sexta-feira, 18 de maio de 2007

Sobre uma fotografia

Está científicamente provado que a divulgação de fotografias é uma forma eficente na busa de pessoas desaparecidas. O senso comum também consegue compreender que a atenção dos media é crucial para a eficácia das buscas e no recente caso de que se fala a estratégia que a família está a seguir é precisamente essa. A mobilização da sociedade é fantástica em países desenvolvidos como a Grã-Bretanha. Nós ainda estamos um pouco longe disso o que não significa que não se tente mesmo assim fazer algo. Não confundir a enorme atenção que a Sky-News está a dar ao assunto com a exploração de instintos básicos - é uma estratégia consciente. Esperemos que resulte.
http://news.sky.com/skynews/madeleine

2 comentários:

Unknown disse...

Pedro:
Estou de acordo quanto aos potenciais efeitos benéficos do trabalho dos media neste caso. Mas não me iludiria muito quanto às suas motivações. Com algumas honrosas excepções, atrevo-me a dizer que a cobertura seria exactamente a mesma ainda que estivesse provado que prejudicava a investigação. De resto o trabalho da Sky News tem sido tudo menos inatacável. E a imagem de Portugal e da sua polícia que projecta é tudo menos objectiva.

Unknown disse...

É verdade: o passado imperial inglês vem muitas vezes à superfície, sobretudo nos meios mais populares. Mas esse é neste caso um erro menor. Há muito a debater mas talvez mais tarde.