sexta-feira, 29 de junho de 2012

Consolo inesperado e consistente


Ele 87 anos. Ela 80. Ele partido nas pernas, agressivamente lúcido. Ela mexida mas esquecida. Juntos na vida, separados pelo mútuo inconformismo. Têm filhos atentos e ocupados. Sozinhos em casa. Vivem em Lisboa e fazem parte do grupo dos 40 mil que seremos todos um dia, se Deus quiser. No dia em que ela sai para um programa de dias com um filho, ele cai e parte um músculo. Fica imobilizado. 
Batem à porta. Rute e Inês apresentam-se. Jovens licenciadas, psicóloga e assistente social, foram contratadas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para fazerem o levantamento da situação de todos os lisboetas com mais de 65 anos ao abrigo do Programa Inter-Gerações. Profissionais. Amáveis. Abertas aos desvios da conversa. Focadas no essencial. Não aceitam um chá. Dão ideias e exemplos de casa. Estão numa casa. E também têm Avós. Tomam notas, dão o número gratuito das soluções (808 203 333) que a Santa Casa pensou para estes casos, tão próximos.
Para quem assiste, este programa é um monumento de companhia, compaixão, segurança, esperança. Obrigada. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Que Bonito!

Hugo Correia disse...

O intuito de quem idealizou e promoveu o Programa Inter-Gerações será (é) apenas e tão somente o de ajudar quem mais precisa...
Certamente lhes sabe muito bem receber palavras de gratidão e de estímulo para o futuro como estas da Inês Dentinho. Intenso e muito bonito!

miguel vaz serra....... disse...

Estimada Inez
Também tinha, faz mês e meio mais ou menos,feito o mesmo, agradecer, no blog do actual Provedor da Santa Casa de Lisboa pois pensei ser um projecto fantástico. http://pedrosantanalopes.blogspot.pt/2012/05/notas-variadas.html
Na altura no fim de um comentário longo, como é normal em mim, disse:
"......Para contrabalançar quero dar-lhe os Parabéns pelo trabalho feito na Santa Casa. Os exames médicos ambulatórios sem olhar a quem,de portas abertas a toda a gente, a identificação dos idosos que vivem em Lisboa em risco e toda a ajuda que têm dado aos necessitados. OBRIGADO!"
O que é de César a César, Cleópatras à parte, lógico.

maria lisboa....... disse...

sem consolo algum......sem palavras....Falta de lucidez e os Doutores de quinta categoria.
Então não é que os Enfermeiros ganham metade que a minha mulher a dias?
Pois é. 3 euros e 96 cêntimos/h
Estes Doutores que assim não são chamados, que têm que estudar anos sem fim de uma Licenciatura complicada, igual à medicina geral,depois são tratados como empregadas de servir. Os Médicos lá do cimo do seu parvo pedestal não fazem nada a não ser passar receitas enquanto estes Doutores de 5ª, lavam os doentes, fazem-lhes todos os exames complicados, dão os tratamentos dia e noite, cuidam e dão carinho. Depois ganham 3,96eu/h
Castelo Branco. Segurança Social manda para a rua centenas de empregados do call-center. Quem irá fazer esse trabalho? Será que este Ministro, o do carro de 150 mil euros que afinal até andava de mota perdeu a noção das coisas? Ou é síndroma do Governo Passos? É que eu pensava que tinha visto tudo na ditadura Sócrates, mas depois de um ano de PSD/CDS, ou melhor e para não misturar, Portas/Passos, fiquei a saber que afinal a incompetência, arrogância, inconsciência e falta de profissionalismo pode ser ainda pior que a do PS................
Como diz o outro....Isto vai correr muito mal e eu digo que só quando correr sangue vai parar o devaneio marginal...................

miguel vaz serra....... disse...

Consolo Inesperado consistente ou Desconsolo Esperado Inconsistente?
Um País de cocós, novos ricos, pedantes, esperteza saloia, arrogantes e mal paridos.
Viajei bastante pelos 5 Continentes em trabalho e vivi mais de 20 anos fora de Portugal.
Nunca ouvi ninguêm chamar Doutor a um ser humano que não fosse Médico ou Cientista.Portugal é o País em que homens só se sentem isso se forem Doutores, Engenheiros, Arquitectos.
Em Espanha um Professor Doutor Catedrático é simplesmente "Paco" ou "Pepe" e se o tratamos por você responde logo: "te parezco así tan viejo?"
Em Portugal até eu sou Dr., imagine-se...Um Sociólogo Dr.
Quando contei isso a um colega Britânico ele perguntou-me "are they insane?" Pois é isso mesmo que estamos todos...e podres também!
Como tudo na vida, estudar não é para todos. Não quer dizer que não sejam inteligentes, simplesmente podem não gostar, ser preguiçosos, não poder por falta de meios.
Como acabei o Curso já muito tarde, andei a vida toda a pedir que não me chamassem Dr. pois não o era...Como são as coisa...
É tão ridículo pensar que só se é respeitado por se ter um canudo como fazer " o que seja necessário" para obter um.
Uma vez ridicularizado perde-se a estima e ninguêm nos respeita. Também a autoridade moral se vai e essa é primordial a um político de poder.
Não basta o PM dizer que tem confiança na pessoa se o País inteiro lhe a retirou!!!!!!!!!!!