quinta-feira, 23 de abril de 2009

III. La meglio gioventù, Marco Tullio Giordana, Itália, 2003

Trata-se de um filme saudável, humano, verdadeiramente comovente. Em que com apontamentos religiosos discretos se vê que a última geração se dedica ao restauro de um passado significativo ou a aventuras desejadas pelas gerações anteriores. Cumprem uma dupla missão portanto: contra o esquecimento e contra a inércia. Sob a aparência pacata é por isso um profundo e verdadeiro filme de aventuras.

É possível estar envolvido na coisa pública sem perder a vida pessoal, embora o risco exista. É possível ter vida pessoal sem que isso signifique ensimesmamento, embora o suicídio exista. É possível viver, não isento de sofrimento, porque isso seria impossível, mas não centrado nele, porque isso seria limitativo.

Bem sei que há pessoas que vêm a vida como náusea e vómito. Mas isso apenas significa que os seus olhos estão fixados no espelho. Em vez disso temos aqui a diversidade da paisagem italiana, da sua paisagem física, da densidade da sua História, cheia de locais ricos de sangue humano, e das suas manifestações de diversidade pessoal.

É certo que na nossa época isso não basta, mas é de se reconhecer que a melhor apologética é sempre a simples exposição. O filme não é um panfleto e devemos estar-lhe gratos por isso. É um tapete de Bayeux das possibilidades humanas. Porque é raro que um filme institua para uma época uma possibilidade para o ser humano. Este fá-lo. É possível, faz sentido, é aliás a única coisa que faz sentido, ser feliz. Significativo que para isso seja necessária a presença dos mortos que abençoam os nossos amores. Sem estupidez, não destituído de uma ponta de ingenuidade, mas essa é a característica da bela sobrevivência que nos faz avançar.


Alexandre Brandão da Veiga

1) http://www.amazon.fr/gp/search?__mk_fr_FR=%C5M%C5Z%D5%D1&title=&select-title=field-title&field-actor=&field-director=Marco+Tullio+Giordana&field-subject=&field-cnc-rating=&index=dvd&mysubmitbutton1.x=0&mysubmitbutton1.y=0
2) http://it.wikipedia.org/wiki/Marco_Tullio_Giordana
3) http://it.wikipedia.org/wiki/La_meglio_giovent%C3%B9
4) http://www.raifiction.rai.it/raifiction2006fiction/0,,1803,00.html
5) http://www.italica.rai.it/index.php?categoria=biografie&scheda=giordana&lingua=ita
6) http://www.movieplayer.it/film/322/la-meglio-gioventu/

1 comentários:

joão wemans disse...

Muito bem!
É o que senti, depois de ver este filme; gratificante porque mostra que é possível Viver, contrariando a "neura" suicidária que nos é dispensada por artistas e intelectuais a toda a hora.

"Beauty lies in the eye of the beholder"

João W.