sábado, 17 de novembro de 2007

A Notícia da Morte de Deus

A notícia da morte de Deus era, convenhamos, francamente exagerada. Hoje, a cada minuto, em cada esquina, ou Ele irrompe ou O reclamam. Provavelmente menos sexy do que o “Deus é Amor” dos anos 60, o facto é que não só Deus não morreu como Ele se multiplica em aparições, umas discreta mas socialmente solidárias, outras mais explosivamente fundamentalistas, outras ainda espiritualmente descalças e carmelitas.
Certo também é que os médicos marxistas, freudianos e afins que lhe decretaram o óbito foram objecto de processo disciplinar e expulsão da Ordem, para não falar de Nietzsche que se viu despromovido a maqueiro.
Não sei se Deus, nos anos 70, entrou em clandestinidade, nem sei se nos anos 80 requisitou licença sem vencimento. Sei que hoje a Sua actividade é transbordante. Como são ínvios e misteriosos os Seus caminhos, não é certo que sempre que reclamam a Sua presença ou levantem como estandarte a Sua intervenção, Deus (passe embora a idiossincrática ubiquidade) esteja efectivamente presente.
Mas para nós que O recusámos e recusamos, para nós que nos regulamos pela escassa razão e por um prosaico empirismo, para nós que renunciámos à eternidade pelo secular spleen do presente, essa deveria ser, a meu ver, a questão menor.
A questão maior é que, mesmo que Ele esteja de facto morto (e é até bem possível que nunca tenha nascido), Deus é o único toque de transcendência que acaricia a mente, o corpo e a delicada pele de alguns mil milhões de seres humanos.
Por favor, não invoquem a literatura, a música, ou outras sete ou oito artes, a filosofia ou a pobre sociologia. Deus é, em certas noites de festa, a única jóia que brilha no bico do desejado decote. Jóia roubada, como na letra de Carlos T que Rui Veloso canta, mas a única que retira a amada de um quotidiano alienado (ó palavra esquecida e enterrada), a única pérola que inspira o sonho para o qual nós, laicos e iluministas, não conseguimos, por mais utopias que tenhamos já ensaiado, encontrar substituto que se Lhe aproxime em transcendência e em elegância.
Ao lado do esplendor de Deus, as nossas científicas utopias geram um imaginário que, comparativamente com o apelo transcendente que dEle emana, estão como o prêt à porter para a haute couture.

22 comentários:

Sofia Galvão disse...

Jean Guitton, em conversa com François Mitterand, a propósito da opção entre o absurdo e o mistério, disse: no dia em que a experiência pessoal da morte permitir a cada um de nós vir enfim a verificar a verdade (ou a inverdade) da fé, os crentes, na hipótese de mergulharem no vazio, nada perderão, mas os não crentes, se confrontados com a efectiva existência do mistério, lamentarão profundamente não o terem admitido em vida.
Ao ler est' "A Notícia da Morte de Deus", logo me lembrei de Jean Guitton. Talvez porque sempre entendi este trecho como exaltação da experiência permitida pelo contacto com esse sopro de transcendência que inspira, guia e dá sentido. Ao admitir que, perante a certeza verificada do absurdo, os crentes nada perderão, Jean Guitton afasta-se de São Paulo, mas deixa-nos um extraordinário testemunho da beleza e da força da fé.
Essa fé nascida da recusa do nada e da sua ausência de sentido. Essa fé que impele à descoberta do mistério, à abertura ao transcendente e ao diálogo com Deus.
Por isso, Manel, estamos de acordo: a notícia da morte de Deus foi um furo ousado... Porque Deus não morrerá enquanto as humaníssimas questões da vida, do amor e da morte convocarem a transcendência para aí fundarem uma resposta. Para muitos, uma resposta de esperança. Graças a Deus...
[vd. Jean Guitton, L'Absurde et le mystère - ce que j'ai dit à François Mitterand, Desclée de Brouwer/Flammarion, Paris 1997]

Manuel S. Fonseca disse...

Sofia, não sei, é claro, se na hora da nossa morte nos espera o nada sem alegria nem dor ou um excelso coro de anjos e arcanjos. Só sei que, da mesma forma que não convido ninguém para este lado escasso e austero, a ninguém sou capaz de dissuadir de se entregar ao sinfónico embalo da trancendência. E estou de acordo consigo - era esse o sentido da minha prosa maneirista - que, em vida, um módico de transcendência tem, se não na ética, pelo menos na estética, uma superioridade que, mesmo na outra margem do rio, me apetece reconhecer e admirar.

Gonçalo Magalhães Collaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Magalhães Collaço disse...

Nas Confissões, Sto. Agostinho refere a situação de Mário Vitorino, um dos mais ilustres filósofos de Roma do seu tempo que, aceitando já, intelectualmente, os princípios e a doutrina do Cristianismo, encontrando-se intelectualmente convertido, se podemos dizer, aí quedava sem transitar para o culto, para a acção. Meditando sobre essa situação, concluiu Sto. Agostinho não conduzir o pensamento necessariamente à acção mas algo mais ser necessário para que do primeiro resulte a segunda, algo mais esse que designou como Vontade, palavra e conceito totalmente estranhos ao antigos.
A partir desse ponto, a Filosofia Antiga separou-se irreversivelmente da Filosofia Moderna, como muito bem viu Hannah Arendt na Vida do Espírito, com as consequências, superior e magnificamente deduzidas e expostas por Orlando Vitorino na Refutação da Filosofia Triunfante.
Para nós, portugueses, sempre mais fiéis à Filosofia Antiga, platónico-aristotelizantes, a Vontade sempre foi vista com suspeita senão mesmo mesmo com absoluta rejeição. Todavia, quando parece que nem a Igreja completamente acerta se a Fé deve ser entendida como dom de Deus se como virtude humana, depois de dois séculos de Iluminismo, Positivismo, Marxismo e Relativismo, saturados de Marx, Nietzsche e Freud, tudo se complica um pouco.
A muito pertinente citação de Jean Guitton lembra a célebre Aposta de Pascal, ou se ganha tudo e não se perde nada, ou se perde tudo e não se ganha nada. E a interrogação crucial afigura-se ser esta: e de que valeria ser de outro modo, i.e., mesmo admitindo que Deus houvesse morrido, nunca houvesse nascido, de que valeria a vida que vivemos? A Verdade, o Bem e o Belo não apelam sempre à eternidade? Não tem exacta experiência disso mesmo quem já amou, quem verdadeiramente amou e ama?
O vazio repugna intrinsecamente à humanidade _ e até à natureza. Imaginar, imaginar verdadeiramente, todo o esplendor da vida a desaguar no mais pleno vazio, se é permitida tal paradoxal expressão, é o caminho da Angústia. A Angústia é sempre angústia do nada, do vazio, do absoluta vazio, se, uma vez mais, assim nos podemos exprimir. Também houve quem entendesse aí residir a génese de toda a Filosofia _ mas isso levar-nos-ia agora por outros caminhos.
Como Nietzsche dizia do suicídio, «um bom pensamento para ajudar a passar muitas noites más», também dessa angústia podem sair belíssimas canções:

Four pails of water and a bagfull of salts.

That is all we are, that is all a man comprises,
chemicals alone, with no spirit, soul or ghost -
nothing so bizarre.
No amount of faith disguises
what is true is what we fear the most

Nothing can survive
save the things men leave behind them.
Any other case would be really too absurd -
if thoughts remained alive
surely modern science would find them?
No, the soul is nothing but a word.

All the wonders Man achieves
emerge from cerebral tissue.
Chemical reactions' ebb and surge
form that Thing that is you....
It's a sad philosophy,
but better sad than wrong.
Face the truth instead:
when you're dead you're dead,
when you're gone you're gone...
now she's gone.

Four pails of water and a bagfull of salts.

That is all she was, all my lover represented -
that sounds just as mad as saying she will never die.
Fools may clutch at straws
but truth must not be circumvented:
as the tree falls, so must that tree lie!

Now that sounds so odd...
once I would have preached it brightly.
Now questions appear I rationally can't ignore...
Nothingness or God,
Which of them seems more unlikely?

Once I would have answered clearly,
now I only think I'm nearly sure.

(Peter Hammill/Chris Smith)

Não sei porque, habitualmente, ninguém refere o que, segundo Nietzsche, terá conduzido Deus à morte. Tampouco importa, agora. O que é certo, o que parece ser certo, é que, onde Deus morreu, onde se crê ter morrido Deus, morreu também o Homem, mais não restando senão a mais inclemente das barbáries.

De qualquer modo, essa é a questão. A Grande Questão. Compreendê-lo, é o princípio, afinal, o que nos distingue dos restantes animais.

(As minhas desculpas aos autores anteriores por este comentário algo longo e abusivo depois de tão magnífico «post» e um não menos magnífico e pertinente comentário)

Marco disse...

Deus... ou a ideia de Deus?

Gonçalo Magalhães Collaço disse...

Muito subtil, muito pertinente e muito filosófico comentário. Em rigor, filosoficamente... a ideia de Deus. Mas, no caso de Nietzsche, não tenho tanta certeza.

Os meus agradecimentos pelo comentário.

Inez Dentinho disse...

Procuro as causas do anúncio da morte de Deus e as causas do Seu aparente regresso.
A ciência, a prosperidade, a técnica e as cidades arrumam Deus numa função que tende para x0.
O religioso fica confinado progressivamente a um horário, a um espaço, a um grupo.
A religião fideísta, ritualista, sacral e comunitária - tal como Durkheim a definiu - sente dificuldade em sobreviver como tal.
A secularização germina nas sociedades melhor sucedidas onde a ambição deixou de ser um pecado. O relativismo entranha-se e confirma a visão mais nítida da morte de Deus.
Porque teima Ele em renascer? Será o mesmo Deus? Ou Outro feito à imagem do homem que sobreviveu à morte de Deus? Marco questiona: falamos de Deus ou a imagem de Deus?
No registo da eficácia a que hoje somos mais chamados, a solidão, a dor e o desconhecimento do depois aconselham o abrigo da Fé. Tal como a exaltação da vida, a alegria e a esperança não encontram melhor eco do que a acção de Graças a Deus.
A vida acontece. Com as criaturas que supõem a existência do Criador. Por pura lógica, por pavor ou apenas porque amam.
Como um dia me disse um sábio pecador ordenado: «o importante é conhecer a cantiga. E cantá-la. Não tanto saber quem a escreveu».

Anónimo disse...

Manel e para quando o livrinho ????

Manuel S. Fonseca disse...

Ó anónimo, não se acanhe, diga o nome. Mas qual livrinho?

彼岸落日 disse...

wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
World of Warcraft Gold
rolex replica
World of Warcraft Gold
rolex
beijing hotel
beijing hotel
china tour
china tour
great wall
great wall
beijing travel
beijing travel
beijing
beijing
代孕
试管婴儿
床上用品
powerleveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling


商务网
塑钢门窗
ups电源
试管婴儿
试管婴儿
捐卵
捐卵
代孕
试管婴儿
捐卵
代孕
代孕
窃听器
窃听器
手机窃听器
手机窃听器
婚庆
婚庆公司
北京婚庆
北京婚庆公司
wow power leveling
powerleveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling

翻译公司
机票
性病
尖锐湿疣
搬家公司
搬家公司
中高年 転職
転職
派遣会社
アルバイト 求人情報
人材派遣
パチンコ 攻略
ダイエット
合宿免許
おなら
フランス語
婚約指輪
競馬
ブライダル
競馬 予想
お見合い
wow powerleveling
wow powerleveling
wow power leveling
wow power leveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling
buy lotro gold
buy lotro gold
cheap lotro gold
cheap lotro gold
LOTRO Powerleveling
LOTRO Powerleveling
LOTRO Power leveling
LOTRO Power leveling
SilkRoad Gold
SilkRoad Gold
SilkRoad Powerleveling
SilkRoad Powerleveling
SilkRoad Power leveling
SilkRoad Power leveling
SR Gold
SR Gold
SR Powerleveling
SR Powerleveling
SR Power leveling
SR Power leveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling

Anónimo disse...

有什么 有什么网址 有什么新闻 有什么博客 有什么论文 有什么图片 有什么音乐 有什么搜商 有什么帖客 天气预报

Anónimo disse...

wow gold
world of warcraft gold
gold wow
buy wow gold
cheap wow gold
guild wars gold
gw gold
cheap guild wars gold
buy guild wars gold
Maple Story Mesos
MapleStory Mesos
Maple Mesos
Maple Story Meso
cheap Maple Story Mesos
cheap MapleStory Mesos
guild wars money
buy Maple Story Mesos
cheap Maple Story Meso
cheap guild wars money
cheap gw money
gw money
buy Maple Meso
薬剤師求人
インプラント
レーシック
会社設立
seo
seo対策
power leveling
wow power leveling
runescape gold
runescape money
rs gold
runescape gp

Anónimo disse...

wow gold
cheap wow gold
buy wow gold
world of warcraft gold
wow
world of warcraft
wow gold
WoW Warrior
WoW Hunter
WoW Rogue
WoW Paladin
WoW Shaman
WoW Priest
WoW Mage
WoW Druid
WoW Warlock
google排名
google左侧排名
google排名服务
百度推广
百度排名
机床
LED灯
电池
塑料
摄像机
电动车
包装设计
移民
甲醇
染料
体育博客
股票博客
游戏博客
魔兽博客
考试博客
logo design
website design
web design
商标设计

Anónimo disse...

runescape runescape money runescape gold buy runescape money buy runescape gold runescape cheat runescape tip lotro lotro gold lotro golds buy lotro gold buy lotro golds lord of the rings online lord of the rings online gold lotro lotro gold lotro golds buy lotro gold buy lotro golds lord of the rings online lord of the rings online gold runescape runescape money runescape gold buy runescape money buy runescape gold runescape cheats runescape tips guild wars guild wars gold dofus dofus kamas lotro lotro gold guild wars gold guild wars gold guild wars gold maple story maple story mesos maplestory mesos maple story maple story mesos maplestory mesos maple story maple story mesos maplestory mesos runescape runescape money runescape gold buy runescape money buy runescape gold www.runescape.com runescape.com runescape items dofus dofus kamas dofus kamas guild wars guild wars guild wars runescape runescape money runescape money runescape gold buy runescape money buy runescape gold runescape.com runescape items

Anónimo disse...

wow gold cheap wow gold buy wow gold world of warcraft gold wow world of warcraft wow gold WoW Warrior WoW Hunter WoW Rogue WoW Paladin WoW Shaman WoW Priest WoW Mage WoW Druid WoW Warlock power leveling powerleveling wow power leveling wow powerleveling wow guides wow tips google排名 google左侧排名 google排名服务 百度推广 百度排名 网站推广 商业吧 机床 LED灯 电池 塑料 摄像机 移民 甲醇 染料 福州热线 体育博客 股票博客 游戏博客 魔兽博客 考试博客 汽车博客 房产博客 电脑博客 powerlin518 logo design website design web design 商标设计

wangfei.wf2008 disse...

全程代理各航国际机票国内机票特价国际机票留学生机票、团购优惠!网址:http://www.guojijipiao.bj.cn

qweaq disse...

wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
World of Warcraft Gold
wow gold
wow power leveling
wow gold
wow gold
wow gold
wow power leveling
wow power leveling
Rolex Replica
rolex
Rolex Replica
rolex
Rolex
租房
租房
北京租房
北京租房
changyongkuivip

风风 disse...

wedding dresses
wedding gowns
bridal gowns
lace front wigs
wedding invitations
bridal shower invitations
cheap wedding invitations
unique wedding invitations
baby shower invitations

风风 disse...

unique baby gifts
wedding dresses
wedding gowns
bridal gowns
lace front wigs
wedding invitations
bridal shower invitations
cheap wedding invitations
unique wedding invitations
baby shower invitations

版主支持你 disse...

圣诞树 小本创业
小投资
条码打印机 证卡打印机
证卡打印机 证卡机
标签打印机 吊牌打印机
探究实验室 小学科学探究实验室
探究实验 数字探究实验室
数字化实验室 投影仪
投影机 北京搬家
北京搬家公司 搬家
搬家公司 北京搬家
北京搬家公司 月嫂
育儿嫂 月嫂
育婴师 育儿嫂
婚纱 礼服

婚纱摄影 儿童摄影
圣诞树 胶带
牛皮纸胶带 封箱胶带
高温胶带 铝箔胶带
泡棉胶带 警示胶带
耐高温胶带 特价机票查询
机票 订机票
国内机票 国际机票
电子机票 折扣机票
打折机票 电子机票
特价机票 特价国际机票
留学生机票 机票预订
机票预定 国际机票预订
国际机票预定 国内机票预定
国内机票预订 北京特价机票
北京机票 机票查询
北京打折机票 国际机票查询
机票价格查询 国内机票查询
留学生机票查询 国际机票查询

wangyinfeng@msn.com disse...

北京国际机票预定中心,为您提出供,国内机票国际机票留学生机票特价机票特价国际机票电子机票、欢迎垂询!

北京飞龙搬家公司,是北京搬家行业中值得信赖的北京搬家公司,工作细心、服务周到,欢迎有搬家的朋友们致是垂询!

北京天正搬家公司,是北京搬家行业中值得信赖的北京搬家公司,工作细心、服务周到,欢迎有搬家的朋友!

北京佳佳乐月嫂服务中心,为您提供月嫂育儿嫂育婴师服务,本中心月嫂育儿嫂育婴师均经过严格培训,执证上岗!

北京婚纱摄影工作室,个性的婚纱礼服设计,一流的婚纱礼服设计人才,国际流行风格婚纱礼服的设计理念以及个性婚纱摄影的强力整合;力争成为中国最大的婚纱礼服定做机构!

happyboy disse...

(天正)北京搬家公司,诚实信誉,管理科学化,网络化;员工训练有素,经验丰富,工作细心,服务热情;搬家公司网点分布科学,司机稳重速度!愿为北京搬家的朋友提供优质的搬家服务。订车电话:400-896-0123

北京飞龙搬家公司,是一家专业性北京搬家公司,企业诚信,员工搬运专业,是北京搬家公司行业的后起新秀,公司长期为搬家用户免费提供纸箱。欢迎重询!

公兴上海搬场公司是经上海市工商,税务,交通部注册的一家专业性的上海搬家公司,诚实信誉,员工训练有素,经验丰富,工作细心,服务热情;为上海搬场,上海搬家的企业,家庭提供周到服务,如有需求,敬请垂询本搬场公司

北京海胜数码快印有限公司,致力于数码印刷,诚实信誉,实力雄厚,技术专业,设备先进,设计新颖,是北京数码印刷行业中新秀一支,愿做北京数码快印需求者的忠诚合作伙伴!欢迎广大企业事位来电来涵洽谈,荣幸之致!

北京华夏国际机票预定中心,全程代理各航机票,特价机票,特价国际机票,北京机票,北京特价机票,北京特价国际机票,留学生机票,打折机票,打折的价格,增值的服务,精心哈护你的远航!

北京佳佳乐月嫂服务中心,精心提供月嫂服务,育儿嫂服务,育婴师服务,本中心月嫂,育儿嫂,育婴师,均通过健康体验,经过严格培训,持证上岗。经验多,文凭高,端正秀丽,性行淑均,试用之于昔日,客户称之"能用"。

星云科技,诚信于教育;愿为阶梯,甘为基石;沤心沥血,研究出电子起电机,语音室,语言实验室,数字探究实验室,数字化实验室,探究实验室,系列探究实验配套设施,望广大院校前来考察!

北京大型圣诞树预定中心,厂家销售,工艺精美,设计科学,可来样加工各种超高圣诞树,松针圣诞树,光纤圣诞树,欢迎前来咨询订购!

北京婚纱摄影工作室,个性的婚纱,礼服设计,一流的婚纱,礼服设计人才,国际流行风格婚纱礼服的设计理念以及个性婚纱摄影的强力整合;力争成为中国最大的婚纱礼服定做机构!

投资小见效快!适合小本创业者做的好项目,选择好项目,成功当老板!抢占好商机,等于成功一半,移动鼠标,快快行动!让财富排行榜里有你的一席之地!

投影机作为一种演示工具,已经得到广泛的运用,如何选购投影机?如何选购投影仪?如何买到最低价格的投影机?本站可为您提供详细参考!

中关村在线打印机频道,是国内打印机产品最权威的资讯平台,为您提供及时的条码打印机,证卡打印机新闻资讯,最新的打印机报价,全国各地的打印机厂商,强大的打印机论坛互动平台。

随着激光技术的不断发展,激光打标机设备已广泛应用于服装皮革,工艺礼品,广告标牌,建筑模型,印刷雕版,剪纸包装,石材影雕,木器竹器,电子电器,手机通讯,钟表眼镜,五金,汽车配件等行业。企业外发激光加工艺成为一种趋势,由此本公司与顶级的激光打标机服生产商合作,共同服务于打标领域,从事专业的激光打标服务。在保证服务品质基础上,由于自主的专业生产线,无中间服务商,故此,为客户提供具有优良性价比的激光打标服务。

喷码机是运用带电的墨水微粒,由高压电场偏转的原理,在各种物体表面上喷印上图案文字和数码,是集机电一体化的高科技产品。产品广泛应用于食品工业,化妆品工业,医药工业,汽车等零件加工行业,电线电缆行业,铝塑管行业,烟酒行业以及其他领域,该机机可用于喷印生产日期,批号,条型码以及商标图案,防伪标记和中文字样,是贯彻卫生法和促进包装现代化强有力的设备。

扫描仪按不同的标准可以分成不同的类型。按照扫描原理,可以将扫描仪划分为平板式扫描仪,手持式扫描仪和滚筒式扫描仪;按照可扫描的图像的幅面大小,可以分为小幅面扫描仪,中幅面扫描仪,宽幅扫描仪;按照扫描涂图稿的介质分,可以分为反射式扫描仪和透射式扫描仪以及多用途扫描仪;按照用途划分,可以分为通用扫描仪和专用扫描仪。目前一般办公用的扫描仪多为平板式,A4幅面(或A4幅面加长型)扫描仪。

液晶显示器即LCD,是显示器高新技术的尖端产品,健康环保,低消耗,低辐射,轻巧时尚等,是传统影像显示器所无法相比的,被称为未来显示器市场的发展方向。

液晶电视的构造简单地说,就是用2块特殊的玻璃夹住液晶体,通过8比特驱动电路和高效背灯系统来调节成像的,这样就使我们传统概念中的电视机超薄型化成为可能。

与传统的显像管相比,液晶电视信号不失真,视觉不疲劳,没有射线造成的健康损害。节约能源,耗电量是同样大小尺寸显像管电视机耗电量的62%。寿命长,采用新开发的长寿命液晶背灯,实现了可长达60000小时的使用时间,大约可以使用10年(按照每天使用16小时计算)而不用更换。而液晶本身的寿命会比人的寿命还长。又薄又轻,30英寸的显像管电视机重约70公斤,而28英寸的液晶电视才重达16.8公斤。清晰度高,基本不反光。

北凝科技,成立于1995年,废汽,余热回收,热力除氧改造,凝结水治理专家,其推出的,定连排,烟囱余热回收器,乏汽回收,低位热力除氧器,凝结水回收器,冷凝水,等系列产品技术被定为国际先进成套技术,属于高效节能产品,由国家环保总局确定为国家重点环保技术项目,由科技部列入国家级火炬计划,为社会降低供热成本,提高产品质量,保护大气环境,造福于社会,做出了卓越的供献。

佳洁士北京保洁公司,北京保洁行业中最具规模的保洁公司,北京2007保洁行业协会优秀保洁公司,竭诚以专业的保洁技术为北京各界提供周到的保洁服务,公司资质齐全,收费合理,设备先进在北京各区县均设有网点,能快速响应客户的不同需要!

北京特种胶带生产基地,主要生产特种精细胶胶带系列产品。布基胶带,尼龙搭扣胶带,泡棉胶带,耐高温胶带,警示胶带,海绵胶带,耐高温胶带,封箱胶带,屏蔽胶带,印字胶带,美纹纸胶带,高温美纹纸胶带,高压防水胶带,压纹保护胶带,三文治胶带,牛皮纸胶带,阻燃胶带,明兰保护胶带,高尔夫球头保护胶带,玻璃布胶带,双面胶带,文具胶带,矽胶马拉胶带,防爆胶带,箱包胶带,铝箔胶带,电气胶带,BOPP包装胶带,聚脂基胶带。公司将以一流的管理,一流的创新,诚信经营,以优良的品质,优惠的价格,优质的服务,竭诚欢迎新老客户广泛合作,互惠互利,双赢双收,共创锦秀前程,共图宏伟大业.

郑州国际机票预定中心,各航机票一级代理商服务商,可全程办理各航特价机票,特价国际机票,留学生机票,电子机票,公司诚实信誉,实力雄厚,服务热情,反应快捷,欢迎重询!