sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A esquina do tempo

Não se devem humilhar os vencidos. Mas o estrago que os estivadores fizeram com a greve de 102 dias justifica que se lhes dê um empurrão até ao último degrau da escada. Foi uma batalha civilizacional. Entre os que querem trabalhar e os que exploram essa necessidade de sobrevivência. Entre os que nada podem e os que tudo pensam poder. Entre quem sabe que a solução está no cumprimento das obrigações e os que operam na reivindicação unilateral de direitos exclusivos.
Vergonhosamente, os jornais pouco destaque dão ao final deste braço de ferro que custou ao País mais de 400 milhões de euros por mês. O Diário de Notícias chega mesmo ao eufemismo: «Estivadores suspendem greve para abrir espaço ao diálogo». Se houvesse curiosidade, saberíam que o País mudou ao ponto de o PS estar disponível para mudar a lei da greve. Se houvesse investigação, apuraríam que PCP e BE retiraram o apoio a esta forma de luta para não comprometerem a lei. Se houvesse decência, daríam boa nota ao Minístro da Economia e ao Secretário de Estado dos Transportes pela firmeza que souberam manter, meses a fio, deixando os estivadores com uma mão cheia de nada.
Esta greve é simbólica. Faz lembrar a greve dos mineiros, nos Anos 80, que não dobrou Margareth Thatcher mas sim uma esquina na História do Reino Unido. Também aqui, nada será como dantes.

6 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Essa gente quis fazer honra ao nome. Escória, mal falantes, sujos, monte de músculos com um amendoim como cérebro.
Sujaram o nome de toda a classe com a falta dela.
Há muitos estivadores de bem que não fizeram greve e reconhecem ser dos empregos melhores pagos do País.
Os outros, os que nada fizeram suspenderam a greve somente por uma razão. Porque estavam a perder dinheiro. Não foi pela preocupação com a economia nem miséria crescente deste estragado ( para sempre!!! ) Portugal.
Não congratulo os Ministros, nem pouco mais ou menos, pelo fim da greve. Não fizeram nada para acabar com ela, NADA.
Este Governo tem desgastado a nossa paciência e vão pagar caríssimo com esta actitude nefasta e imperdoável.
Estas eleições autárquicas vão reduzir o PPD-PSD a formigas e merecem isso e mais.
Só lamento por Sintra que teria a oportunidade de ter um Presidente cheio de força e vontade de trabalhar, o Dr. Pedro Pinto, em quem sim votaria se fosse eleitor lá da Serra.
Mas Pedros Pinto há poucos no PPD-PSD.
Pedros há muitos, mas da classe do Coelho....Os carrascos do Partido e pior, do Estado Português e da Nação Lusa.
Uma pouca vergonha que vai acabar muito mal e quem paga somos sempre os que da política não mamamos!!!

miguel vaz serra....... disse...

PS.
Como sei que as más línguas viperinas, rasteiras e "bordelescas" vão tirar ilações nojentas da minha frase " Pedros há muitos mas da classe do Coelho..(aliás algumas que fazem parte deste grupo "Geração de 60)e já estou a ver com o telemóvel na mão a mandar SMS ao Ex-Primeiro Ministro, fica aqui bem claro que não incluo nessa classe de bandalhos incompetentes o Dr. Pedro Santana Lopes!!!
Temos pena!!!!!!!

Táxi Pluvioso disse...

O problema é que nunca se saberá que estrago foi esse, bem somado, foi nenhum, mas o poder precisa de encantar votantes, e manda números, tão científicos ou reais como aquelas velhas cartas na revista Maria.

Inez Dentinho disse...

A revista Maria forja cartas indiscretas.
Os estivadores operam na falência de pequenos produtores que, em ano de seca, não desistem de cavar, colher e tentar exportar a custo razoável. (Já que as grandes superfícies exploram tanto como os homens da estiva.
Oh Taxi Pluvioso, qualquer semelhança entre as cartas investadas da Maria e a aflição de quem trabalha no Oeste é pura coincidência. Bom Ano!

o cusco....... disse...

Marias à parte apanhando Táxi ou não o que é certo é que os estivadores são uma classe que ganha muito mas muito bem e não têm razão alguma para protestar.
Como diz o nosso eleito PM, Portugal não é a Grécia. Pois não.
É muito pior!!!
Porquê?
Porque o PM não é grego, o Ministro das Finanças não é grego, a da Justiça não é grega, o da Economia não é grego, os Banqueiros ( essa classe de ladrões legais que afundaram a economia e as finanças dos portugueses ) tambêm não são gregos e os Chineses e Angolanos que compram alegremente Portugal, pagando as respectivas comissões aos mafiosos que o vendem, e que usam o dinheiro dos Países como se fosse deles, também não são gregos.
Os únicos que se vêem gregos somos nós que por enquanto em casa a pensar como acabar com esta pouca vergonha, vamos pagando as comissões, as viagens, as negociatas, a ladroagem institucionalizada.
Digo por enquanto porque é lógico que o povo não vai ficar em casa este ano e Passos vai sentir na pele o que é ser um PM sem eira nem beira que satisfaz os caprichos dos que nos destruíram e continuam a mandar.
Eu que nunca me meti numa manifestação de protesto, menos misturado com a esquerda oportunista e ditadora, lá estarei gritando mais que eles!!!
Fica desde já expresso que tudo o que acontecer este ano, destruição de património, atentados físicos a Polícias, deputados ou membros do Governo, atentados à moral pública tudo provocado pela falta de vergonha deste Governo liderado por este bando de gente inqualificável, é culpa de Pedro Passos Coelho.
Ele foi votado, ele foi eleito ele prometeu mundos e fundos e meteu no comando a maior corja jamais vista neste País.
Ele é o culpado de tudo o que acontecerá no futuro!!!
CORJA!!

maria lisboa....... disse...

Já viram a última deste bando de bandoleiros que nos governam liderado pelo cantor das Dôce desafinado ( íssimo ) do PPC?
Pois eu conto.
Esse paspalhão comprou com o NOSSO dinheiro e para mais uma vez proteger certos amigos, o BANIF.
Ficámos com 60% das acções.
Sabem quanto poder de voto vamos ter com a compra? 49%
Ou seja. Os vigaristas que enterraram o Banco vão continuar a mandar no Banco mas quem os salvou fomos nós. Lógico que se pode prever onde vai parar o nosso dinheiro....
Passos Coelho tem que ser internado compulsivamente.
Enlouqueceu de vez!