quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O preconceito da ordem

Às vezes, olhamos para a realidade como quem procura um bilhete num contador da Índia: vamos abrindo as gavetas independentes e esquecemos que houve uma mão que as arrumou e que o conteúdo pode ter vindo todo do mesmo lugar. Nesses casos, a separação estanque do móvel é tão artificial como a nossa leitura organizada.
O papel da CGTP, nos confrontos de ontem, no Parlamento beneficia dessa classificação. Higienicamente, a central sindical exerceu o direito à greve e o direito à manifestação. Terá informado as autoridades sobre a iniciativa, como é de lei.  Quando os desacatos começaram, um dos seus homens interrompeu oportunamente uma entrevista porque não queria participar «daquilo».
O coro dos comentadores louvaria a civilidade da CGTP e a colecção de direitos em presença, integrando os «rojos» na Democracia, como em Novembro de 75. Para trás ficavam as palavras incendiárias do líder da CGTP - como lembra Paulo Gaião no Expresso: «Se o governo não ouve bem, ouve a mal»; «O tempo dirá se Portugal imita a violência da Grécia». A maioria dos media veículou a ideia de que a Central até tinha propostas concretas para colaborar com o Governo numa solução melhor para Portugal.
Não há inocentes nesta história. Os estivadores e a CGTP conhecem o clima de incerteza e frustração e exploram a situação a seu favor. Acicatam as hostes sabiamente para - com ar ingénuo e sonso e falso e perigoso - surgirem como arautos dos valores de Abril e da construção de uma democracia melhor.
Já vi este filme. E sei que não é ficção.










5 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Estou totalmente de acordo com o seu comentário sobre aquela dantesca situação.
A CGTP é a coisa mais "passada de moda" que existe em Portugal, aliás, existe por ser em Portugal. Ninho de víboras, sucursal dum Partido Comunista Português sem terra, nem ideologia reinante em lado nenhum. Nem Cuba, nem a Coreia nem muito menos a China são Comunistas. O Comunismo acabou com Reagan ou Reagan acabou com ele...
Só um aparte para dizer que a China acabou de meter na Chefia do País um dos maiores milionários mundiais que tem a filha a estudar nos USA.
A paciência da Polícia ontem foi de medalhar.
Hora e meia a levar com pedregulhos enormes, petardos e cocktails molotof é obra!!!
Esperavam a voz do comando para avançar e ninguêm arredou pé até que isso aconteceu.
Os Comunistas deviam saber que na antiga URSS nem podiam reunir mais de 5 pessoas na rua pois a Polícia vinha logo dispersar, quanto mais fazer greves e manifestações.
A Sibéria estava cheia de dirigentes sindicais que gritavam democracia.
Nunca vi um Partido e um Sindicato tão hipócritas e mais hipócritas são os deputados, TODOS, da nossa AR que convivem com este tipo de parasitas em comunhão democrática e sem lhes dizer estas verdades quando vomitam moral.
Esteve bem a Polícia e o Ministro da Ad. Interna.
Já Passos Coelho foi ridículo, aliás para não destoar dos últimos comentários que tem feito sobre tudo o que o rodeia.
Ouvi o dignado dizer que a violência foi feita por profissionais estrangeiros pois os portugueses não são assim.
Em que Portugal vive?
Não sabemos.
Dos 7 detidos só um era estrangeiro.
Mais uma vez devia estar calado...........

Inez Dentinho disse...

Agradeço o comentário e a justíssima referência à actuação da polícia. Criará um precedente? Teremos de esperar sempte uma hora e meia de agressão à autoridade antes de se repôr a ordem pública? É caso para dizer que, quem já pecou, vai voltar a atirar a primeira pedra...

José Abreu de Sousa disse...

Eu acho que a Polícia foi até muito benévola. Em Espanha e na Grécia levam tudo à frente com balas de borracha que doem muitíssimo.
Claques de Futebol de braço dado com a CGTP e Partido Comunista, assassinos até pois um deles já matou um senhor com um "light" desses que as fábricas de fogo de artifício na sede de lucro, fazem ilegalmente.
Espero que da próxima vez a Polícia não espere hora e meia, pois 3 minutos de pedregulhos é mais que suficiente para cargar nos animais à solta.

Anónimo disse...

"Animais à solta" ? Disse "animais" ? Assim se vê a força... da direita...

Anónimo disse...

A Direita confunde pessoas com animais?
A esquerda não gosta de ver toiros de morte no Campo Pequeno mas já lá quis juntar pessoas de para praticar tiro ao alvo.