terça-feira, 11 de setembro de 2012

Poder Maior



A médica do post anterior quer sair de Portugal, para tratar noutros corpos, as mesmas doenças, num lugar distante. Lembra-me as palavras de Adriano Moreira, na passada 6ª feira, segundo as quais há coragem em partir mas é preciso mais coragem para ficar. E Portugal pede-nos hoje essa coragem de fazer aqui aquilo que estamos dispostos a fazer fora.
Os versos de António Pereira (1914-1978), autor de «Notícias do Mar», desfazem o dilema do Velho do Restelo, entre os que partem e os que ficam:

«Aqui,
Nesta aldeia do Algarve onde nasci,
Nesta rua que tem o mar ao fundo,
Onde nasceram meus pais
E nasceram e morreram
Antepassados que eu não conheci,
Aqui
Há um Poder-Maior que pode mais
Que aquela voz que me chama
Da outra banda do mar...
- Que me namora e me chama
Da outra banda do Mundo».

1 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Hoje dia 11 é um dia triste que o será para sempre na história Universal. Uns religiosos fanáticos, embebidos e embebedados numa falsa crença rebentaram com o centro nevrálgico da finança mundial.Deitaram as duas torres gémeas abaixo (World Trade Center)em Nova York com dois aviões cheios de inocentes e parte do Pentágono com outro. Um mais caiu e morreram todos.Parece ser que os passageiros preferiram morrer como heróis a fazê-lo na Casa Branca para onde ia o avião.....Provocaram um caos tal aos terroristas que estes perderam o controlo do avião e caí, segundo as autoridades norte americanas.No meio deste fanatismo Islâmico, morreram cerca de 4000 pessoas. Muçulmanos, Cristãos e laicos. Estes fanáticos matam seja quem fôr e da maneira que fôr.
O que importa é matar.
Eu vi o segundo avião a entrar pela Torre dentro em directo. Nunca vou esquecer como chorámos todos na rua agarrados uns aos outros sem nos conhecermos de lado nenhum, todos juntos em frente a uma das muitas lojas de electrodomésticos que a Tottan Cort Road tem e que tinham as televisões todas ligadas a fazer o directo de dantesco espectáculo.Todas as montras das muitas lojas estavam cheias de pessoas.Toda a gente chorava horrorizada.............
Um dia triste...muito triste.