dá-me sempre sorte".
Essa Senhora tambêm já não está entre nós mas era tão divertida....Mãe duma prima minha....Por conhecer bem a Amélia, Amália deu-me atenção.
Tanta que nunca mais nos perdemos de vista apesar dos 41 anos que nos separavam. Era noite de Reis e em casa comemos Bolo Rei que a Pastelaria Suiça lhe tinha mandado de presente "como todos os anos" dizia pondo creme nas mãos,rolos na cabeça..."Sentai-vos".....Carlos Gonçalves esperava que acabássemos o bolo para começar os ensaios.....Amália ensaiou..........
Em Lisboa em sua casa sentia-me no Céu....
Não era admiração era paixão...Como se tivesse feito parte daquilo há milénios....
"Sabe? as pessoas idolatram-me de tal maneira que me sinto sempre sòzinha..." disse-me tantas vezes......por isso lhe telefonava vivendo tão longe de Lisboa, porque adorava falar com ela,ouvir a voz dela.........
Em Madrid rimos muitas vezes depois dos Espectáculos........Lá estavam as amigas da velha guarda, Dolores Pradera, Lola Flores....Parava os Guitarristas e começava a falar para as amigas. "Qué guapas sois. Gracias por venir a verme. Luego cenaremos con Pinto Coelho,verdad?" e gargalhava.
Deixava os Embaixadores para falar comigo que de joelhos ficava de mãos dadas com ela enquanto cansada depois de horas a cantar estava sentada no sofá do camarin....Esta era a Amália a verdadeira a desta fotografia,sem divismos nem as frescuras das que tentam imitá-la por esse mundo fora..........
Ficava louca de contente quando lhe enchia o quarto do Hotel de Malmequeres brancos que adorava.
As longas conversas por telefone Londres/Lisboa a falar de Sinatra ou Shirley Bassey....Amália fazia-me o favor de me tratar de igual para igual.
Em Lisboa veio ouvir-me ao Coliseu...Lá estava ela...Linda, sempre divertida..."Temos que nos despachar!" dizia ao meu Director José Tamayo, quando ele lhe disse que faríamos um espectáculo todos juntos misturando a Zarzuela com a Revista..."é que eu já estou muito velha"!! Mário Soares dizia "velhos são os trapos...A Amália não tem idade,faz parte da cultura da Nação". "Amália,vamos dar um beijo à Barroso"dizia."A bodas e baptizados só vão os convidados" respondeu...Mas Mário Soares saltou a segurança e correu pelos corredores para a ir buscar depois de eu lhe ter dado o alerta....
Tantas situações engraçadas por contar.....É que era mesmo divertida...
Noites sem fim de conversas...Muitas que tanta revista adoraria ter ouvido e que levarei para a tumba, da sua vida alegre e triste, dos seus amores....que o Filme nem em sonhos retratou....
Muitas vezes, não tenho vergonha de o dizer, choro a ouvi-la.
Almas há que não têm idade. Nem as amizades.
Era LINDA dentro e fora e eu.....eu morro de saudades,minha querida Amália............

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Gostaria de lhe pedir um favor.
Como gosto de a ler, pela forma única de falar por letras, queria que escrevesse sobre João Paulo II.
É um homem que me tocou como nenhum outro.Não por ser Papa.Pelo homem em si.É a personificação da Fé.
A Fé é algo que se pode encontrar dentro de nós,sempre.
Uns não a sentem, outros dizem que não, outros dizem que sim mas na verdade pouca têm, outros têm mesmo e vibram com ela e outros há,como eu, que não têm hipótese de não a ter pois mesmo que duvidem às vezes de certas coisas, logo têm provas concretas de que algo existe pois sentem e lhes foi dado provas concretas, dados estranhos para não poder duvidar.
Nestas coisas não há forma de criticar ou rir de. Ou se sente ou não e nem que seja na hora da nossa morte,só aí, todos sentem! Garanto!
Este homem olhou-me nos olhos uma vez e bastou-me esse momento para saber que não era comum.
Duas semanas antes de morrer, já diziam que nem aparecia mais em público, eu estava em Roma. Algo me disse que sim iria aparecer à janela como todas as quartas feiras. Fui ao Vaticano com 4 amigos mais.O Tio Varela,Tia, amigo Caetano e Bragança.
Perguntei aos guardas Suíços se o Papa aparecia. Disseram que era possível que não pois estava pior.
A Praça de São Pedro estava repleta de Jornalistas e Televisões de todo o Mundo.Não por Fé mas esperando a notícia bombástica. A morte do Papa.
Estavam ali há semanas esperando isso mesmo.
O Caetano e eu até fomos entrevistados para duas cadeias de televisão Francesas. Ele dum lado e eu do outro e de repente olhámos um para o outro e até nos rimos da coincidência.
Não cabia um alfinete naquela Praça. Milhares e milhares de pessoas com a mesma esperança, que o Papa viesse à janela.
De repente ouvimos gritos de todo o lado. O Papa, apoiado por várias pessoas veio à janela.
Num esforço enorme levantou a mão direita e benzeu a Praça no meio de um grito uníssono de todos cá em baixo.
Não se entendeu já nada do que dizia,mas isso não era necessário.
Todos sabíamos que queria dizer.
Gritei em silêncio: "Eu tambêm!"

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Mentir à lucidez....
Depois de uma semana de chuva, finalmente e para azar das empresas que nos alugam por pequenas fortunas os aviões e helicópteros para "ajudar" a apagar os fogos, estes acabaram este ano.
Como todos sabemos o Governo não fez absolutamente nada para acabar com esta saga.NADA!
As leis não são cumpridas, os criminosos que incendeiam milhares de hectares de terra por ano estão todos na rua esperando um novo Verão, enfim, para quê tanta morte de Bombeiros se nada acontece.
Estive à espera dos números deste ano para comentá-los e aqui estão.
É incrível como o Governo passa de lado.
Dezanove mil incêndios florestais.
121 MIL HECTARES de área ardida.
Repito, 121 mil hectares de área ardida.
Ouve um aumento de 13% em relação ao ano passado.
Só em Agôsto arderam 85 mil hectares!!!
Aparte de civis e inúmeros animais que morreram queimados numa agonia inimaginável, morreram este ano nove Bombeiros Portugueses.
Senhor PM Passos Coelho.
Queremos saber o que tem a dizer sobre este escândalo,um mais, nacional!!!
O meu pensamento vai para as famílias dos mortos em combate!

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Mais mentira de lucidez....
Estive hoje à espera de ver o Orçamento de Belêm para 2014 e fiquei e boca aberta.
A família real espanhola TODA gastava 9 milhões ao ano e pediram para que lhes fizessem cortes.
Estes cortam para................15,8 milhões de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas ninguêm diz nada???? Nem a oposição???
Num universo de mais de 40 milhões de espanhóis o chefe do Estado e toda a família gastou menos de 8 milhões em 2013 (7,933.710euros).
Irão gastar ainda menos em 2014!!!
Cavaco e a Maria gastaram 16,5 milhões. Somos dos Países mais pobres e endividados da UE. Temos menos de 10 milhões de habitantes e damos a Cavaco esta fortuna? Enlouqueceram?
Se 40 milhões de espanhóis dão 7 milhões a toda a família real, cá devíamos dar 2 milhões e já é muito pois eles não pagam nada e ainda recebem as reformas inteiras directamente para as contas bancárias.
Não podemos realmente acreditar que vivemos em Democracia. Isto é uma fraude.Tudo isto é uma vergonha tão grande que nem vale a pena lutar.É fazer as malas e desaparecer para sempre.Se todos fizessem o mesmo eu queria saber onde iam eles arranjar dinheiro para pagar estas vidas de luxo!!!!

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Ontem com muita tristeza li uma entrevista dum EX-PM deste dilacerado País.
Tristeza pela baixaria de vocabulário.
Tristeza pela mediocridade intelectual.
Tristeza pelo denegrir do nosso "Estado".
Tristeza quando leio um EX-PM chamar "Bandalho" a outro EX-PM.
Tristeza quando leio um EX-PM chamar "filhos da mãe" a Ministros Europeus, nacionais e membros da AR.
É o triste pelo "triste".........