terça-feira, 30 de julho de 2013

Não gostei



Admirável força evangélica na simplicidade dos modos, na ausência do medo, no desejo de transparência, na exigência de Justiça, na sã frontalidade e no regresso aos primeiros valores e à pureza da palavra Esperança.
Falo da visita do Papa Francisco que também convoca os portugueses descendentes dos criadores do maior País do mundo católico. Foi impressionante ver três milhões de pessoas em Copacabana. Apenas João Paulo II tinha ultrapassado esta fasquia em Manila, na missa com quatro milhões de filipinos.
Mas não gostei de ouvir o Papa dizer que a ordenação das mulheres era um dossier fechado por causa de João Paulo II. Sugeriu que estava cativo de uma má herança. Saberá, como todos nós, que nenhum Papa desautoriza o anterior. Também João Paulo II ficou vinculado à Encíclica de Paulo VI na polémica questão do preservativo. E não se queixou. Gostava de estar enganada. Se estiver, ajudem-me a pensar melhor.

8 comentários:

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Retiro as minhas palavras pois chamaram-me a atenção de que no seu blog estava dada a explicação para a não publicação dos meus comentários.
Peço desculpa.
Neste caso do Papa Francisco, penso que não terá feito por mal, simplesmente é alguêm que gosta de explicar as coisas como elas são e o que disse parece ser verdade pela lei.
Veremos o futuro.
E já estando em coisas que não gostamos deixo aqui uma história bem triste do nosso mundo...

Coreia do Norte:
"Inside North Korea's brutal prison camps
Prisoner Shin was beaten, starved, tortured and treated as a slave. Miraculously he escaped and survived to tell the tale"
http://uk.news.yahoo.com/inside-north-korea-s-brutal-prison-camps-171717380.html#KvXDmde
Este regime é defendido e respeitado pelo Partido Comunista Português e pelo Bloco que Esquerda que se recusam sempre na AR a condená-lo quando os Partidos Democráticos o fazem!!!!
A Constituição Portuguesa não permite a legalidade de Partidos Políticos de ideologias fascistas ou ditatoriais.
PORQUE É QUE O P.C.P E BLOCO SÃO LEGAIS?

José. disse...

Cara Inez Dentinho,
A propósito dos temas que refere(sobretudo do segundo), saiu no mês passado uma edição das alocuções do Papa João Paulo II sobre a teologia do corpo ("Teologia do Corpo", Coordenação Pe. Miguel Pereira, Aletheia Editores).
Eu não sei ajudar a pensar melhor. Mas o Papa sabe.

Obrigado

José Ferreira Marques

Inez Dentinho disse...

Caro José Ferreira Marques
Tenho-me interrogado sobre a vantagem e a pertinência de ter exposto a dúvida do último post. Vou ler o que me recomenda e que, desde já, agradeço.
C. Inez Dentinho

João Wemans disse...

Polémicos somos nós; que sempre que não alcançamos o valor profundo das coisas - em virtude de um "pragmatismo" vazio - desafiamos a outra parte a "justificar-se" vezes sem conta, em vez de meditar e aprender. É uma atitude intelectualmente agressiva e estéril, que nos afasta da Sabedoria.