quarta-feira, 9 de julho de 2008

When things get tough... chamem um Professor Doutor

Parece de propósito. Eu a discutir com o Alexandre e a Sofia (aqui) a importância que o nosso país atribui aos académicos e a tendência para recorrer à sua "autoridade" para evitar decisões difíceis e a notícia do dia confirma isto mesmo (a ver aqui). Em Portugal não se confia nas soluções institucionais, na autonomia privada ou no Estado. Confia-se num Professor Doutor! É a única forma de readquirir credibilidade.
Disclaimer: eu sou Professor Doutor (logo, não se atrevam a criticar o que eu digo…) e não nos culpem a nós pela importância que nos dão. Já agora: aproveito para desejar boa sorte ao Professor Freitas do Amaral e ao Dr. Pedro Machete. Vão precisar dela….

6 comentários:

Sofia Rocha disse...

Miguel, se o Professor Freitas do Amaral não se vai pronunciar sobre a "questão de fundo", mais cedo do que tarde, alguém o terá de fazer. Aceitam-se apostas para nomes dos candidatos à tarefa.
Por mim, pode ser o Professor Fausto Quadros, porque como começo o mestrado em jurídico-políticas em Setembro, era uma animação suplementar!

Anónimo disse...

Eu nem sei o que dizer, pobre de mim semi-analfabeto (embora vá lá, poliglota, 7 línguas), pode ser que o pós-pós-doutoramento que o Prof. Amaral tirou na Assembleia geral da ONU o faça conseguir agora alguma coisa...

O certo também é que, e isto não é infelizmente uma opinião mas uma constatação objectiva, o futebol como orgulho nacional e internacional que é e tem sido, e como indústria empregadora(gera 55 mil empregos em Portugal)está a levar uma verdadeira "catanada" concertada e com notícias negativas em barrage", dos (massa(s) de )- Media nacionais...

Com os melhores cumprimentos,
CCInez

Sofia Galvão disse...

Miguel, a bem do rigor, e em abono da tua tese, convém esclarecer que também o coadjutor Pedro Machete é "Prof.Doutor"...
[e olha que são estes lapsos que nos denunciam a idade. :-)]

Anónimo disse...

When the going gets tough... Freitas & Machetinho get going!

Miguel Poiares Maduro disse...

Uppsss. As minhas desculpas ao Pedro Machete. Não sabia que defendido a tese (em minha defesa posso invocar o meu desterro no estrangeiro e o facto do doutoramento ser recente?)
Não há nada pior entre académicos que esquecer um Professor antes do Doutor...

Anónimo disse...

"We have started to figure out how the discipline participates in keeping a terribly unjust international order up and running, even as it seeks with great passion to be a voice for humanitarian reform, even as it renews itself constantly to be more effective.

But we are just getting started. The difficulty is to figure out how to get beyond rearranging the discipline's own points of reference.

[This should not be just an intellectual excursion, however]. Transforming the discipline, just like reinforcing it, is a project that requires the mobilization of affinities, the building of groups, the staging of controversy, the annoucement of opposition, and seductive appeals of recognition, engagement, play. In my experience, thinking against the box the field has built for itself is a performance in a particular context, a project of affiliation and disaffiliation, commitment and aversion, dominance and submission" David Kennedy



Paulo