terça-feira, 7 de outubro de 2008

Não deitar fora o bébé com a água do banho

O ruido ideológico faz-me voltar à questão relativa às culpas e diferença entre Estado e mercado no contexto da actual crise financeira. Desta vez, no entanto, para defender o mercado. É que a narrativa da crise tem apenas acentuado as culpas do mercado, talvez como instrumento de um combate ideológico masi alargado. Mas temo que tal apenas confunda de novo ideologia com Estado e mercado (sei que este é um combate perdido mas não desisto).
Acontece que muitos se esquecem que as duas primeiras instituições que estiveram na origem desta crise (Fannie May and Freddy Mac) eram agências federais americanas, entidades públicas encarregues de facilitar a concessão de crédito à habitação. Foi, igualmente, o Congresso americano que insistiu que estas instituições financiassem muitos dos créditos de mais elevado risco de forma a fomentar uma política de habitação (como lembrou recentemente o ex-Presidente Clinton). Isto não quer dizer que a responsabilidade seja do Estado. Lembro isto apenas para reforçar que o problema fundamental na origem desta crise é a inexistência de qualquer relação entre a tomada de risco e a responsabilidade pelo mesmo. Mas isso passou-se tanto no mercado como no Estado e não tem primordialmente a a ver com Estados liberais, socialistas ou sociais-democratas (basta recordar que nos anos 90 a Suécia passou por um colapso idêntico do seu sistema financeiro: não creio que a Suécia seja um exemplo de neo-liberalismo…).

E aqui o desenvolvimento.

3 comentários:

Manuel S. Fonseca disse...

Miguel, muito bem e oportunamente lembrados os primeiros "incidentes fronteiriços", protagonizados pelas agências estatais.
E ficamos (eu pleo menos fico) à espera de mais luz sobre a outra fronteira, a que separa ideologia da discussão comparativa entre os méritos do Estado e do mercado.

Manuel S. Fonseca disse...

Ah, Miguel, e falhou o link para o "aqui" do desenvolvimento prometido. Tente lá outra vez que tem aqui um leitor ansioso.

Miguel Poiares Maduro disse...

Caro Manuel,

Neste momento apenas posso fazer publicidade e remeter para o meu livro... (de uma concorrente...: Crónicas de um Peixe Fora de água, Entrelinhas, 2007) ou para um primeiro texto sobre o tema (que é retomado no livro) que está disponível no site de um amigo meu em http://www.dotecome.com/politica/Textos/maduro-1.htm

Já agora recomendo vivamente o blog desse meu amigo http://dotecome.blogspot.com

Sugiro até que seja colocado na nossa lista (com o disclaimer da minha parte que se trata de um blog de amigos; vão ver e depois digam).
abraço
Miguel