terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inigma da floresta negra


É à volta do grande lago Mediterrâneo - onde a água é um bem precioso - que nascem as três religiões do Livro: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. A peregrinação, o jejum, a travessia do deserto e todos os ritos ligados à água são comuns a outros credos mas assumem aqui uma naturalidade geográfica favorecida pela coincidência. Às vezes pergunto-me como é que um alemão - com chuva miúda no ano inteiro - se sente pertença de um mundo estranho que lhe é apresentado com encontros junto a poços ou tentações que se experimentam no deserto.
Os portugueses têm a facilidade de entender o Livro no seu elemento Mediterrânico. Começámos há dias a travessia anual do deserto que precede a Páscoa. Será que entendemos o Papa alemão?

3 comentários:

maria lisboa....... disse...

O Mar está certamente alterado com uma espécie de "humanitis agudis" pois as três religiões degeneraram num materialismo escandaloso que envergonha o nome de todos os seus Profetas.(Jesus é considerado no Corão como um importantíssimo Profeta)
Em relação ao reformado Papa,parece que morreu.
Sempre que morre um homem a mulher que o encornava e odiava chora baba e ranho dizendo que era o melhor marido do mundo e um pai exemplar.
Se é um político, mesmo que seja um canalha ou um ladrão, todos os inimigos saem à praça dizendo que era uma pessoa de muito valor estratégico e de personalidade forte.
Com este Papa, (que por mais que pintem a manta ficará na história como o Papa que mais católicos dividiu em séculos e não soube ser um líder espiritual, que é para isso que serve, de "Estadistas intelectuais Teologos e cultos" estamos nós fartos nos Países, "normais",) acontece o mesmo.
Não há uma única voz honesta que diga mal do homem.
Já nem posso ouvir isso de que foi necessária muita coragem para resignar.
Então quer dizer que todos os outros que caíram de velhos e morreram no seu lugar eram covardes?
Onde já se viu chamar uma resignação de coragem?
Pode ser muita coisa.
Pode estar cansado ,sentir-se velho, até ter uma doença grave e pensar que é melhor ir-se embora, pode até estar farto de tanta parvoíce à volta do Vaticano e do que fizeram da Igreja de Cristo, que menos mal elevou-Se aos Céus ou estaria às voltas na campa, agora coragem?
Coragem tiveram os outros, com dôres, velhos, fazendo um esforço imenso para estar até ao fim, como esteve O Santo João Paulo II....
Coragem......sei!!!

maria lisboa....... disse...

Cá está....
Pouco a pouco vamos sabendo os como e porquê de "tanta coragem".
Bom, as profecias dizem que o próximo será o último Papa e, pelo andar da carruagem e de como o Vaticano trata a Igreja de Cristo, não me admiraria nada....Tenho pena, mas "o homem" é o animal mais estúpido que Deus criou, tanto que se diz feito à Sua semelhança, pobres pretensiosos.

"O 'La Repubblica' lembra um escândalo que, em 2010, revelou encontros sexuais entre um membro do coro do Vaticano e um dos cavaleiros de Sua Santidade, Angelo Balducci. Numa gravação, que apareceu em público na altura, Balducci aparece a conversar com um membro do coro do Vaticano e este diz-lhe: "Só te digo que tem 2 metros, pesa 97 quilos, tem 33 anos e é completamente 'ativo'".
"O Papa Bento XVI recebeu a 17 de dezembro um relatório de conteúdo "demolidor", relacionado com a investigação ao chamado caso 'Vatileaks', que terá tido influência na sua decisão de resignar ao cargo, noticia hoje o jornal italiano La Repubblica, citado pelo site do diário espanhol 'El Mundo'."
".Nalgumas das intervenções que fez em público, Bento XVI chegou a dizer que a Igreja Católica iria conseguir resistir ao "mal destruidor".
"Tudo gira em torno do sexto e do sétimo mandamentos", disse ao 'La Repubblica' uma fonte muito próxima de um dos autores do relatório, lembrando o jornal que estes dizem para não roubar ou cometer adultério (não furtar ou pecar contra a castidade, na fórmula catequética). O documento, refere o 'El Mundo', citando este jornal italiano, "revelaria lutas de poder, má gestão económica, relações homossexuais..."........
Aqui fica o link http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=3065850&especial=Fim+do+pontificado+de+Bento+XVI&seccao=SOCIEDADE

Anónimo disse...

Inigma??!! Mas que enigma.