quinta-feira, 5 de junho de 2008

A náusea



Eu até gosto de futebol. Sim, do jogo, daquela coisa que se joga com uma bola, duas balizas, e são onze de cada lado. E de golos de cabeça. E como bom filho da Geração de 60, tenho um autógrafo do Eusébio, que ainda vi jogar. Confesso: o meu sangue é vermelho.

Mas há cerca de um mês que se vive uma histeria colectiva em Portugal que pouco tem a ver com o jogo. Comecei a perceber que algo de estranho se passava quando o país parou às 20h e a grande notícia de abertura dos telejornais era que “Scolari não convocou Maniche nem Caneira”.

A partir daí o país entrou em delírio paranóide. A Selecção, pois então! Há dez dias, contra o que costuma acontecer, consegui ver os telejornais: 2 faziam directos de Viseu, acompanhado a Selecção; outro transmitia uma reportagem de Neuchâtel, onde a Selecção iria estagiar, entrevistando “populares”. Meia hora de telejornais nisto. Entretanto, literalmente como notas de rodapé, coisas menores como a Birmânia, a China, o Darfur, o Obama. Notícias mesmo só a alta do petróleo – mais uma vez tratada por meio de entrevistas de populares indignados na estação de serviço. Ah! E parece que is haver eleições no maior partido da Oposição. Insignificâncias.

A partir daí tem sido o crescendo da fase maníaca – são os jogadores e o Scolari que vêm, em outdoors, jornais e anúncios da TV, enfileirar boçalidades para vender seguros, electrodomésticos, computadores, cervejas, telemóveis ou assegurar a um país cuja agricultura está decadente no meio de uma crise alimentar que produzir vinho é que é bom.

O Homer Simpson, num episódio em que uma estrela de rock se insurgia contra o aquecimento global teve uma tirada genial, cuja ironia infelizmente se perdeu em muita gente: “Rock stars! Is there anything they don’t know?" Todos sabemos que cantar, como dar pontapés numa bola, transforma instantaneamente os ídolos da multidão em especialistas em tudo: das finanças à informática, da climatologia à agricultura. Para quê perder tempo a estudar os problemas? Basta-nos a palavra dos homens que sabem marcar golos!

É a rádio que nos bombardeia com publicidade aos gritos irritantes e permanentes de “GOOOOOOOOOOOLO!”, “Portugal! Portugal! Portugal!”; as bandeirinhas de Portugal (chinesas!, que até as bandeiras nacionais importamos) e cachecóis recomeçam a aparecer nas janelas e nos carros. A fase maníaca desta bipolaridade que faz esquecer por breves instantes, como o álcool numa noite de euforia, a depressão da crise, a seriedade dos problemas e a gravidade das soluções. E leva pessoas adultas fingir, e talvez algumas acreditar, que fazem algo de significativo por andar com uma bandeirinha no carro e a cara pintada em dia de jogo. Que isso é gostar do País.

Mas é tudo postiço nesta bipolaridade. A ressaca há-de vir. E quem se fica a rir, enquanto não entramos na fase depressiva, é mais uma vez o poder que manda: durante (parece que) mais um mês o "Povo" vai andar distraído, talvez com pouco panes mas certamente muito circensis. E depois vai tudo a banhos. Não podia ser melhor. A quem é que apetece discutir o Código do Trabalho, a crise alimentar e energética ou as eleições americanas quando o Ronaldo marcar golos e despir, para gáudio do público feminino (e não só) a camisola, dando origem a dias de comentários?

Por mim acho francamente que me vou enfiar no cinema quando Portugal jogar. Não está lá ninguém, não vou ouvir vizinhos aos urros nem carros a apitar e tem ar condicionado. Eu, que até gosto do jogo, estou nauseado de tudo isto.


Não há pachorra.

2 comentários:

Sofia Rocha disse...

Posso dar-lhe alguns conselhos, um kit básico de sobrevivência, se me permite? Deixe os miúdos sintonizarem a tv no canal panda até à hora do jantar.Ao jantar não há tv. Depois dos miúdos irem para a cama pode ver-se o noticiário da dois ou passar directamente para o zapping entre a Sky, a CNN e etc. Apesar deste mundo frenético em que vivemos, a leitura dos jornais diários não faz tanto barulho. Penso que se nos protegermos, ainda chegamos ao dia do jogo com vontade de ver um bom desafio e que Portugal ganhe. Há sempre, claro, a solução de irmos de férias para uma praia algarvia meio deserta, para onde durante o dia, dita o bom senso que nem o télé se leve...
Quanto à força que os portugueses fazem para por um sapateiro a tocar rabecão,lembro-me sempre da história da Sónia Braga.
No tempo em que Portugal parava para ver a Gabriela, convidaram a actriz para cá vir. Enebriado com a presença da estrela, não resiste o locutor a pedir-lhe que cantasse - claro, a ninguém bastava que fosse bela - a música do genérico. A pobre nega-se, mas face a tamanha insistência, lá anui. Abre a boca. E meus senhores sai lá de dentro um ganido, uma estridência, que até ao locutor embaraçou...Não me parece que tenha aprendido a lição porque um português que se preze não cede assim tão facilmente!

Redonda disse...

E depois do Cristiano vamos ter a euforia da Vanessa nos Jogos Olímpicos. Se quer mesmo fugir de tudo isto, o melhor é ir para muito longe e só voltar lá para Outubro para a discussão do orçamento que vai ser um mimo! E no entretanto: FORÇA PORTUGAL!!!