sábado, 12 de janeiro de 2008

Atrás de um grande homem...

Quando se olha para a fotografia de David Axelrod não se dá grande coisa por ele. Mas sem este guru da estratégia política Barack Obama poderia não ser o sério candidato à vitória no campo democrático que todos, hoje, reconhecem.
Nasceu em Chicago, como Obama. Tem 52 anos. Começou como jornalista, actividade que abandonou há quase 20 anos, para se dedicar a consultoria política.
Primeiro grande sucesso: definiu e dirigiu a estratégia de comunicação do primeiro mayor negro de Chicago. Não foi o seu único êxito: até agora ganhou 80% das campanhas que liderou. Falta-lhe a cereja em cima do bolo: a vitória numa campanha presidencial.
Esta não é a primeira vez que David apoia o candidato. Era o seu braço direito na corrida ao Senado, em 2004. Agora, uma vez mais, Axelrod é o master mind da estratégia de Barack Obama. Escreve-lhe os discursos, confere-lhe autenticidade aos gestos, oferece-lhe os soundbytes.
David Axelrod é o homem atrás do grande homem.
Se Obama ganhar, a quem atribuir o sucesso: a Obama por ter escolhido um estratego genial ou a Axelrod por ter escolhido o melhor candidato?
David Axelrod desvaloriza o endeusamento: “You’re never as smart as you look when you win, and you’re never as dumb as you look when you lose”.

0 comentários: