quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

26 years old?

A partir de Janeiro próximo, o “Director of Speechwriting” da casa branca chama-se Jonathan Favreau. Jonathan encontrou Obama durante a convenção democrática de 2004 e a partir desse momento tem vindo a escrever todos os discursos de maior relevância que o presidente eleito tem feito desde então. O pormenor único que me faz escrever estas linhas prende-se com o facto de Jonathan ter nascido em 1981 e de Obama o tratar por “the kid”.

Quase não vejo televisão. No entanto tenho que confessar que vi ao longo deste ano, (e sofrendo pelas poucas horas dormidas), as três primeiras “seasons” de “West Wing” de Aaron Sorkin (permito-me recomendar sem hesitações a sua altíssima qualidade). A serie, para além de descrever de forma aparentemente exímia o funcionamento interno da Casa Branca e dos bastidores da política de Washington, dedica uma atenção particular a equipa de speechwriting e gestão de imagem do presidente. Rob Lowe, um actor que sempre detestei particularmente, tem nesta serie um excelente desempenho no cargo (no papel do cargo, quero dizer!) que Jonathan Favreau se prepara agora para tomar na realidade.

Espero que o espírito decididamente humanista e liberal (no sentido anglo saxónico da palavra) da administração do presidente imaginário Bartlet seja na realidade uma antevisão daquilo que Obama e alguns destes muito jovens “staffers” possam vir a realizar.

1 comentários:

Sofia Rocha disse...

Vasco, e o rapaz, the kid, não quereria escrever alguma coisa cá em Portugal?
Parece que já estou a ver a cena, desembarcava na Portela e era levado para fazer um estágio numa agência, para aprender com sabe da coisa.
Talvez,com sorte,lá para os trinta e cinco, o deixassem escrever qualquer coisita.