segunda-feira, 29 de junho de 2009

Descubra as diferenças...

1. Bernard Madoff foi preso no dia 11 Dezembro de 2008 por suspeita de fraude. No dia 12 de Março de 2009 confessou ter montado um esquema financeiro fraudulento através do qual burlou os seus clientes num valor total de cerca de 46 mil milhões de euros (com todos os zeros é qualquer coisa como 46.000.000.000,00 €). O julgamento está concluído e a sentença será hoje conhecida. Outros casos poderão seguir-se, já que muitos acreditam que ele não pode ter agido sozinho.

2. Em 11 de Março de 2004 deram-se os ataques terroristas que, provocando explosões simultâneas em quatro comboios da da rede ferroviária de Madrid, mataram 191 pessoas e feriram mais de 1700. No dia 31 de Outubro de 2007 foi conhecida a sentença que condenou vários dos membros sobreviventes da célula terrorista da Al Qaeda que preparou o atentado e absolveu outros suspeitos de envolvimento nos crimes.

3. A questão dos abusos sexuais de menores na Casa Pia foi publicamente conhecida no final de 2002. Em 2004 várias pessoas foram formalmente acusadas pelo Ministério Público da prática desses crimes, entre as quais se encontravam personalidades conhecidas e influentes da vida pública portuguesa. O julgamento começou no dia 25 de Novembro de 2004. Desde então aconteceram inúmeras fugas de informação; incontáveis violações do segredo de justiça; detenções em directo; processos contra o Estado interpostos por arguidos no processo; alterações profundas ao Código Penal; suspeitas de interferências no processo; etc. Nenhuma sentença é ainda conhecida na medida em que o julgamento ainda não está concluído.

4. O processo Apito Dourado, que investigou a corrupção no (sub)mundo do futebol português, surgiu também em 2004, incriminando várias figuras conhecidas e influentes no desporto em Portugal, em especial o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Pinto da Costa. Desde então toda uma feira foi montada: fugas de informação, violações do segredo de justiça, detenções em directo, acusações reconhecidamente incompetentes por parte do Ministério Público, etc. Neste contexto, uma parte importante do processo foi arquivada em 2006. Em Dezembro desse ano, porém, uma antiga namorada de Pinto da Costa escreve um livro onde se afirma testemunha das acusações que tinham sido feitas. Com base nesse livro foi entretanto realizado um filme. Um e outro, aliás, foram êxitos comerciais no auto-limitado contexto do mercado português. A Procuradoria-Geral da República, apoiada nas acusações feitas pela ex-namorada de Pinto da Costa, Carolina Salgado, decide reabrir os processos entretanto arquivados pelo tribunal de Gondomar, nomeando para coordenadora da investigação a Procuradora Maria José Morgado. Em Julho de 2007 o Ministério Público dá por concluídas as investigações e deduz 20 acusações, entre as quais se incluem as feitas contra Pinto da Costa. Algumas pessoas foram então condenadas, até que, em Maio de 2009, Pinto da Costa foi finalmente ilibado de todas as acusações que lhe foram feitas. O mesmo pondera agora interpôr um processo contra a sua ex-namorada e contra o Estado.

2 comentários:

lusibero disse...

Em Portugal, é igualzinho!
Abraço de lusibero

Redonda disse...

A justiça em Portugal está em agonia e a "sua morte" parece estar cada vez mais perto.
Vejamos também o exemplo internacional, em particular no caso Madoff, das penas de prisão. Em Portugal a pena máxima é de 25 anos.