segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Vestido para chocar



A primeira coisa que se deve dizer sobre «Redacted», o último filme de Brian de Palma que o Festival de Cinema Europeu ontem exibiu em ante-estreia, é que .... não é exactamente um filme. Chamem-lhe «docudrama» se quiserem ser tecnicamente rigorosos. Eu chamo-lhe um exercício de propaganda e um panfleto cinematográfico com uma assumida agenda anti-Guerra do Iraque e um propósito muito claro de «chocar» as culpabilizadas sensibilidades ocidentais (tudo excelentes condimentos para assegurar um sucesso em Veneza).

Dito isto, manda a verdade que se diga que «Redacted» (que é inspirado num caso real de violação de uma jovem de quinze anos pelo exército americano no Iraque) é indiscutivelmente muito conseguido no plano formal, ensaia soluções visuais muitíssimo inovadoras (para não dizer revolucionárias) e é sobretudo de uma eficácia extrema. Tudo argumentos suficientes para que se recomende a digestão deste «murro no estômago». A acompanhar sugere-se contudo muito, muito sentido crítico.

1 comentários:

Carreira disse...

SILÊNCIO CULPADO disse...
Perante uma grande sacanice que está a ser feita sobre alguns professores que não recebem vencimento,têm horários d e12 horas ou estão a recibos verdes sugere-se que todos os blogues publiquem a notícia que está no http://cegueiralusa.com