segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Flash Gordon ?




A revista Time desta semana chama à capa a importância do temperamento dos políticos no momento da sua eleição e, depois, na acção concreta. Distingue temperamento de carácter - o que não é mau - mas reforça o clima de «sensações efémeras que determinam» que se vive na política, como no consumo, no século XXI Ocidental.
No mesmo sentido, intitula o artigo sobre o Primeiro-Ministro britânico com «Flash Gordon», como se um instante inspirador e/ou milaculoso tivesse ditado o plano de Gordon Browm.
O texto começa com a máxima de Churchill «Everyone has his day, and some days last longer than others» reforçando novamente a ideia de «um acaso consequente».
Ora agradecemos ao Senhor Brown apenas o facto de ter salvo a economia global. Não por estar na hora certa, no lugar certo. Mas por ser o homem certo que muitos tardaram em reconhecer.

1 comentários:

Miguel Poiares Maduro disse...

Cara Inês,
O artigo da Time é realmente interessante mas confunde um pouco temperamento e carácter sem discutir as reais consequências de se tratar de uma coisa ou de outra.
Uma das coisas mais interessantes no artigo é perceber a diferença entre a percepção pública do temperamento de alguém e o seu real temperamento no exercicio do cargo.
Miguel