terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Perdidimus Papam

Bento XVI abdicou.

Por muitas vezes e de várias formas mostrei a sua importância. Em muitos campos, mas sobretudo dois. A relação entre a Igreja e o pensamento e a relação daquela com a ortodoxia oriental. Dois temas pouco excitantes para o vulgo, mas essenciais para o futuro da Igreja.

Poucos papas concitaram como este o respeito dos pensadores, dos criadores. Foi um trabalho lento, mas cujos efeitos se vão vendo aos poucos. Ainda menos conseguiram suscitar tal respeito, admiração, e mesmo amor entre os ortodoxos. O que não impediu que entre os protestantes a sua visão cristocêntrica também despertasse interesse.

A importância destes dois aspectos já a referi por muitas vezes, precisamente por em geral estarem escondidos em cantos escuros da actividade da Igreja.

Mas os jornalistas não gostaram. O povo não gostou. Queria mais espectáculo, mais festa. Ao cansaço seguiu-se o desânimo por um ónus que nunca foi desejado e vivido mais como um martírio que um prazer.

Não gostaram de Mozart e da sua disciplina? A sua doçura é demasiado delicada para o vosso gosto? Não terão pois Mozart, mas Michael Jackson, um papa mais colorido a todos os títulos, mas que vos fará dançar noite adentro, que vos divertirá muito mais... Apenas para vos mostrar como se cansam depressa as vossas pernas e que movimento na cabeça não significa abaná-la.

A abdicação diz mais sobre o cansaço de uma época que de um papa. O que virá a seguir será tão menos dotado de doçura quando parecer ter ligeireza.

2 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Buscamos,nós Católicos, num Papa, um líder espiritual.
Uma continuação de Cristo,de Pedro.
As visões políticas são para os políticos.
Ratzinger terá sido um bom Chefe de Estado mas péssimo líder espiritual.
O vulgo, como diz, é quem tem que ser alimentado.
Os intelectuais, envoltos na sua linguagem rebuscada propositadamente,embebidos e embriagados na sua vaidade ficam presos na sua limitação imensa....
Sai como entrou. Um simples homem.
Não é isso que esperamos de um Papa.

José Abreu de Sousa disse...

Bento XIII, o antipapa fez cair Gregório XII.....Porque raio quis Ratzinger ter esse nome?Bento????