quarta-feira, 12 de março de 2008

Fim de tarde no Shutters on the Beach

Shutters on the Beach, one pico boulevard

Gosto

De olhar para ti;
Das “Palmeiras Bravas” de Faulkner;
Da Ministra da Educação;
Do “Ces Petits Riens” do Serge Gainsbourg;
De Deus nos seus momentos de volúpia;
De decotes;
Do Chalana;
Da “Estrutura das Revolução Científicas” de Thomas S. Kuhn;
De ficção;
Da notável honestidade gastronómica do Fiorde;
Das pernas das raparigas quando chega a Primavera;
Da “Carmen”;
De acácias e jacarandás;
Da língua portuguesa;
De Werner Heisenberg;
Da Debra Winger nos anos 90;
De sopa da panela com carne de borrego;
Dos Estados Unidos da América;
De 20 minutos à Benfica
Do atiçador na mão de Wittgenstein;
De beijar;
Do Millenniumbcp e da Caixa Geral de Depósitos, apesar de tudo;
De quem ama sem ressentimentos;
Do quarto Indiana Jones, e nem preciso de ver;
Da brilho do rio nas manhãs de sol, entre Caxias e Paço de Arcos;
De caramanchões e pérgulas;
De um mundo com ricos e pobres, pretos e brancos (todos diferentes, todos diferentes);
Dos filmes de Rob Reiner;
De golos de bandeira;
De um dry martini ao fim da tarde no Shutters on the Beach;
Do “Geração de 60

E ainda mais se os meus estimados co-bloggers se atreverem a repetir este diletante exercício.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mágnifico o Shutters, o começo glorioso de um Pico que só recupera quando atravessa Beverly Hills. Eu costumo ficar no The Georgian poucas milhas ao lado, bem mais acessivel, mas, ainda assim, um belissimo cozy nest by the sea...

Anónimo disse...

quem gosta da Ministra da Educação e de acácias está visto que gosta de PRAGAS.....

Anónimo disse...

Vou repetir, dialecticamente, o exercício. Perdoe-me a diletância.
- De olhar para ti, meu filho;
- Faulkner:escrita seca, enxuta, escorreita, do José Cardoso Pires ( de Faulkner até o Lobo Antunes gosta...);
- Ministra: nem sei o que lhe diga e não estou a ser cínica;
- Gainsbourg: casado com mulheres belas, pai de Charlotte, musa esquálida de intelectuais de esquerda ( redundância, passe o Pacheco Pereira).José Maria Manuel e Bárbara. Tudo muito francês para meu gosto.
- Deus é só volupia, ou ainda não reparou?
- Decotes: nas mulheres - Grace Kelly em ladrão de casaca a exibir os diamantes para Cary Grant, nos homens - impensável!
- Chalana: usa decote...
- Thomas...- passo, mas a seguir vou ao google ( antes seria desonesto);
-Ficção:o que Vargas Llosa fez com o tempo, a estrutura, os narradores em Conversa na catedral,o melhor da ficção;
- Fiorde: A notável, honesta e cozinheira exímia Avó Fernanda a degolar galinhas e a fazê-las em cabidela;
- passo ( não, garota de ipanema, mas cantado em dueto com o Frank Sinatra, porque lhe dá um ar mais musculado);
- Carmen- nada! a Turandot. "nessum dorma" é a área mais bonita alguma vez escrita ( é como o Harvey Keitel no "piano");
- Jacarandás: os quatro anos que vivi na Madeira e o filho madeirense que de lá trouxe;
- Língua portuguesa: gosto, sem acordos. Gosto dos extremos: seca com Cardoso pires,inventada com Mia Couto, e o que está no meio já agora ( Agustina, Saramago;
- Werner: Não é o Fassbinder, passo, google;
- Debra. magrita...
- Sopa de panela: feita em lume de lenha;
- EUA: confesso que de cada vez que me ponho a pensar em tudo o que quero ver só em Nova York e que demora pelo menos 15 dias 8 o met o moma..), acabo por me por no avião e ir a Londres ( onde acabo 4 vezes por ano) porque é mais perto e mais civilizado...;
- W...-google;
- Beijo - do beijo que a minha mãe não me dá há 12 anos ( em Abril)

Sofia Galvão disse...

Manel, isto é tudo gente que se preserva, os nossos amigos... Tomemos boa nota.

Anónimo disse...

e eu posso fazer o mesmo no meu blog??

bjinho,

ana anes

Manuel S. Fonseca disse...

Respostas carinhoso-telegráficas:
1. O RA, além de bom gosto em hotéis losangelinos, tem um blog ( http://enguiafresca.blogspot.com/)que é animado e mercece visita.
2. Olá anónimo: não nunca fui a Praga. Dizem-me que a cidade é linda e o pessoal trombudo. E para pessoal trombudo já dei.
3. Sofia Rocha: e a Grace Kelly na Janela Indiscreta? Lembra-se o jantar que ela manda vir de um qualquer Gambrinus de New York, para gratificar o imobilizado James Stewart? E, já que falou em decotes e jóias, não acha que ela era, nesse filme, o epítome da elegância?
Isto é só conversa derivativa. O que eu já devia ter dito é que me surpreendeu a deliciou a sinceridade genuína e a qualidade "moral" dos seus gostos. E consta-me que gosta de futebol. Chapeau.
4. Sofia Galvão: remeto para o comentáriol que plantei no belo post dos seus gostos.
5. Ana Anes. como diria Santo Agostinho, ama e faz o que quiseres.

Anónimo disse...

Gosto muito, simpatizo com o sporting. Touché. Os meus gostos tendem para a amoralidade, ou seja, são essencialmente "estéticos". Aqui chegados, vamos ao que interessa: ladrão de casaca ou janela indiscreta? Neste, ela aparece muito feminina, parece uma borboleta, reformulando, parece antes uma aranha, a enrolar o pobre JS na sua teia. Toda ela é leveza, aquelas saias esvoaçantes ( Dior anos 50) é para isso que servem afinal, mas não há muita perversidade, pois não?. Ladrão de casaca arrisca-se a ser o meu filme favorito, porque é plasticamente muito belo- eu sei que há Fellini, Akira,Ford, Rossellini...O guarda-roupa é de truz,vestidos de noite, fatos-de-banho, uma capeline! O vestido para o passeio ("brest or leg"), com o pobre do Cary Grant a tentar não perder a panache. Sobre a delícia, espraei-me porque apreciei os seus gostos. Obrigado pela "sinceridade", mas em rigor é mais ignorância, afinal tenho só 35 anos. Mas surpreso porquê?