terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

2.000 Euros por cabeça

O Governo fez publicar um anúncio de página inteira de medidas para combater o desemprego no jornal Público.

Já escrevi aqui que em Portugal não se cruzam o direito da segurança social, parente pobre, com o direito do trabalho, parente nobre.

As reformas do direito do trabalho dão brado e afugentam o eleitorado. De modo que, em vez de atacar os problemas de frente, contornam-nos, fazendo uns pequenos enxertos no direito da segurança social.Estes não são contestados e rendem votos.

Em vez de assumir que temos de encarar, neste momento difícil da economia, que talvez fosse de equacionar uma excepção legal ou moratória quanto às formas de contratar,são-nos propostas medidas como oferecer 2.000 euros por cabeça! ( para contratar sem termo jovens ou desempregados.)

Não gosto de ser arauto da desgraça, mas não há neste momento em Portugal quem esteja interessado em contratar um trabalhador sem termo, vulgo efectivo.
Se o fizer, fá-lo-á apenas por dinheiro, por estes dois mil euros. Significa que à primeira oportunidade, extingue o posto de trabalho ou faz um despedimento colectivo e não há em Portugal meios de inspecção suficientes para detectar a fraude, muito menos para a sancionar!

Em ano de eleições e com a crise a bater à porta,o Governo paga para não ouvir desempregados, trabalhadores, patrões e sindicatos - que era quem ouviria se ousasse introduzir alterações na lei laboral para vigorar em 2009 e 2010.

Não são 2.000 Euros por cabeça que resolvem, ajudam ou sequer minoram o problema do desemprego em Portugal. É uma medida eleitoralista e irresponsável.

Daqui só posso concluir que quem pensa e decreta estas medidas:

- Nunca trabalhou numa empresa privada;
- Nunca foi trabalhador por conta de outrem;
- Nunca esteve desempregado;
- Nunca foi empresário;
- Nunca teve de contratar trabalhadores;
- Nunca teve de cessar vínculos laborais.

Quem já oferece 2.000 euros por cabeça, já só pode estar de cabeça perdida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde! Após ler o seu post "2.000 euros por cabeça", acho que quem não está com a cabeça no sítio é você! Esqueceu-se de mencionar no artigo que para além dos 2.000 euros também o governo assume os descontos para a segurança social do trabalhador! Acho esta medida bastante positiva já que no meu caso após reflecção decidi meter nos descontos 5 trabalhadoras que se encaixavam nos critérios exigidos. Para além de 10.000 euros tenho 2 anos sem pagar descontos a essas pessoas, tenho todos os funcionários todos legais e a minha vida toda em dia! Já não tenho medo que me apareça a fiscalização! E já tenho estas pessoas a trabalhar para mim há cerca de 5 anos, logo, não tenho intenções a despedir ninguém! Por isso repense o seu artigo e ponha v/ ex.a a cabeça no sítio. Não fale daquilo que não tem conhecimento. E como sei que não tem coragem de publicar este comentário vou fazê-lo de forma a outros seus seguidores o lerem. Obrigado

Anónimo disse...

E já agora para que conste o meu nome é João Carlos Silva! E se ´necessita de algum esclarecimento acerca das novas leis ligue-me: 964 376 124