segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que move Marcelo Rebelo de Sousa ?

Tenho uma teoria sobre Marcelo Rebelo de Sousa que foi talvez confirmada ontem na TVI: acredito que Marcelo é tanto mais responsável quanto maiores responsabilidades tem. E que, se deixado de lado, no campo da observação, se torna diletante, traiçoeiro, injusto, perigoso, unilateral. E, o que é pior, quase sempre com graça.
A teoria prova-se na sua respeitabilidade como Professor de Direito. Perante a educação milhares de juristas, o mestre cumpre. A mesma «categoria em missão» se observa nos livros que publica, no ritmo e qualidade de trabalho e, até, no apoio que dá a causas fora do círculo mediático.
Prova-se ainda na forma como liderou a Oposição e o PSD nos idos anos 90. Provocou os Referendos ao Aborto e à Regionalização e ganhou. Bateu-se contra o Totonegócio e ganhou. Por duas vezes, exigiu dois terços dos votos nos Congressos do PSD e ganhou. Do mesmo modo, saíu imediatamente quando se sentiu abalado pelo parceiro, Paulo Portas, numa entrevista a Margarida Marante. Não foi a eleições, nem perdeu a face. Assumiu a Oposição em Lisboa melhorando as opções de Sampaio, o que não terá sido difícil, e tem tido uma relação modelar com o poder local na terra dos seus antepassados, Celorico de Basto.
Neste sentido, comparem-se as duas últimas intervenções de Marcelo na TVI e descubram-se as diferenças. Bastou a gravitas de ter participado entretanto num longo Conselho de Estado, para transformar a quezília, num sentido crítico útil, clarividente, patriótico.
Pode ser que pese, nas suas fases da «pirataria», o amor à liberdade de falar sem vínculos a nada e a ninguém. Ou ainda o facto de saber que a imprivisibilidade lhe dá mais poder. Entendo isso como jornalista. Mas tem de haver sempre mais verdade do que cálculo.

2 comentários:

maria lisboa....... disse...

Olhe, na minha terra isso chama-se "maníaco depressivo" que agora está na moda chamar bi-polar.......
Quem é bom, É SEMPRE BOM e quem é mau....pois.....

lidiasantos almeida sousa disse...

Marcelo o vai com as outras. É como o MARCO DO BIG BROTHER, Plagiado pelos gatos fedorentos:eles falam, falam e falam E NUNCA FAZEM NADA. Abençoado Marcelo que está tão invertebrado que Nem faz tremer as pernitas da Judite. Lembram-se quando ela dizia que entrevistar o Sócrates lhe fazia tremer as pernas? Então vejam no YOU TUBE JUDITE DE SOUSA A NAMORISCAR O SÓCRATES. Eram tempos bem divertidos