quarta-feira, 15 de abril de 2009

Liberal ou reformador?


Pode um liberal ser reformador? Pode, na minha opinião, porque todos podem ser tudo. Mas não pode, também na minha opinião, pois corre o risco quase sempre de entar no campo dos outros, coisa que um liberal, como eu, pelo menos, não gosta. Reformar implica uma estratégia, uma visão, liderança, instituições para levar a cabo tudo isso e convencer os outros. Tudo isso é demais para um liberal (como eu). A não ser, claro, que seja mesmo importante. Por exemplo, em caso de guerra, de perigo de vidas humanas, de fome ou de violência. Enfim, deixemos as grandes teorias para os outros e deixem-me dar um exemplo.

Quando entrei neste blog pensei, ah, isto podia ser melhor e, como alguns se recordarão, sugeri uma modificação técnica substancial que o tornasse mais parecido com os blogs da Vox. A reacção foi simpática mas, claro, ausente. E eu percebi logo porquê. Não me disseram mas eu percebi: "então já viste o que isso implicaria? E quem iria fazer isso? E vamos fazer uma reunião e votar para que sim ou que não? Não é para tanto trabalho que estamos aqui. É só para escrever". Foi uma lição que me recordou que um liberal não deve ser um reformador (a não ser que queira, claro, e que os outros queiram ser convencidos). Este blog existe como nasceu e ponto final. Não é melhor, não é mais bonito, não é isto, não é aquilo? Não faz mal, o que interessa é escrever. Já viram a capa do New York Review of Books? Há coisa mais feia? Sim e não. Para mim até é bonita porque é a capa do NYRB. E se, nos psicadélicos anos 1970, alguém se tivesse lembrado de mudar a capa do New Yorker? Teríamos perdido o que temos. Reformas não, pequenas inovações que cada um faz sem pedir grandes autorizações sim. E continuar a concentrar nos conteúdos. É assim que gosto. Mas também do contrário.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um blogue serve para escrever, é verdade, mas é sempre mais agradável ler um blogue bonito. Não acho que o Geração de 60 seja do pior que há, sinceramente, mas tem detalhes que o tornam cansativo. Para além do tema, o facto de termos de clicar no "ler o resto" para podermos ler um artigo inteiro é muito dissuasor. São pequenos detalhes que fazem a diferença e levam a que excelentes textos fiquem por ler...

Tiago Moreira Ramalho

Anônimo XIII disse...

Eu peçualmente prefiro que a página não demore internidades a carregar ( vidé KaosInThe Garden, BraganzaMotrhers, PedroProcuraInês)
e ter a opção de selecionar as postas conforme o isco.

Táxi Pluvioso disse...

Então Manel? E o MEC? Morreu na praia ou voltou para o chá e torradas?

Diz que o blog é feio e desaparece no pôr do sol da sua própria beleza. E aqueles exemplos de blogs bonitos? Enfim, como diria Jimi Hendrix, excuse me... enquanto vou à estante buscar a "Crítica da Faculdade de Julgar".