sexta-feira, 28 de junho de 2013

Morrer pelos outros


José Maria Cortes foi morto à facada quando tentava assistir um amigo no chão, vítima de dois golpes da mesma arma, dados por um desordeiro na madrugada de uma feira bem regada.
Era casado, geria uma cadeia empresarial, jogava rugby e liderava dezenas de rapazes que pegam toiros no Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo. Era um exemplo de rectidão, de coragem e de condução de homens. Por isso atendeu a quem estava caído. Por isso morreu.
A demora dos bombeiros e das Forças de Segurança e a inactividade do Centro de Saúde de Alcácer nas primeiras duas horas de assistência devem ser objecto de inquéritos para apurar todas as responsabilidades desta tragédia. Vergonhosa foi, também, a cobertura televisiva inicial, sugerindo que a rixa da feira se travara entre grupos de forcados armados. É não conhecer quem pega toiros.
José Maria estava habituado a enfrentar de caras toiros bravos de 600 kg. Não estava preparado para homens cobardes armados nas suas costas.
Paz à sua alma. À Família, o consolo impossível.


9 comentários:

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Wemans disse...

Perante estas linhas da Inez, rezo pelo Zé Maria Cortes e sua família; quanto a mim, peço a graça de saber o que fazer... Morrer pelos outros, o verdadeiro Amor.

Helena Perdigão disse...

Felicito a Inez pela forma feliz como escreveu estas breves linhas sobre um forcado que deixará seguramente muitas saudades a quem o conheceu! Não conheci o Zé Mª nem a sua família, no entanto também sou mãe e não pude deixar de ficar indiferente a esta morte bárbara.

Helena Perdigão (Évora)

Anónimo disse...

VIsto que rejeitou o meu comentário anterior eu vou passar a explicar. A pessoa de que fala, e que diz que estava caída e que o ze Maria foi tentar socorrer sou eu! E porque nao quero, nem vou ter esse peso, explico-lhe que nao foi assim. Eu vi o Zé Maria sozinho rodeado por um bando de marginais e a tentar "safar-se" deles, e foi ai que corri de uma ponta à outra da feira para o tentar ajudar, infelizmente nao consegui mais do que levar 3 facadas, uma na mão, outra no pé, e um na barriga. Pois é, sou eu o "outro" forcado esfaqueado e que tentou "salvar" o Zé Maria, e nao o contrario como escreve, dizendo que ele morreu para me salvar. Este Grande Homem morreu para salvar deste grande bando de nojentos sem escrúpulos. Agradeço a homenagem que lhe fez mas tenho pena que nao tenha apurado os factos. Nao quero que aceite este comentário, quero apenas que reponha a verdade e nao quero ficar com o peso da morte de um grande amigo por ler coisas que pessoas que nao sabem o que se passou insistem em escrever.

Francisco Borges
20 anos

Anónimo disse...

Não sabia deste detalhe - de estar a prestar assistencia a quem dela carecia - e isso ainda torna o crime mais ignobil...

Que descanse em Paz

Anónimo disse...

Pegar toiros de caras qualquer um o faz, agora quando alguem vai pra cima deles(forcados) de maos e pés a coisa torna-se complicada. Com faca ? Temos pena, o outro so se defendeu, pois esse ze maria onde ia so armava merda, era muito bom com os amigos e as vezes nem assim, pois sozinho éra igual aos outros, quem procura encontra ! Obviamente que nao merecia morrer, mas um dia iria que ter a sua surpresa.

Anónimo disse...

Como pega touros de caras de 600kgs, Nao estava preparado para a cobardia ? Mas em que mundo esta gente vive ? armas ate ja no faroeste ja existiam..

Ha que ser mais inteligente que isso, coisa que infelizmente os Forcados e grande parte da malta do Rugby nao consegue. Acham que sao maiores e mais fortes que tudo e todos...

Engraçado como ah uns anos, elementos deste grupo de forcados em Santos (lisboa) numa das muitas lutas que "criam" na noite por onde passam, deixaram um amigo meu lixado da perna para sempre, onde perdeu mobilidade.. disso ja nao se fala, nem interessa.

Os meus pesames ah familia, e principalmente força para a mulher, que situaçao..

E ao menos, os "cobardes" foram apanhados, e espero que paguem pelo que fizeram.

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Fiquei como todos os portugueses em estado de choque com esta morte inacreditável.
Gostei do título,"Morrer pelos outros"......
Hoje e com a bomba atómica que Cavaco lançou na política portuguesa com aquele discurso que leu, lembrei-me disso mesmo,do seu título que li há muito tempo mas não comentei por ver que os meus comentários tinham deixado de ser publicados neste blog.
Depois disto veremos se os Partidos realmente "morrem por nós" ou se continuam neste sistema montado desde o 25 de Abril. Um lobby de banqueiros e políticos que mandam e enriquecem de forma nefasta à nossa custa, à custa da miséria do povo português.
Um Governo de Salvação Nacional
Não votei Cavaco,não gosto NADA dele.
Acho-o péssimo profissional como político e pior PR do que foi Sampaio,o que para mim já dizer bastante.
Mas desta vez tem razão no que leu.
É lógico que falou e não terá sido pouco com a Troika e com a Alemanha para dizer,ou poder dizer, o que disse hoje.
No entanto eu concordo plenamente com o discurso lido por ele.
Não estamos em situação de eleições pelo tempo que temos,tudo em cima e foi explicado ao pormenor.
Só não entende quem não quer e isso já não é problema nosso.
Dito isto tem que se arranjar uma solução e por uma vez, por uma única vez,coisa que JAMAIS aconteceu em 40 anos de comédia democrática, os Partidos TÊM que pôr os lobies de parte, os interesses partidários de parte e juntarem-se.
Isto não é uma brincadeira.
Nós estamos numa situação delicadíssima.
Foi o PS que fez o memorando com a Troika e o assinou.PSD e CDS assinaram por baixo.
Quem hoje ouve Seguro parece que o PS nunca teve nada com o assunto o que os portugueses não entendem e por isso nunca as sondagens lhe deram maioria.
Estranho numa situação em que este Governo é do mais fraco e imbecil jamais visto.
Se Seguro e o PS não aceitarem o recto então os portugueses ficarão a saber que o Partido não consegue por uma única vez,meter os interesses partidários e de poder de parte e pensar exclusivamente nos portugueses.O mesmo para o PSD e CDS que assinaram o memorando que Sócrates fez com a Troika.
Agora sim vamos ver a verdadeira côr dos Partidos e do sistema partidário nacional e o que se interessam por nós portugueses.
Como leu Cavaco, o povo julgará se não se entenderem!!!!!!!!!!

Inez Dentinho disse...

Agradeço todos os comentários que só agora aprendi a publicar com a moderação ligada. Peço desculpa pelo atraso mas foi por pura inépcia que não os publiquei antes.
Agradeço sobretudo o comentário de Francisco Borges, a 29 de Junho, que pôde repor os factos, tal como aconteceram. Tenho pena de ter apurado a verdade antes. Contei o que me contaram e que me pareceu verosímil dada a fonte e por se tratar do José Maria Cortes. Mas também conheço o seu Pai, Francisco Borges, e não me surpreende o seu gesto, de invulgar valentia.